Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

O REVERSO DA MEDALHA


Será um milagre?? Uma pesada dor de consciência? Uma amostra do que será a nova Reforma da Previdência? Ou apenas uma compensação para corrigir a lasca que tiraram a mais dos aposentados em 2016, além do que fora anteriormente decretado?   

Os benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão um novo valor a partir deste mês.
. Segurados que recebiam o salário mínimo de R$ 880 passarão a ganhar R$ 937. O reajuste é de6,48%.
Aposentadorias e pensões com valor ACIMA do piso, terão um aumento de 6,58%.
  
Os aposentados que tinham seus benefícios com valor acima do piso padeceram durante 19 anos corridos, de 1998 a 2016, quando tiveram seus aumentos realizados com um percentual bem menor do que era dado para os outros seus colegas do mesmo regime, beneficiados com a valorização do salário mínimo. O resultado dessa miscelânea foi a arbitrária e vil degradação continuada dos aposentados que recebiam além do piso, quando, foram surrupiados em mais da metade do valor dos benefícios que deveriam estar hoje recebendo. Sofreram involução no seu poder de compra, em vez de atualizações reais, como manda a decente lógica salarial.
Durante todo esse tempo lutamos com tremenda desigualdade de forças e de boa vontade para que as nossas atualizações salariais fossem feitas sem invencionices, com apenas um percentual de correção. Para o nosso desespero e constrangimento, o PL 01/2007 (percentual único de correção das aposentadorias) era muito bem escondido no fundo das gavetas da Câmara dos Deputados. Quando eventualmente era aprovado pelo Congresso através de Emendas e/ou Medidas era sem dó e sem piedade, automaticamente vetado. 
Agora neste novo ano, para nosso espanto e admiração, tivemos o nosso aumento decretado  com um percentual de 0,10% superior ao índice do salário mínimo! Se a Reforma da Previdência vingar, esta nova sistemática deveria ser mantida, ou seja, usar agora o reverso da medalha, nem que fosse por alguns anos apenas, para compensar em parte o grande prejuízo que tivemos, quando nossa aposentadoria foi defasada em mais de 80%. Fora disso a Reforma da Previdência já nascerá capenga, será apenas mais uma farsa engendrada e espertamente manipulada.   
Almir Papalardo

0 comentários:

Postar um comentário