Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

ANS CONSEGUE DERRUBAR CONQUISTA DOS CONSUMIDORES

Idec
Após recurso da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), em 22 de junho o Tribunal Regional Federal derrubou o teto de 5,72% para planos individuais que havia sido estabelecido em primeira instância.
Nós vamos recorrer da decisão, tomada considerando apenas os interesses de empresas, ignorando os erros na metodologia apontados pelo Tribunal de Contas da União e demais falhas de transparência que estamos denunciando há anos.
Enquanto isso, o que prevalece é a retirada do limite de 5,72% para o aumento dos planos individuais. No mesmo dia da decisão, a ANS determinou que o reajuste máximo não poderá ultrapassar 10%.
HISTÓRICO
Após questionar por 16 anos a metodologia utilizada pela ANS para regular o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares, nós entramos com uma ação civil pública em 7 de maio para pedir a suspensão do aumento anual e a revisão da fórmula de cálculo.
A Justiça nos ouviu em primeira instância e, em 12 de junho, determinou que o aumento da mensalidade em 2018 seria fixado em 5,72%. Ou seja, decidiu que o reajuste não irá ultrapassar a inflação setorial da saúde.
Esse é apenas mais capítulo na batalha histórica do Idec por reajustes mais transparentes e que não gerem um custo excessivo ao consumidor.Vamos à luta!
Para saber mais sobre os reajustes, acesse nossa página especial do tema.
Insert alt text here

0 comentários:

Postar um comentário