Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

COLUNA DO APOSENTADO CCV


COLUNA  DO  APOSENTADO  CCV

                                                                                                     laurobotelho.mg@gmail.com
VIOLÊNCIA NO BRASIL: CAUSAS E SOLUÇÕES

A violência no Brasil está num nível elevadíssimo há muito tempo. Reverter esse quadro requer medidas de curto e de longo prazo que contenham e inibam a ação dos causadores dessas perturbações da lei e da ordem.

Tudo isso é conseqüência de falta de um projeto educacional bem elaborado aliado a uma política social voltada para a pessoa humana, principalmente às famílias de baixa renda que se encontram abandonadas por uma política que protege os ricos e ajuda a  transformar o pais numa corrupção desenfreada e desrespeitosa aos olhos dos brasileiros e do mundo.

 No curto prazo, é necessário um planejamento estratégico de inteligência para minimizar os efeitos danosos da violência que atinge a todo o pais através de quadrilhas organizadas para o tráfico de drogas, de armas, controle de presídios, roubo de cargas e caixa eletrônicos de bancos e outros delitos, provocando assassinatos em número elevadíssimo,  afetando a estabilidade que deveria existir em toda sociedade. 

Urge, também, uma atuação junto aos órgãos de defesa, para separar os bons e os maus policiais, os quais comprometem a disciplina organizacional, para possibilitar a defesa do direito de ir e vir, bem como uma interligação entre as polícias civil e militar a fim de permitir uma troca de informação imediata tão necessária ao controle de nossa segurança.

Aliado a essas atitudes, o aparelhamento bélico de nossa polícia tem que acontecer por meio de armamento moderno e sofisticado, com controle dentro de normas rígidas de uso de armas exclusivas para a Polícia Militar e Exército Nacional.

Quanto ao longo prazo, a primeira providência seria um investimento maciço em educação  possibilitando o avanço tecnológico e um ordenamento de pesquisas técnicas. As políticas sociais acompanhariam e seriam voltadas para o crescimento honrado das famílias mais carentes, dando-lhes oportunidade de conviverem em cidadania e lutarem por uma melhoria familiar. Surgiriam as oportunidades de emprego em igualdade de condições.

Um trabalho de humanização da polícia com a sociedade é importante numa parceria duradoura e eficaz. Punição rigorosa para os políticos corruptos e otimização no nível de representantes do povo no executivo e legislativo, com o judiciário atendendo leis mais justas e punitivas, lembrando que todos devem realmente ser iguais perante a lei.
O caminho para se reduzir drasticamente a criminalidade não é nada fácil. Entretanto, faz-se necessário a conscientização para o Brasil voltar à normalidade, com a violência ajustando-se aos parâmetros aceitáveis e com tendência à redução persistente.
                                                                                                                                     29/03/2018

1 comentários:

Boa Páscoa, amigo Almir.

Mais uma vez o parabenizo pela sua luta em defesa da nossa desprotegida classe de aposentados e pensionistas.
Só gostaria de acrescentar, que a culpa não se resume somente aos presidentes citados. Nós também somos vítimas do Congresso Nacional, o mais caro e improdutivo do mundo.
Os nossos congressistas apoiaram e ainda apoiam tudo que os governantes de plantão lhe impõem. A eles nós também devemos depositar todo o nosso repúdio .
Se não fossem eles, que votam a favor do governo para nos prejudicar, todas essas mazelas não teriam ocorrido. Portanto, amigo Almir, devemos apontar as nossas baterias contra
os deputados e senadores, candidatos à reeleição, negando-lhes os nossos votos e buscando novas lideranças, principalmente, aqueles que estarão debutando na política e que tenham um currículo digno. Acredito que a renovação do Congresso Nacional se fará, se seguirmos esta linha.

Odoaldo

 

Postar um comentário