Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

DEMITIDOS E APOSENTADOS:JUNTOS E MISTURADOS


 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Demitidos e aposentados: juntos e misturados



José Manuel
No dia 9 de dezembro, o blog Cão que fumapor todos conhecido como uma das  bandeiras e apêndice do Movimento ACORDO JÁ!  pelo retorno das aposentadorias e pagamento aos ativos, publicou às 12h26 um artigo seu sob o título "Demitidos, onde estais?".


No mesmo dia o blog publicou um artigo meu, às 16h21, sob o título "Os excluídos e as profissões ceifadas", descrevendo as lutas dos aposentados e mostrando que a partir deste momento, em que surge a oportunidade  de reavermos essas aposentadorias, a luta dos ativos passava também a ser nossa prioridade por uma questão de respeito aos nossos colegas, e pelos seus direitos adquiridos.

Ainda nesse mesmo dia e a seguir aos dois artigos foi lançada uma campanha às 17h53 com o seguinte  título: "Ex-trabalhadores da Varig marcam manifestação para o dia 18 de dezembro".

No dia 11 de dezembro, às 15h14, a APRUS a AMVVAR e o MovJÁ publicaram um manifesto redigido pelo presidente da Aprus, Thomaz Raposo, agradecendo a todos os ativos e conclamando-os para irem às ruas a partir deste momento para pressionar o governo a concretizar o pagamento dos débitos, tanto trabalhistas como os previdenciários do Aerus.

No mesmo dia, às 17h48, o blogue publicou uma foto emblemática do movimento dos trabalhadores da Varig, com o título  "Camiseta que grita".

É de suma importância que os ativos/demitidos criem mecanismos de representatividade a partir deste momento, no que serão orientados pelas associações Aprus e Amvvar, e por todos os aposentados que, certamente, estarão dispostos para tal. Basta que enviem e-mails aos descritos acima, se apresentando para isso.

Quero  lembrar aos ativos que há um caminho árduo, tão ou mais como foi o nosso que, apesar de não estar resolvido, pelo menos estamos com os nossos salários a ponto de serem recebidos.

Desnecessário relatar aqui tudo o que foi feito por nós, aposentados, desde 2006, para que tivéssemos chegado a este ponto.

Mas necessário lembrar  sempre que as reservas matemáticas dos ativos e retidas só poderão ser liberadas com o trânsito em julgado da ação Tarifária da Varig. E para que isso aconteça é necessário que se faça muito "barulho", agora nas portas dos palácios da justiça, além de que uma representatividade futura, presente aos gabinetes das varas federais competentes.

Há ainda toda a problemática da captação dos recursos da venda dos ativos Varig à massa falida, para que se processem de vez todos os créditos trabalhistas ainda pendentes.

Enfim, toda a nossa luta foi e é para vocês um espelho do que fazer, e queremos estar juntos, nesta luta que é de todos.

No próximo dia 18, quinta-feira às 11h00, temos que estar na porta dos palácios de justiça das principais capitais, colocando o nosso grito no ar para que os juízes, os desembargadores nos ajudem a fazer a pressão que irá liberar de vez a ação Tarifária  da Varig, retida até ao momento sem justificativa convincente.

Por experiência própria, quero lhes dizer de que se não for desta maneira, com muito barulho e persuasão, os ativos levarão anos para recuperar o que lhe é de direito.
Portanto, a luta nos espera!
Aqui no Rio, dia 18 de dezembro, quinta-feira, às 11h00 no palácio da justiça, na Av. Pres. Antonio Carlos.
Texto: José Manuel, ex-tripulante Varig, 12-12-2014

0 comentários:

Postar um comentário