Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

QUAL É O PIOR, PSDB OU PT?

almir papalardo almirpapalardo@yahoo.com.br


Amigos, agora vou postar o motivo que me leva a condenar mais o Partido dos Trabalhadores do que o Partido Social Democrata Brasileiro. Não tenho a menor dúvida quanto a isso. Queixo-me mais do PT e explico o porque, já que alguns amigos pensam, equivocadamente, que eu faço campanha para o PSDB. Garanto que não é por gosto e sim por estratégia política e opcional.

Os dois partidos juntos, perfazendo um período de 17 anos, 03 meses e dez dias, representado pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso - PSDB, Luiz Inácio Lula da Silva - PT e Dilma Rousseff - PT, foram os terríveis algozes dos velhos aposentados.

Na verdade os segurados da Previdência Social nunca foram olhados com bons olhos, desde que o Brasil passou a ser governado por presidentes civis, eleitos através do voto. Os aposentados após o regime militar, ganharam a antipatia dos presidentes pela obrigação de nos sustentarem, sem nada receber em troca. Cessaram as nossas contribuições, por isso somos considerados peso morto para o Brasil. Analisemos agora a atuação tucana e petista de cada um deles:

* FHC/PSDB - Iniciou o seu governo consolidando a contenção da inflação galopante que assolava o Brasil. Nos primeiros anos da sua gestão, em 1996 e 1997, concedeu para os aposentados um aumento com percentual até maior do que deu para o salário mínimo, respectivamente, 15% e 7,76%, enquanto dava para o salário mínimo, l2% e 7,14%. Em 1998 teve a infeliz e covarde ideia de criar o fator previdenciário (corte no início da aposentadoria que pode chegar até 40%), e o desvínculo do reajuste de aposentados e pensionistas do reajuste do salário mínimo.

Começava aí a degradação das nossas aposentadorias. Até o fim do seu governo, em 2002, tirou-nos um percentual de 22,39%, com o que, obviamente, não concordávamos. ...não sabíamos entretanto, que o pior ainda estaria por vir...

* Lula/PT - Ganhou as eleições de 2002 com milhões de votos de aposentados, que coitados, iludidos com as falsas promessas de Lula, muitos até não mais votavam pela isenção que o TRE lhes concedia, voltaram a atualizar seus títulos de eleitor, no propósito de arrancar o PSDB do poder, concedendo-o ao Lula, convictos que teriam de volta suas perdas de 22,39%, pois promessas de terem uma aposentadoria igual ao do aposentado europeu, não faltavam da boca do petista. Não parou por aí; os cortes nos nossos proventos quase que dobrou. Lula impiedosamente nos tirou nos seus dois mandatos, 42,75%. E compute-se ainda dois vetos, duas punhaladas profundas no peito dos aposentados: Vetou um aumento de 16,67% que nos fora dado em 2006 pelo Congresso para minimizar defasagens e, vetou também, o fim do fator previdenciário. É pouco ou quer mais?

* Dilma/PT - Com apenas um ano e quatro meses de governo, já nos cortou dos benefícios 8,44%, concretizando o que mais temíamos: a continuidade da discriminação contra aposentados. Definitivamente o PT não gosta de aposentados. Foi a presidente que teve a coragem, no reajuste deste ano, de não nos conceder, como vinha acontecendo, pelo menos o mesmo índice da inflação. Deu-nos só 6,08%, enquanto a inflação oficial foi de 6,50%, O que é isto dona Dilma? Por que maltratar tanto assim os idosos aposentados, que também são cidadãos como qualquer um, merecedores de uma boa cidadania como todos os brasileiros?

É por isto o que eu mais queria era destronar o PT, embora tivesse que por no trono novamente o PSDB, porque alguma coisa tinha que mudar, e na verdade, não tínhamos outra opção. Depois de concretizada a mudança, depois de respirar profundamente, pensaríamos como reiniciar nossas lutas se o PSDB não tivesse aprendido a lição e voltasse a nos perseguir.

No entanto, sugiro aos aposentados inconformados, que façam suas reclamações em alto nível, porque se baixarmos o nível, com insultos e acusações indelicadas, nada conseguiremos a não ser ojeriza maior dos governantes, que podem até intensificar nosso massacre, o que, ninguém me tira da cabeça, aconteceu com o presidente Lula. O PT e o PSDB, que adotam medidas contra aposentados, são os únicos partidos no entanto, que podem dar um fim neste preconceito, dado as suas indiscutíveis potencias no cenário político

1 comentários:

Não querendo defender o PT que esta deixando muito a desejar mas quem começou tudo foi o FHC , depois que a bola de neve está rolando e descendo ladeira abaixo, tem que ter muito peito para para-la. E a com os mais variados problemas , crises de 2008 e 2012 , os aposentados vão ficando para trás. Até por que a sociedade mesmo os discrimina, se preocupam com o futuro do pais , o desemprego dos Jovens e etc. temos que dar um fim nisso mas é uma luta e creio que se pararmos vamos acabar em pior situação. Não é questão de que partido mas sim de que política queremos para o país.

 

Postar um comentário