Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

CASO VARIG - EX-COMISSÁRIA PROPÕE DEBATE SOBRE ACORDO QUE ABREVIE SOFRIMENTO


sábado, 11 de fevereiro de 2017


Ex-Comissária propõe debate sobre acordo que abrevie sofrimento

Teresa Aranha

Aos meus ex-colegas da extinta VARIG,

Não sei vocês, mas não há um dia em que eu não pense em como a minha vida poderia estar bem melhor se eu tivesse recebido os meus direitos trabalhistas e previdenciários.
Especialmente nos últimos tempos, que não têm sido nada fáceis...

Esse pensamento sempre me remete a momentos de tristeza, de desesperança, quando não a uma indignação enorme diante de tanta injustiça.

É verdadeiramente humilhante tanto descaso. Dói.

Percebo o quanto esses sentimentos de raiva, frustração, humilhação, decepção e desesperança corroem a alma da gente e nos roubam todos os dias um pouco da nossa saúde e dos nossos sonhos. Mas, fazer o quê? Inevitável não pensar. Impossível não sentir. E vamos seguindo...

Quantos já sucumbiram?

Acontecimentos recentes acenderam em mim uma "chaminha" de esperança e resolvi buscar informações atualizadas sobre os nossos processos, para tentar compreender “em que pé” que estavam as coisas, e especialmente o que poderia esperar e por quanto tempo mais.

Não sou advogada, busquei algum auxílio com profissionais e colegas mais inteirados no assunto.
Tive acesso a alguns documentos que copiei, li bastante e também perguntei muito…
O que apurei não foi ruim. Muito ao contrário.

Ações seguiram seus cursos, muito lentamente, mas se encaminham (uma já com sentença) para decisões favoráveis e até inéditas em nosso favor. Tive, por um momento, uma sensação de vitória. Ganhamos! Mas, passou rápido.

Porque se uma coisa é certa no Brasil é a morosidade da nossa justiça. E aqui ainda vale a praxe do “ganha, mas não leva"...
De modo que, mesmo com tudo praticamente definido e ganho, na melhor das expectativas teremos que esperar mais cinco, dez anos, (dependendo do caso), ou mais, para pormos as mãos no nosso precioso dinheirinho...

Dessa vez não me deixei abater e comecei a pensar muito num caminho que pudesse abreviar nosso sofrimento e fazer com que tenhamos o nosso dinheiro no prazo menor possível.
Ele existe: "ACORDÃO".

Quem já moveu qualquer ação indenizatória sabe que sempre se tem uma oportunidade de acordo dentro do processo.

Será que não está mais do que na hora de nos movermos nesse sentido?
Quanto tempo mais estamos dispostos a esperar?
Será que vai valer a pena?

Tenho pensado muito nisso e, sinceramente, se me oferecessem um acordo eu topava agora. Sem nenhuma sombra de dúvida. E você?

Estamos envelhecendo e alguns de nós já partiram sem nada receber.

Será que não está na hora de fazermos juntos um último esforço para virarmos essa página de nossa vida? A escolha é nossa e está em nossas mãos.

Por que não considerar seriamente essa possibilidade, enquanto ela existe?

Beijos,

Teresa Aranha

EM TEMPO: A intenção do meu texto é a de propor uma reflexão sobre um possível "acordão", como uma opção para recebermos nossos créditos e não um debate jurídico sobre isso, que deixaremos para os profissionais competentes, no momento oportuno.
Tudo a seu tempo!
Gostaria de saber quantos de nós simpatizam com a ideia.

Também ressalto que essa é uma proposta que abrange todos os credores, e não faz oposição ao grupo que está se organizando para eleger um representante para fiscalizar a Massa Falida da VARIG e tratar dos Créditos Trabalhistas. 
Texto: Teresa Aranha, ex-Comissária de Voo na Varig, Facebook, 11-2-2017

0 comentários:

Postar um comentário