Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

PADILHA: GOVERNO QUER REFORMA DA PREVIDÊNCIA ...........


Padilha: Governo quer reforma da Previdência em 2016 e vai mexer na CLT

 - Atualizado em 
Ministros Eliseu Padilha durante coletiva em Brasília (DF)
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha(Ueslei Marcelino/Reuters)
A reforma da Previdência deve ser aprovada até o fim deste ano e passa a ter efeitos já em 2017, afirmou nesta quinta-feira o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, acrescentando que o governo do presidente interino Michel Temer planeja também mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O governo ainda não tem, segundo o ministro, uma proposta pronta de reforma trabalhista, mas essa será a prioridade depois de pronto o plano de reforma da Previdência, e a intenção é mexer na CLT.
"Se a Constituição é mudada aqui da forma que muda, por que não pode mudar a CLT?", defendeu o ministro, em entrevista à Reuters, ressaltando que o governo pretende negociar com os trabalhadores e "construir alternativas".
Aprovada em 1943, a CLT estabeleceu a jornada de oito horas, a previsão de férias, salário mínimo, 13º salário, entre outras normas que regem até hoje os contratos de trabalho e, apesar de ter sido atualizada diversas vezes, nunca se mexeu nos direitos básicos.
Padilha defende, no entanto, a ideia de que há alternativas para facilitar e diminuir custos da contratação de pessoal. "Tem muita coisa que ainda segura um pouco a geração de emprego. Se mantivermos regras conservadoras, o investimento vai para outros países, a economia é globalizada", afirmou.
De acordo com o ministro, a meta do governo é aprovar também uma reforma trabalhista até o fim deste ano, aproveitando o tamanho da base aliada na Câmara, que ultrapassa, em tese, os 350 deputados. "Eu não sei se aprova até o final do ano, mas a ideia é aprovar as duas até o final do ano para entrar no ano novo com uma nova perspectiva", disse, referindo-se também à reforma da Previdência.
Mais adiantadas, as mudanças na Previdência devem ter uma proposta pronta para ser enviada ao Congresso em até 45 dias, garantiu Padilha. "Se andarmos com velocidade, a meta é aprovarmos neste ano e terá efeito ano que vem", disse.
O ministro quer que as duas reformas serão construídas conjuntamente com as centrais sindicais. No entanto, em todas as reuniões, os representantes dos trabalhadores insistem que não admitem atingir quem já está no mercado de trabalho. Qualquer reforma que possa ter efeito já em 2017 terá de incluir mudanças nas regras atuais, e não apenas para trabalhadores futuros.
"Temos que chegar na sustentabilidade. O esforço será inversamente proporcional ao prazo em que chegará na sustentabilidade", afirmou. "O Estado brasileiro tem que garantir ao cidadão que ele vai ter a aposentadoria. Por isso queremos que tenha a legitimação da construção coletiva."
Déficit e gestão - Apesar do enorme déficit fiscal que o governo enfrenta, de 170,5 bilhões de reais, Padilha se mostra otimista com a reversão do quadro. Ele afirma que esse número pode ser zerado até o fim de 2017 ou início de 2018, mesmo sem aumento de impostos.
"Se fizermos só com gestão, que é o que estamos imaginando, esse tempo pode chegar em 2018, fim de 2017. E se fizermos um imposto temporário para encurtar esse tempo? É algo que a sociedade precisa discutir. Mas o governo não planeja tomar essa iniciativa."
Alterações no esquema tributário, explicou o ministro, podem ser feitas pontualmente, como a questão da equalização da cobrança de ICMS pelos estados para acabar com a guerra fiscal. Aumento de impostos, no entanto, é solução estaria "em suspenso".
"Não adianta a gente querer cobrar imposto como solução. Temos que mostrar trabalho primeiro para depois ouvir a sociedade sobre fazer um sacrifício ou não para encurtar o tempo do déficit", disse.
(Com Reuters)

0 comentários:

Postar um comentário