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5 DICAS PARA NÃO TER PROBLEMAS AO SOLICITAR A APOSENTADORIA PELO INSS

                                     
 

5 DICAS para não ter problemas ao solicitar a aposentadoria pelo INSS

Postado por: Equipe Terceira Idade | Em: Direito do Idoso
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Após anos de prestação de serviço para uma empresa, finalmente, chega o tão sonhado momento da aposentadoria. Mas, se você quer evitar transtornos na hora de requerer a aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é preciso ficar atento a algumas dicas simples ainda durante a vida profissional e que facilitam a concessão do benefício.
Antes de tudo, é indispensável que você verifique as suas contribuições. Ou seja, solicite o Cadastro Nacional de Informações Sociais, CNIS, para verificar se todas as contribuições estão sendo repassadas pela organização na qual trabalha ao INSS. Como esse procedimento é burocrático, você pode buscar ajuda de um advogado para que este analise e confira se todas as contribuições anuais estão corretas. Lembre-se de deixar guardado esse documento.
Aliás, é preciso programar o primeiro atendimento através do site do INSS ou pelo telefone 135. Depois da primeira avaliação do CNIS, você receberá uma senha, fornecida pelo INSS, para consultar o extrato sempre que necessitar. No caso de profissionais que são correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, estes podem verificar o CNIS através de seus bancos.
Veja outras dicas para se aposentar com tranquilidade
  1. Verifique se os dados do CNIS estão corretos. Todos os vínculos empregatícios devem constar no documento e o valor que recebe de salário também. Isso porque, em alguns casos, algumas empresas não repassam todas as contribuições ao INSS.
  2. Cuidar da carteira de trabalho também é essencial. Deixe guardado em uma pastinha todas as utilizadas no decorrer dos anos de trabalho. Ela é importante para que o INSS verifique todos os vínculos empregatícios ao longo dos anos. Os holerites também devem ser arquivados para comprovar o salário recebido
  3. .Arquive o PPP (Perfil Profissiográfico Profissional), pois é a garantia de uma aposentadoria especial em decorrência de ter trabalhado em serviços desgastantes, exaustivos ou prejudiciais à saúde. Sem esse documento o profissional não consegue obter a concessão desse benefício
  4. .Trabalhadores autônomos e empresários devem redobrar os cuidados precisam arquivar os comprovantes de contribuição à Previdência e no momento de solicitar a aposentadoria, deve mostrar todas as guias e carnês de recolhimento.
  5. Para obter os documentos de solicitação da aposentadoria, é preciso acessar ao site do INSS. Na guia destinada aos agendamentos, existe a relação de todos os documentos necessários. No mesmo site, também é possível fazer uma simulação do cálculo da renda mensal.
Vale deixar claro que, em situações que o trabalhador tenha perdido a carteira de trabalho, deve solicitar uma cópia do registro para a empresa que atuou. Esse documento irá servir para requisitar ao Ministério do Trabalho a reconstrução da carteira.

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