Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

VOCÊ SABIA QUE TEM DIREITO A UMA CONTA CORRENTE COM SERVIÇOS BÁSICOS SEM QUE NENHUMA TAXA SEJA COBRADA POR ELES?


Você sabia que tem direito a uma conta corrente com serviços básicos sem que nenhuma taxa seja cobrada por eles? 


Os serviços são limitados, mas, desde 2008, todos os bancos são obrigados a ofertar uma conta com serviços gratuitos

Já que a crise econômica apertou os bolsos de toda a população, a saída para escapar das dívidas e reduzir o custo de vida é cortar todos os gastos possíveis. De modo geral, as pessoas ficam mais atentas aos preços dos produtos no supermercado, procuram economizar com água e energia elétrica em casa, reavaliam assinaturas, enfim, passam uma lupa nos gastos para avaliar o que é possível cortar. No entanto, por que muitas vezes a mesma postura não é adotada para os serviços bancários? Se você não sabe, é possível ter uma conta no banco sem pagar nada por isso. 

Deixar de conferir o que está sendo cobrado pelos bancos infelizmente é um erro muito comum. Faça uma avaliação: você tem o hábito de conferir o seu extrato bancário com frequência? Conhece detalhadamente o quanto paga pelos serviços oferecidos pela instituição?

Desde 2008 existe uma resolução do Banco Central que obriga os bancos a oferecerem gratuitamente uma conta corrente de serviços essenciais, mas muita gente não sabe dessa possibilidade. Sendo assim, se você utiliza poucos serviços do banco em seu dia a dia, vale mais a pena pedir uma conta nesses moldes e evitar tarifas desnecessárias. 

De acordo com o que determina o Banco Central, a conta corrente de serviços essenciais dá direito ao cliente a ter cartão de débito, quatro saques por mês, emissão de dois extratos por mês, dez folhas de cheque mensalmente, consultas pela internet e duas transferências bancárias para contas da mesma instituição a cada mês. Todos os bancos ficam obrigados a oferecer conta corrente nesses moldes. 

Como o serviço é gratuito, os bancos não têm interesse em divulgar este tipo de conta, mas ela é um direito que todos nós temos. Sendo assim, se os serviços citados acima são suficientes para atender às suas necessidades, exija uma conta essencial para você. 

Se os serviços pagos oferecidos pelo banco fazem sentido para a sua rotina, adote o hábito de conferir tudo que é cobrado mensalmente, da mesma forma como faz com a notinha da compra do mês no supermercado. Não raro as pessoas são surpreendidas por tarifas acima do valor contratado, além de outras cobranças indevidas. Sua atenção vale ouro: em tempos de orçamento apertado, toda economia faz diferença.

0 comentários:

Postar um comentário