Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

INSS NÃO ANTECIPARÁ PARCELA DO 13º DE APOSENTADOS, PENSIONISTAS E SEGURADOS

Mais uma vez nós, os aposentados e pensionistas vamos pagar o pato. Se a Fazenda diz que não há previsão para publicar Decreto que autoriza crédito aos aposentados, essa previsão teria que ser feita pelo governo passado, afinal, o governo atual só tem 20 dias de atividade. Fica claro que o desgoverno Dilma Rousseff, aprontou mais uma para o governo Michel Temer, deixando-o com a bomba na mão para prejudicar mais de 30 milhões de beneficiários. Fica bem claro que o governo do PT, não tem compromisso com as minorias, afinal, nós somos assim considerados,  tendo em vista que poucos são os que nos defendem.

O que se espera, é que o governo Michel Temer, primando pela defesa dos 30 milhões de idosos beneficiários do RGPS, resolva esse problema e nos livre de mais uma maldade do governo do PT, considerando que os nossos prejuízos serão inomináveis.

Odoaldo Passos
Aposentado

INSS não antecipará parcela do 13º de aposentados, pensionistas e segurados

Fazenda confirma que não há previsão para publicar decreto que autoriza crédito aos aposentados

MARTHA IMENES E MAX LEONE

Rio - Os mais de 30 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS em todo o país não vão receber antecipadamente a primeira parcela do décimo terceiro este ano. O Ministério da Fazenda confirmou nesta quarta-feira que o governo interino do presidente Michel Temer não fez o provisionamento dos recursos para pagar a primeira parte na folha de agosto como ocorre há dez anos.
Segundo a Fazenda, o crédito antecipado não está previsto para ser feito. A liberação do pagamento depende de publicação de decreto presidencial, que também não está prevista a publicação, informou a pasta.

A antecipação da primeiro parcela do 13º salário do INSS resultou de acordo firmado em 2006 entre o então presidente Lula e entidades representativas dos aposentados e pensionistas. A partir daquele ano, o depósito da metade do abono passou a ser feito sempre juntamente com a folha do mês de agosto. O crédito ocorria até o começo de setembro.

Levy tentou não antecipar em 2015

No ano passado, porém, o dinheiro chegou com atraso. Depois de ameaçar não assinar o decreto conjunto com o Ministério da Previdência, o então ministro da Fazenda, Joaquim Levy, chegou a propor dividir o pagamento de 50% do décimo terceiro em duas parcelas.

Na época, os aposentados ameaçaram entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para cobrar o pagamento antecipado de metade do benefício na folha de agosto.

A proposta de Levy criou uma queda de braço entre a Fazenda e a Previdência, que defendia o pagamento integral da primeira parcela do abono natalino. A briga teve um ponto final depois que a proposta foi negada pela presidente Dilma, que determinou que o pagamento fosse feito antecipadamente. A segunda metade foi paga normalmente na folha de novembro, depositada em dezembro.

A informação do Ministério da Fazenda foi recebida com indignação e revolta pela categoria. Presidente da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio (Faaperj), Yedda Gaspar criticou a posição do governo de não antecipar a primeira parcela do 13º.
“Muitos serão prejudicados. Nós já contamos com a antecipação para aliviar nossas dívidas. O governo não pensa mesmo nos aposentados”, reclamou.

0 comentários:

Postar um comentário