Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA



PREZADOS SENHORES PARLAMENTARES:

Muito se tem ouvido falar sobre a necessidade premente de se promover uma profunda reforma na Previdência Social. Há anos que essa providência se torna uma prioridade, porque, como caminha o atual funcionamento da seguridade social, fatalmente, cairá num abismo profundo, quando ninguém mais conseguirá administrar o Ministério da Previdência que deveria ser somente para dar sustentação e proteção ao digno e honrado trabalhador brasileiro. Mas, não é isto o que acontece por total falta de competência e responsabilidade dos nossos dirigentes!!

Como aceitar déficit na Previdência quando sabemos que já foram desviados dos seus cofres 3,5 TRILHÕES de reais que jamais retornaram ao seu lugar de origem, que somados aos caloteiros contumazes beneficiados por uma cobrança ineficaz e falha, provocam rombos e mais rombos prejudicando todos os trabalhadores, notadamente os indefesos aposentados que conseguiram uma aposentadoria acima do salário mínimo, conforme é demonstrado com muita propriedade e clareza ótica no gráfico abaixo. Não vai demorar muito para que todas as aposentadorias fiquem niveladas em apenas 01 salário mínimo, desconsiderando os descontos diferentes que cada trabalhador fazia para o INSS!!  Aí estará então consumado o maior surrupio feito nos direitos adquiridos dos trabalhadores, cujas contribuições descontadas nas folhas de pagamento, não passaram de um sórdido surrupio, feito com maestria...  

A primeira modificação na Previdência se quiserem fazer uma reforma competente e com coerência, é corrigir a estapafúrdia lambança de atualizar as aposentadorias com dois percentuais de reajustes diferenciados, com a torpe e criminosa intenção de nivelar todas as aposentadorias em apenas 01 salário mínimo. Se não mexerem nessa insana armadilha caçadora e destruidora de aposentados, jamais será feita uma reforma justa, com  todos recebendo aposentadorias conforme suas contribuições passadas ao INSS! O perverso massacre contra os pobres aposentados continuará mais imoral do que nunca, lesando-os desde o fatídico ano de 1997, quando maliciosamente desvincularam o reajuste das "Aposentadorias  X  Salário Mínimo".

O gráfico supracitado ilustra valores consolidados denunciando indecoroso procedimento na atualização vergonhosa das aposentadorias e do salário mínimo! De 2004 a 2016 os aposentados (somente um terço) tiveram uma atualização de apenas 78,70%. Já o salário mínimo teve uma correção no mesmo período de 137,17%, recebido também pelos aposentados com piso da Previdência, com um percentual à maior de 58,47% mesmo tendo durante 35 anos contribuído para o INSS com valores menores! Alguém consegue entender tamanha excentricidade??  

Anulem tamanha imoralidade contida no gráfico, porque todos os aposentados da iniciativa privada são do mesmo regime (RGPS). Não existe uma única razão plausível para dar aumentos do salário mínimo somente para dois terços de aposentados, excluindo-se, de modo desleal e arbitrariamente, os outros aposentados que somam um terço de segurados cadastrados! O que fazem até hoje com estes aposentados, desde o ano de 1998, desvinculando seus proventos do salário mínimo, tornou-se desprezível discriminação, preconceito e uma lambança sem precedentes, vergonhoso, que deveria tocar os brios de todos os políticos que ainda tenham algum senso de justiça e coerência! Coloquem o Pl 01/2007 (mesmo reajuste para todos os aposentados) para votação no plenário da Câmara e toda essa insensatez e ignominia será desativada...

Façam sim a tal necessária reforma da Previdência mas a façam agora com inteligência e seriedade, anulando os vícios perniciosos que a tornam obsoleta e injusta, que atinge mais as pessoas idosas, carentes , fragilizadas e indefesas! Nossos velhinhos junto com nossas crianças deveriam ser obrigatoriamente preservados, sendo os últimos cidadãos a serem afetados por medidas duras e/ou políticas impopulares.

   Almir Papalardo.    

0 comentários:

Postar um comentário