Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

COLUNA DO APOSENTADO CLIII



COLUNA  DO  APOSENTADO  CLIII

                                                                                                  laurobotelho.mg@gmail.com

ALGUNS COMENTÁRIOS DE LEONARDO BOFF (filósofo e teólogo) SOBRE A CORRUPÇÃO

O Brasil é um dos países mais corruptos do mundo. Identifico três razões básicas da corrupção, entre outras: a histórica, a política e a cultural.

A histórica: somos herdeiros de uma perversa herança colonial e escravocrata que marcou nossos hábitos. As pessoas, para sobreviverem e resguardarem um mínimo de liberdade, eram levadas a corromper, dando origem ao jeitinho brasileiro.

A política: a base da corrupção política reside no patrimonialismo e no capitalismo sem regras. Não se distingue a esfera pública da privada. Os que estão no poder, tratam a coisa pública como se fosse sua. O capitalismo é, em sua lógica, corrupto embora aceito socialmente.

Cultural: a cultura dita regras socialmente reconhecidas. Os corruptos são vistos como espertos e não como criminosos que de fato são. Quanto mais desigual e injusta é uma sociedade, mais se cria um caldo cultural que permite e tolera a corrupção.

A razão disso tudo reside no fato de que não se pode garantir o poder senão buscando ainda mais o poder.

Lamentavelmente, foi o que ocorreu com setores do PT e seus aliados. Levantaram a bandeira da ética e das transformações sociais, mas preferiram o caminho curto das alianças e dos acordos com o corrupto poder dominante. Garantiram a governabilidade ao preço de mercantilizar as relações políticas e abandonar a bandeira da ética.

UM DOS CULPADOS: AS PENSIONISTAS

O governo Dilma está estudando a possibilidade de diminuir o ganho das pensionistas, que hoje corresponde a 100% do valor que o marido recebia. Quer passar a pagar às pensionistas cerca de 50% do valor, acrescido de mais 10% por cada filho que tiver menor de 21 anos, como já foi comentado pela imprensa falada e escrita.

O Governo acredita que uma das causas do alto endividamento e da falta de dinheiro para melhorar a saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, etc, é o alto valor gasto com as   pensionistas.

A presidenta também vai precisar de mais dinheiro para pagar Bolsa Família para os 400.000 imigrantes, cuja regularização será feita e após, lhes dará o título de eleitor, transformando-os em cidadãos brasileiros.   

É um absurdo o que o Governo Dilma quer fazer com as pensionistas. Espero que a COBAP e suas Federações não se calem, como aconteceu com o roubo de mais de R$10 bilhões na Petrobras, que passou despercebido. Um acréscimo de R$2 bilhões a mais para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo para um reajuste justo, o governo diz que não suporta.

Será que a presidente Dilma não sabe que o salário das pensionistas provém de imposto pago pelo povo para a Seguridade Social onde sobra muito dinheiro?

O dinheiro que falta ao governo está sendo roubado das estatais cujas diretorias estão mancomunadas com partidos políticos e políticos que apóiam o Governo. As estatais são rifadas em troca de apoio ao Governo pelos congressistas, conforme noticiado pela imprensa e comentado pelo Paulo Roberto e revista Veja (Projeto Lava Jato).

PETROBRAS: CPI MISTA DA CÂMARA E SENADO

Segundo Paulo Roberto da Costa, na CPI mista da Câmara e Senado, em todas as diretorias de estatais tem pagamento de propina. O dinheiro arrecadado é obtido pelos super faturamentos das empreiteiras nas obras das estatais e outras irregularidades e dividido entre os partidos políticos, políticos e envolvidos na trama diabólica.

A presidente Dilma e o ex-presidente Lula foram avisados em 2.009, através de email de Paulo Roberto da Costa, então diretor da Petrobras, a pedido do presidente da Petrobras, que o Tribunal de contas da União encontrou fortes indícios de super faturamento e outras irregularidades na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O pedido deste email, foi solicitado pelo Ministério da Casa Civil, cujo titular era Dilma Roussef. A denúncia foi infrutífera, pois o Governo mandou dar continuidade à obra.         

Em 2.012, o Sr. Paulo Roberto da Costa, pediu demissão da Petrobras porque estava enojado de tanta corrupção, conforme sua declaração na CPI.  

VEM AÍ O ESCLARECIMENTO DO ROUBO NO METRÔ DE SÃO PAULO

O roubo na Petrobras tem como figurantes da corrupção, os partidos políticos: PT, PMDB e PP que já está sendo esclarecido, enquanto o roubo do Metrô de São Paulo cujo implicado maior é o partido PSDB, começou a ser analisado.

Vem mais chumbo grosso  com a denúncia de Paulo Roberto na CPI. Esclareceu que em quase todas as diretorias de estatais tem roubo. Vamos aguardar.

Que Jesus continue nos abençoando.

                                                           Lauro Botelho é vice-presidente da ASTAPEN – BH
                                                                                                                                            08/12/2014  

0 comentários:

Postar um comentário