Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

AS TRADICIONAIS FESTAS DE FIM DE ANO



Almir Papalardo
Já estamos no derradeiro mês do ano de 2014. A população mais animada já respira a sublime magia das Festas de Natal e do Fim de Ano. É realmente fantástico no ser humano a expectativa alegre e ansiosa no aguardo das tão esperadas Festas do Natal e do  Ano Ano!O Natal é o principal evento mundial onde se reverencia o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, que torna a humanidade mais solidária, mais cristã,  mais sensível, mais amorosa, mais tolerante e compreensiva, quando todos, com suas finanças reforçadas com o pagamento do 13º salário, presenteiam seus familiares e amigos mais próximos, celebrando com euforia  o Sagrado Momento da Ceia Natalina, o momento em que nascia para o bem de toda a humanidade, o Menino Jesus.  

Todas os familiares e amigos então se confraternizam, se beijam e se abraçam afetuosamente, com desejos recíprocos de boas festas, de muitas alegrias, de muita paz, saúde, tonificando o coração que se liberta num momento encantado dos sentimentos rancorosos e vingativos, purificando a alma sempre  carente  e ressentida pela constante falta de amor ao próximo. No clímax da festa, às 24 horas, todos empunhando lindas taças de cristal, com legítima Champanhe Francesa, brindam-se com o tradicional "tim-tim", o ritual toque mágico entre as taças, chocando-se umas nas outras, atraindo os bons fluídos, ocasião mais emocionante e marcante de qualquer evento e/ou data comemorativa. É toda a humanidade comemorando o sagrado NATAL do planeta Terra... 
 
Enfim, é uma festa cristã que revigora o ser humano forçando um esquecimento momentâneo das agruras diárias,  das injustiças, das mágoas, das ingratidões, das incompreensões e dos obstáculos maldosos sempre presentes na vida agitada e moderna do ser vivente. Passados mais sete dias, avivam-se novamente as esperanças de todos por dias melhores e mais felizes no Novo Ano, que já vem se aproximando com a transição do dia 31 de dezembro com o dia 1º de janeiro, engalando com o  pipocar dos exuberantes e exóticos fogos de artifícios que iluminam  durante mais ou menos uns trinta minutos, todas as localidades, sempre com o agrupamento de pessoas felizes, alegres  e esperançosas por um novo ano, melhor do que o antigo que no momento está se despedindo.

É assim a vida, enigmática, incógnita, sempre esperançosa, simbolizada por uma escada imaginária da vida, onde todas as criaturas almejam sempre galgar o degrau de cima, porque na verdade, cada degrau acima representa maior prosperidade com melhor qualidade de vida.Quantos mais degraus o homem puder subir, melhor e mais prazerosa será a sua existência  na face da Terra. Este ciclo natural da vida, vivido por todos os homens, não é permitido por culpa dos poderes públicos superiores, que seja estendido também aos velhinhos aposentados, cuja aposentadoria transformou-se num castigo ao invés de um merecido e legítimo premio. São inexplicavelmente esquecidos e desprezados por quase todos...

Esses aposentados são relegados a uma expectativa de vida inferior, sem contar com a proteção dos poderosos, sendo descartados por não constarem mais dos planos do governo. Não são mais vistos com bons olhos por receberem de aposentadoria mais de um salário mínimo que o Executivo ainda lamenta ter que pagar todos os meses. Desprotegidos, são entregues a própria sorte, quando, ao contrário, como uma lógica natural de justiça e merecimento, deveriam ser cuidadosamente preservados, mantendo o seu poder aquisitivo sempre atualizado, livre das defasagens provocadas arbitrariamente e desconsiderando os Artigos da Constituição Federal e do Estatuto do Idoso que foram ardilosamente distorcidos. 
 
Que neste Natal de 2014 todos que prestam serviços aos Poderes Públicos constituídos, que vivem nababescamente com salários astronômicos, gozando de todas as regalias, contrários a que se conceda um pouquinho mais de justiça aos aposentados e pensionistas, que felizes comemoram com seus familiares contando sempre com uma ceia natalina farta das mais nobres e caras iguarias, abram um pouco mais a sua consciência perante a Deus, agradecendo com humildade por toda a fartura recebida, fazendo uma íntima e sincera confissão de culpa:
 
>>"SENHOR, eu que recebi de TÍ plenos poderes para criar, modificar, cortar e anular leis voltadas para o bem estar da população, de todos os Teus filhos, não permito que o velhinho aposentado que recebe um pouco mais do salário mínimo suba mais um degrau da escada, obrigando-o sim, a retroceder, descendo um degrau a cada novo ano, atual realidade na desdita do cidadão aposentado, condenando-o a ser deslocado num futuro próximo, para o primeiro degrau da escada. É a involução da sua vida, o que vergonhosamente tenho concordado! Tenho me  oposto SENHOR, perversamente, a ascensão do aposentado e, TE confesso PAI, neste momento que o remorso me corrói a consciência, a minha máxima e exclusiva culpa! 
 
E a cada novo ano o aposentado tem que sujeitar-se a um Natal inferior ao do ano anterior, pela queda gradativa do seu poder de compra. Isto porque o seu poder aquisitivo se deteriora ano após ano, não por culpa natural da inflação que lhe é reposta, e sim, por subtrações indevidas feitas nos seus  benefícios, reduzindo-o, anualmente, em número de salários mínimos, para o que fecho covardemente os meus olhos. 
 
Tenho concordado SENHOR, embora tenha poderes para discordar, que a Previdência Social utilize insensatamente dois percentuais diferentes na correção das aposentadorias. É uma sórdida discriminação PAI, tratamento e direitos diferenciados na correção das aposentadorias! E a tudo isto, assisto impassivo, indiferente e acomodado, confessando, envergonhado,  que jamais concordaria que fizessem a mesma coisa comigo.
 
Realmente, a bem da verdade, longe dos microfones, fora do alcance das filmadoras, dos flash fotográficos, do foco dos holofotes,  intimamente, eu e a minha pesada consciência,  reconheço que o aposentado é o único que não tem atualizações monetárias, e sim, perdas reais. E a cada corte na sua aposentadoria, é mais um degrau da vida que ele desce, permitido pela minha omissão!Reconheço a minha culpa por acomodar-me a essa deslealdade, não procurando de acordo com a minha decência de parlamentar, que me foi dado por TÍ, romper as barreiras deste perverso preconceito, para anular tamanha discriminação contra o velho injustiçado e indefeso trabalhador."<<
 
Deveria ser esta no fundo do seu ego, a verdadeira contrição a ser feita perante Deus. Deputados Federais primeiramente, e demais autoridades de todos os Poderes Públicos, ainda está em tempo de se redimirem deste ato indigno que trava e enlameia a justiça social brasileira. Igualdade e os mesmos direitos para todos os cidadãos, principalmente para os trabalhadores ativos e inativos também, que na verdade, são a viga mestra que dá sustentação à soberania brasileira.
 -----------------------------------------
Prezados amigos, perdoem-me por este amargo desabafo onde misturo indevidamente as alegrias das Festas de Fim de Ano, com o problema insolúvel e triste vivido pelos aposentados. Mas acho que o momento é real, oportuno, com possibilidades maiores para tentar tocar o coração empedernido dos insensíveis governantes deste país.   

*:-h tchau UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS OS  CIDADÃOS BRASILEIROS.  *:-h tchau
 

0 comentários:

Postar um comentário