Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

PREÇO X VALOR

PREÇO x VALOR Um cliente me perguntou quanto custava fazer um trabalho. Eu respondi: - R$ 1.500 Ele disse: - Nossa, tão caro? Eu perguntei: - Quanto você cobraria? Ele me responde: - No máximo uns R$ 800... É um trabalho bem simples, né? - Por R$ 800 eu te convido a fazê-lo você mesmo. - Mas... Eu não sei fazer isso. - Por R$ 800 eu te ensino. Assim, além de economizar R$ 700, você vai ter o conhecimento para a próxima vez que quiser. Ele achou legal e concordou. - Mas, pra começar, você precisa de ferramentas. Uma máquina de solda, uma serra, uma furadeira, capacete de soldagem, luvas, etc... - Mas eu não tenho esses equipamentos e não posso comprar tudo só pra um trabalho. - Então por outros R$ 300 eu alugo minhas coisas pra que você possa fazê-lo. - Certo. - diz ele. - Certo. Na terça-feira espero por você para começar a fazer o trabalho. - Mas não posso na terça, só tenho tempo hoje. - Desculpe, mas só estou disponível na terça para ensiná-lo e emprestar minhas coisas. Nos outros dias estou ocupado com outros clientes. - Certo. Isso significa que vou ter que sacrificar minha terça, abrir mão das minhas tarefas. - Ah, esqueci! Para fazer o trabalho sozinho, você também tem que pagar os fatores não produtivos. - Que são... O que é isso? - Burocracia, imposto, IVA, segurança, seguro, combustível, etc. - Ah não... Mas pra realizar essas tarefas, vou ter que gastar mais dinheiro e perder muito tempo! - Você tem tempo e dinheiro? Pode fazer essas coisas antes por mim? - Certo. - Eu preparo todo o material que você precisa. O carregamento do caminhão é feito na segunda à noite ou na terça de manhã. Você vai ter que vir às 6 da manhã carregar o caminhão. Não se esqueça de ser pontual para evitar engarrafamentos e estar em tempo. - Às 6? Não! Cedo demais pra mim! Eu costumo levantar mais tarde. ... - Sabe, estou pensando. Melhor você fazer o trabalho. Prefiro te pagar os R$ 1.500. Se eu o fizesse, não seria perfeito e me custaria muito mais. Quando você paga por um trabalho, especialmente feito à mão, está pagando não apenas o material usado, mas também: - Conhecimento - Experiência - Estudos - Ferramentas - Serviços - Tempo para concluir - Pontualidade - Responsabilidade - Profissionalismo - Precisão - Garantia - Patentes - Sacrifícios - Segurança e proteção - Pagamento de impostos e taxas Ninguém pode denegrir o trabalho de outras pessoas julgando os preços. Apenas sabendo todos os elementos necessários para a produção de um determinado trabalho é que você pode estimar o custo real. Não escrevi esse diálogo, mas estou compartilhando para apoiar os autônomos, artesãos e empreendedores.

0 comentários:

Postar um comentário