Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

O DIA NACIONAL DO APOSENTADO

**  O DIA NACIONAL DO APOSENTADO **

Que mentira que lorota boa, oi que mentira que lorota boa..., grande sucesso do nosso saudoso "Rei do Baião", Luiz Gonzaga. Forró que se encaixa perfeitamente ao falso Dia do Aposentado brasileiro, que hoje, com ilusionismo, comemora-se.

Qualquer um dos nove milhões de aposentados da iniciativa privada, atingido por políticas esdrúxulas, trocaria de bom grado o seu festivo dia, há duas décadas sem motivos para comemorá-lo, pelo respeito e lealdade que os nossos poderes públicos seriam obrigados a nos proporcionar, respeitando e reconhecendo o trabalhador cansado e desgastado, como patrimônio nacional. Nossa aposentadoria deveria ser por motivos óbvios IMEXÍVEL, INTOCÁVEL, livre de achatamentos arbitrários e desconexos. Nada de Fatores, nada de desvínculos, nada de obstruções! Nada de má vontade política! Deixem, pelo Amor de Deus, os aposentados em paz...

Até porque o aposentado já cumpriu com méritos toda a sua missão no mercado de trabalho! Mereceria um mínimo de consideração e respeito. Mas, dá-se justamente o contrário. Em vez de ter sua aposentadoria protegida e conservada no finzinho da vida, quando mais dela precisa, passa a ser um cidadão humilhado, desprezado, manipulado como cobaia, obrigado a engolir uma perniciosa discriminação, por não atender mais aos interesses do governo que tem a obrigação de sustentá-lo sem receber mais aquelas robustas contribuições mensais, descontadas diretamente na fonte, por longos 35 anos ou mais!

E não fica resumido só nisto a má vontade política que somos obrigados a engolir! O governo nos castiga sem limites!  Assistimos nossa aposentadoria ser atacada, ficando defasada ano após ano, abalando psicologicamente nossa mente insegura com as mais sórdidas manobras, para nos afastar da possibilidade de reconquistar algum dos nossos direitos negados e indevidamente surrupiados. Para aqueles que acham ser um exagero toda esta ressentida reclamação, cito o meu próprio exemplo, o que acontece com todos os demais aposentados atingidos, argumentando que me aposentei com aproximadamente oito pisos, e hoje, recebo sem explicações lógicas, apenas três salários mínimos!!

Mantém-nos de mãos atadas desestruturando a nossa alto-estima, a nossa tranquilidade, a nossa paz de espírito, a nossa segurança, constrangendo-nos e oprimindo-nos, não permitindo que nossos projetos de alforria possam sequer chegar as pautas de votação. E quando conseguem chegar a duras penas às sessões plenárias, e se eventualmente aprovados pelo Congresso, é o próprio presidente da república que perversamente nos congela, jogando-nos uma ducha de água fria, vetando os projetos aprovados sem dó e sem piedade... 

Queremos o fim definitivo do Fator Previdenciário não aceitando mais fórmulas mágicas engendradas para substituí-lo! Exigimos também o fim desta idiotice burra e despropositada de corrigir as aposentadorias do setor privado com dois percentuais diferentes por ocasião dos aumentos anuais! Quem dentre os Três Poderes será o primeiro herói a se pronunciar voluntariamente, desligando-se desta maldita e desqualificada perseguição injusta, e da qual tornou-se conivente? Que cada Poder Público cumprindo honradamente com o seu dever constitucional, se revista de brios e senso de justiça, partindo, mesmo que tardiamente, em defesa dos inocentes e desprotegidos aposentados e pensionistas! Por ser ilusório e mentiroso o Dia do Aposentado brasileiro, deveria ser mudado, ironicamente, para o dia 30 de fevereiro...
Almir Papalardo.

ANEXO: Seguem 140 páginas A4 totalizando 5.584 assinaturas online, de aposentados e pensionistas constantes do abaixo-assinado "Percentual Único de Correção das Aposentadorias", entregue por duas vezes à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados pelo nobre deputado Arnaldo Faria de Sá, abaixo-assinado este que para total frustração de aposentados e pensionistas, não foi dado nenhuma receptividade!!  Hoje, aproveitando o próprio Dia Nacional do Aposentado, um dia em que o esquecido segurado é hipocritamente lembrado, vossas excelências terão pela terceira vez a oportunidade de provar que tudo o que acima foi veiculado é improcedente e injusto! Devolvam a nossa confiança e dignidade, jamais permitindo que o aumento anual para os aposentados e pensionistas seja desvinculado da correção do salário mínimo, para que esta sofrida e injustiçada categoria, agora incluindo mais de trinta milhões de cidadãos, não entre definitivamente em fase de extinção!! 

A origem do Dia Nacional do Aposentado
Em 24 de janeiro de 1923, o presidente Artur Bernardes sancionou o projeto do deputado Elói Chaves que criava uma caixa de aposentadoria e pensões para os funcionários das empresas de estrada de ferro do Brasil. Essa é considerada a primeira lei brasileira de previdência social, e a data de sua criação foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Aposentado e da Previdência.


Dia Nacional do Aposentado, é para comemorar ou para lamentar? Eu, tranquilamente, fico com a segunda opção!
Odoaldo Passos
Aposentado

1 comentários:

A tão amaldiçoada Reforma da Previdência nos moldes em que está sendo planejado, uma guinada que não mostra nenhuma melhoria para o trabalhador ativo e o inativo, revela a falta de perspicácia e de liderança nata do primeiro mandatário do país, o que pode vir no futuro transformar-se no seu suicídio político! Por que a tal Reforma da Previdência é considerada pelo trabalhador inoportuna e insensata? Porque ela, contrariando a sua finalidade, não é como deveria ser, o verdadeiro Anjo da Guarda do trabalhador e do aposentado! Toda a quota de sacrifício e o cálice de vinho amargo está sempre direcionado para o trabalhador da iniciativa privada, culminando com um tenebroso massacre ao aposentado. Michel Temer, como uma estrategia inteligente, deveria prometer corrigir todas essas engrenagens prejudiciais aos segurados até hoje usados como "bode expiatório"! Duvidamos que a Reforma pretendida, se o presidente prometesse corrigir medidas estapafúrdias, sempre contra os mais fracos e indefesos, ela estaria de bom grado sendo apoiada e aguardada com novas esperanças para os trabalhadores ativos e aposentados, para se livrarem do covarde preconceito e da discriminação! Se prevalecer o bom senso e a coerência entre os parlamentares, a Reforma como está delineada, será derrubada em plenário!
Almir Papalardo.

 

Postar um comentário