Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

MEU BRASIL BRASILEIRO/MEU INSS FULEIRO!

Esse é o INSS que todos nós conhecemos. Sempre tratando mal os seus contribuintes, aqueles que sustentaram e sustentam essa máquina gigante, tão mal administrada por um governo que  faz tudo para prejudicá-los.

Esse governo prejudica financeiramente os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo, utilizando dois índices de reajuste.

O governo diz mentirosamente que  a Previdência Social é deficitária, no entanto, ele não diz que já desviou dessa mesma Previdência, a estupenda quantia de R$711.144.000.000,00 (SETECENTOS E ONZE BILHÕES, CENTO E CATORZE MILHÕES DE REAIS), para outras finalidades, conforme levantamento feito pela FAPEMS/Federação dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso do Sul.

É ou não é um governo sem crédito?
Odoaldo Passos

Domingo, 16 de Novembro de  2014  | Ano 17 nº 6525
Regina Helena de Paiva Ramos
Meu Brasil brasileiro/ Meu INSS fuleiro!
Publicado: 16 de novembro de 2014 às 11:06 - Atualizado às 13:11
…Um pouco caso absoluto com a população e, principalmente, com quem mais precisa de atenção. Queria saber se não tem ninguém da oposição que possa reclamar disso: do site que não funciona e de não haver atendimento prioritário no INSS, em total descumprimento da legislação…

Tive que ir a uma agência do INSS para pagar um atrasado do INSS da minha empregada. Não conseguiu pagar pelo site? Alguém pode me perguntar. Não! Ontem e hoje, tentei durante horas, fiquei com dor nas costas, na cabeça, entortei o pulso, tentei, tentei, quando estava no caminho certo, no meio da operação aparecia uma mensagem: “A sessão expirou”.

Não me restou nada mais do que ir pessoalmente ao INSS. Na porta, duas simpáticas funcionárias pediram para que eu colocasse celular e chaves numa bandeja. Como nos aeroportos. Eu disse “duas” funcionárias, para o mesmo serviço. Em repartições públicas, em geral, há sempre dois, às vezes três, para fazer o papel de um…

As moças me apontaram uma fila.

- Não tem atendimento para idosos? Perguntei.

- Não senhora. Aquela é a fila de pegar senha…

Ah! Bom. Fila para senha. Uma funcionária só para isso. Nos bancos é mais moderninho, tem um aparelhinho que solta um papelzinho e pronto. No INSS tem de ter funcionária.

… “Na porta, duas simpáticas funcionárias pediram para que eu colocasse celular e chaves numa bandeja. Como nos aeroportos. Eu disse “duas” funcionárias, para o mesmo serviço. Em repartições públicas, em geral, há sempre dois, às vezes três, para fazer o papel de um”…
 
Dez minutos de fila.
 Chegou minha vez, recebi a senha e perguntei se não tinha atendimento prioritário para terceira idade.
- Não tem não, senhora, porque esse é um serviço que pode ser feito em qualquer agência…
-????

Não entendi e também não perguntei mais.

Sentei e fiquei esperando minha senha ser chamada.

Mais meia hora.

Aí fui atendida por um senhor careca com cara de quem tinha trepado mal (ou nem tinha trepado!)
Perguntei se ele sabia me informar o que acontecia com o site deles.

Respondeu quase sem abrir a boca e sem olhar para mim:

- Não sei.

Imprimiu o GPS e me entregou o papel também sem olhar na minha cara.

Simpático pra burro! (Ou só burro?)

Aí, na saída, 50 minutos depois, resolvi perguntar para a funcionária que dava a senha se sabia o porque do site não funcionar.

-Ah! Ninguém consegue!, ela respondeu. Faz tempo que está assim.

Expliquei que tinha tentado por horas.

- É. Tem acontecido, sempre. Mas às vezes alguém consegue, ela explicou.

Fui-me embora meio furiosa. “Meio” é simplismo meu! Fui embora totalmente furiosa: um site do governo que não funciona “há muito tempo”! Um funcionário com ar de que estava me fazendo um grande favor e de cara fechada pra burro (ou só burro?). E, finalmente, o mais interessante: um órgão governamental que desobedece o próprio governo que exige de bancos, firmas, repartições e etc. atendimento prioritário a idosos, gestantes, pessoas com necessidades especiais.

O artigo 3º. do Estatuto do Idoso diz o seguinte:

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;
 
Isso aí – essa falta de cumprimento de legislação – nem é incompetência apenas, é deslavado cinismo! Um pouco caso absoluto com a população e, principalmente, com quem mais precisa de atenção.
 Queria saber se não tem ninguém da oposição que possa reclamar disso: do site que não funciona e de não haver atendimento prioritário no INSS, em total descumprimento da legislação.

Mas os usuários do sistema se preparem para coisas mais graves: o governo anunciou que vai economizar no “auxílio doença” e no “auxílio funeral”. Eta nóis! Agora vai ficar proibido ficar doente e/ou morrer!

Não ousem, cambada!

Regina Helena de Paiva Ramos - Jornalista aposentada, se é que jornalista que é jornalista se aposenta. É uma das pioneiras do país. Entre outros, escreveu “Mulheres Jornalistas, a Grande Invasão”
Artigo publicado originalmente no site www.brickmann.com.br


0 comentários:

Postar um comentário