Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA II


A tão propalada reforma da Previdência foi adiada para uma nova oportunidade. O governo interino de Michel Temer tem receio de meter a mão num vespeiro e numa hora inoportuna, o que certamente trará inconformismo popular e maiores dificuldades para a aplicação das correções necessárias.

O início da discussão no atual momento de transição iria causar muita celeuma, muitas dificuldades para achar soluções que agrade ao maior número possível de trabalhadores ativos e também trabalhadores inativos, estes, covardemente discriminados e castigados por má vontade política, sendo muito claro a torpe intenção dos governos de reduzir todas as aposentadorias do setor privado ao nível do salário mínimo!

Os aposentados há muito servindo de “bode expiatório”, não aceitam mais irreverências ou arbitrariedades na atualização dos benefícios previdenciários. Jamais concordaram com a política esdruxula do governo de atualizar as aposentadorias com o mesmo índice do salário mínimo para os aposentados que têm proventos neste valor, e aumentos com percentuais menores para os aposentados que recebem benefícios acima do salário mínimo(?!). Dois índices diferentes na atualização das aposentadorias? Violação de direitos? Só mesmo no Brasil vemos sandices como esta! 

Se recusam a concordar que a continuidade da cota de sacrifícios seja imposta somente à determinadas categorias e/ou a segmentos específicos de trabalhadores, até porque, por força de suas contribuições maiores para o INSS, durante 35 anos, obtiveram de forma legítima e merecida aposentadorias acima do salário mínimo. O governo não concorda? Por então sempre concordou que o trabalhador descontasse para o INSS conforme o salário recebido?? "Venha a nós e ao vosso reino nada?"

Esta reforma jamais precisaria ser realizada se houvesse paridade nas aposentadorias, com direitos iguais entre aposentados do setor público e aposentados da iniciativa privada, tendo os dois regimes em vigência (RGPS e RPPS) os mesmos direitos e deveres. Da mesma maneira jamais poderia haver desvios de recursos dos cofres da Previdência, para outros fins, já que a verba gerada através de contribuições dos trabalhadores, juntamente com o empregador que contribui ao dobro,  deveria ser utilizada somente em benefício destes trabalhadores! Se a Previdência Social arca com déficits sempre crescentes como alegam, a culpa exclusiva é das próprias equipes econômicas governamentais que sempre se mostraram incompetentes, pouco inspiradas e desonestas também para administrar verbas de tamanho vulto!!

Qualquer reforma da Previdência que no futuro vier a ser implementada jamais será completa e perfeita se o massacre em cima dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo, continuar. O governo terá que abandonar essa excentricidade de atualizar as aposentadorias com dois percentuais diferenciados!! E melhor: o governo tem a obrigação moral de reparar a enorme defasagem imposta arbitrariamente a estes aposentados, que já perderam, indevidamente e de modo covarde, mais da metade do número de salários mínimos que tinham no início da aposentadoria...

  Rio, 26.07.2016 - Almir Papalardo.    

0 comentários:

Postar um comentário