Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

PREVIDÊNCIA SOCIAL UM NAVIO PIRATA

Todos sabemos que a Previdência Social foi criada como uma poderosa embarcação tipo 'Titanic',
para conduzir com proteção todos os trabalhadores brasileiros, tanto os que maciçamente se encontram em atividade, como os que já se afastaram do mercado trabalhista.

Estes que já estão afastados do trabalho, os aposentados, pelo natural desgaste físico, cumpriram integralmente todos os itens de um contrato firmado entre -INSS/EMPREGADOR/TRABALHADOR- constantes da sua CTPS.

Trabalharam como contribuintes do INSS durante 35 anos ou mais, com descontos mensais feito na fonte de 11%, e o empregador com mais 20%, para que eles fiquem depois do seu afastamento do trabalho com uma aposentadoria que lhes garanta com tranquilidade a sua subsistência e a da sua dependente.

Há, conforme consta na CF/88 e no Estatuto do Idoso, que o seu provento acompanhe sempre a evolução da moeda, que esteja sempre atualizado com a economia do momento, para que não haja defasagens no seu poder aquisitivo. É este o motivo dos aposentados serem, por desobediência dos governos, tão prejudicados, porque ficam obrigados a sustentá-los sem receberem mais aqueles descontos que tanto ambicionavam e, alegam até hoje, serem absolutamente indispensáveis, para manter o equilíbrio nas contas previdenciárias.

Foi aí que tiveram a imoral ideia de desvincularem o reajuste do aposentado ao reajuste do salário mínimo, excluindo os aposentados que ganham o piso, porque a lei não permite salários abaixo do salário mínimo para os trabalhadores legalmente cadastrados. Tornaram assim este incompreensível e nefasto critério mais estapafúrdio ainda (dois percentuais diferentes de aumento). Não recebem mais aquelas contribuições mensais, mas, em contrapartida, pagam menos do que deveriam pagar, segundo a constituição. Uma coisa para compensar a perda de outra. Ninguém percebe a nociva artimanha.

Com isto recuperaram a perda daqueles descontos com vantagens até, porque na vida ativa, se não me falha a memória, a contribuição não poderia ser maior que 11%. Agora mesmo recebi minha aposentadoria, referente ao mês de janeiro, com uma subtração de R$ 2.437,93 (!?) do valor que deveria na verdade receber, se não houvessem manobras injustas e desleais.

Como ficaram todos os nossos descontos (>>pagamentos a menos<<) para os aposentados que recebem acima do salário mínimo:

Fernando Henrique Cardoso: soma dos cortes efetuados em 08 anos: 18,77%
Luiz Inácio Lula da Silva : soma dos cortes efetuados em 08 anos: 42,75%
Dilma Rousseff : corte efetuado em pouco mais de 01 ano: 8,05%,

totalizando um percentual de 69,57% de autentica pirataria na nossa aposentadoria.

Almir Papalardo.

BRASIL, UM PAÍS DE TODOS, MENOS DO APOSENTADO!

0 comentários:

Postar um comentário