Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

ACREDITAR NO QUE SAI DESTE GOVERNO É FAZER UM TRATO DE LONGO PRAZO COM A DEPRESSÃO


sábado, 20 de dezembro de 2014

“Acreditar no que sai deste governo é fazer um trato de longo prazo com a depressão”


José Carlos Bolognese

Caro senador Paulo Paim,
Hoje é sábado, 20 de dezembro, e estamos a quatro dias do nono Natal... sem Aerus. Então -jingle bells, jingle bells - senador Paim, não deixa de ser animador ver o senhor falando mais uma vez que agora sai o que já ameaçou sair, mas nunca saiu em mais de oito anos. Desculpe a impertinência, mas estar vivendo nessa pindaíba esses anos todos me autoriza o ceticismo de um físico nuclear em frente a um adepto da ufologia.

Obedecendo a um rigor nunca visto na fiscalização do fundo de pensão que quebrou a coluna de milhares de trabalhadores, a assinatura de um papel que temporariamente nos tira do buraco, continua adiada. Chegou atrasada ao executivo, mas não pode de jeito nenhum furar a fila.

Gozado, o executivo não conseguiu rapidinho chutar a LDO para escanteio para poder justificar a sua contabilidade criativa? Ah!, foi o executivo, ou executiva quem encomendou o documento, de forma seria a ela que deveríamos agradecer... como se o ato do executivo não fosse em cumprimento de uma decisão judicial. Mas então, por que essa magnanimidade toda não reconhece a relevância de uma questão como a do Aerus e seus esfolados aposentados e fura essa fila antes do Natal?

Não quero ser injusto com o senhor, senador. Mas o fato é que nestes quase nove anos do calote, tudo o que foi dito ao senhor para que dissesse a nós, esfolados Aerus, não se cumpriu. Ou seja, mentiram para o senhor e para nós o tempo todo. Após o seu discurso a minha expectativa continua onde está; não avançou um milímetro nem vai avançar até que eu possa viver com o direito e a tranquilidade de quem trabalhou e contribuiu para uma velhice decente.

Quando eu não precisar mais fazer o que fiz hoje, quando uma das pernas dos meus óculos se quebrou. Deveria comprar outros, mas tive de me arranjar com um conserto caseiro – um tubinho de alumínio e um pouco de cola – nada mau para quem gosta de consertar as coisas e tudo de ruim por ser privado de uma compra banal. A este episódio se somam outros mais graves da vida diária e do avanço da idade sem recursos.

Acreditar no que sai deste governo é fazer um trato de longo prazo com a depressão. Pode até sair alguma coisa agora; não a garantia da normalidade, não os pagamentos dos atrasados mas, ainda assim, um pequeno alivio numa época do ano em que nossa sensibilidade se intensifica. Mas nunca irá desfazer o estrago feito, que debito na conta deste infeliz partido político ao qual o senhor pertence.

Seu partido não consegue conviver com o que não domina. Se tivesse menos sede de poder e mais visão de futuro – para o país, para o povo – a Varig não teria acabado e, se acabasse por culpa própria, os trabalhadores não precisavam pagar o pato.

Seu partido é o que acusa os outros de privatizar, mas privatiza em interesse próprio, vide Petrobras, petrolão e outras mazelas que ainda podem surgir. Seu partido nega a devolução de recursos que são nossos - negou-se a apoiar os trabalhadores da Varig que tentaram salvar a empresa - mas não nega dinheiro a ditadores, a obras superfaturadas e a aventuras com o dinheiro dos brasileiros, casos de Pasadena e Abreu e Lima, para citar só dois.

Não sou pouco agradecido ao senhor senador, afinal, tem feito muito por nós, quase que solitariamente dentro do seu grupo político. Mas diante do que disse no seu discurso, firmei a minha posição pessoal:
Não agradeço ao executivo – ou executiva – pela devolução de um direito que essa instância ajudou a violentar. E agradeço menos ainda se sair alguma coisa – que faço questão de chamar de devolução - só depois de 24 de dezembro de 2014.

Que o senhor passe um belo Natal com sua família e força para o Ano Novo que promete grandes desafios. 
Título e Texto: José Carlos Bolognese, Comissário de Voo aposentado – Varig, 20-12-2014

0 comentários:

Postar um comentário