Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

CARTA AO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ ANTONIO REGUFFE




Belém-PA, 06 de fevereiro de 2011

Ao
Excelentíssimo Senhor
JOSÉ ANTONIO REGUFFE
DD DEPUTADO FEDERAL
CÂMARA DOS DEPUTADOS
BRASÍLIA-DF

Senhor Deputado Federal,

Acompanhando notícias pelos Jornais, a respeito das suas atitudes como digno representante do povo, fico a me perguntar, por que não temos outros Reguffes na política brasileira?

A atitude responsável e consciente adotada por Vossa Excelência ao assumir o mandato de Deputado Federal, chamou a atenção de uma grande parte dos brasileiros desacostumados em ver atos tão inusitados. Um Deputado que assume e dispensa logo de primeira: 14º e 15º salários (uma excrescência, o trabalhador não tem esse direito); redução do número de assessores; diminuição da verba de atividade parlamentar; auxilio moradia; e passagens aéreas. Com esta providência, o Senhor durante os quatro anos de mandato, economizará para os cofres públicos R$2,4 milhões. Porque o brasileiro não está habituado com esse tipo de político, com certeza, o senhor está quebrando as estruturas da política nacional. Que bom que outros políticos se mirassem nesse espelho!

Nobre Deputado, quem lhe escreve é um aposentado da Previdência Social/RGPS. Tenho sessenta e nove anos de idade e como aposentado, já acumulei tantas decepções com os governantes e os políticos em geral, que, não me furto em elogiá-lo pela sua atitude.

A sua eleição abriu uma esperança para os aposentados, pensionistas e trabalhadores do Brasil. Pensávamos que iríamos continuar com as mesmas atitudes da Câmara através dos seus Deputados, em que, para eles tudo, para o povo, só abraços e tapinhas nas costas, quando das eleições.

Até a sua chegada, estávamos sem esperança de dias melhores, considerando que os políticos que ai estão nada fazem para moralizar a coisa pública e para a adoção de medidas que possam beneficiar o povo.

Como aposentado, falo isto de cátedra. Os governantes de plantão e os Deputados e Senadores, têm feito muito para prejudicar a nossa classe. Haja vista a criação do Fator Previdenciário; a desvinculação do salário mínimo, dos reajustes para quem ganha benefícios acima de um salário mínimo; os reajustes aquém daqueles concedidos ao salário mínimo, proporcionando-nos perdas a cada ano, nos levando a ficar cada vez mais próximo de um salário mínimo; a não votação dos Projetos de Lei 01/07, que estende o mesmo percentual concedido ao Salário Mínimo; 3299/08 que extingue o Fator Previdenciário; e o 4434/08 que, recupera benefícios da época da aposentadoria. Esses Projetos, de autoria do Senador Paulo Paim, foram aprovados no Senado Federal e estão na Câmara Federal, há alguns anos.

O governo do senhor Luiz Inácio, foi contra todos eles, apesar de serem de criação do Senador Paim, do PT. Daí, o ex-presidente da Câmara, Michel Temer, altamente comprometido com o governo, não ter pautado ditos Projetos para votação.

Na Câmara alguns Deputados como Arnaldo Faria de Sá, Fernando Coruja, que infelizmente não se candidatou à reeleição, e outros, fizeram muito para alavancar os PL’s, porém, a força maior cessa a menor e a maioria dos Deputados não acompanhou o esforço dos mesmos, se entregando nos braços do governo, numa atitude de vergonhosa entrega.

Muito temos feito para que esta situação mude. Fizemos campanhas cerradas junto aos Deputados e Senadores; criamos blogs em defesa dos aposentados e pensionistas; escrevemos, denunciando os maus tratos a diversas Instituições, tais como STF, OAB, imprensa nacional e internacional, porém, os nossos apelos não encontraram ressonância e as coisas continuaram na mesma.

Por que estou tomando o seu precioso tempo? As suas atitudes adotadas ao chegar à Câmara dos Deputados nos acenam com a esperança de que o senhor poderá ser um dos nossos defensores, já que elas são pautadas pela decência, pelo direito e pela coerência.

O que estamos precisando é que os PL’s sejam pautados para votação em plenário. O governo mudou apesar de se dizer continuidade do outro, porém, cada cabeça é uma sentença. Quem sabe a Presidente da vez, tenha outra concepção a respeito dos direitos surrupiados dos aposentados e pensionistas.

Nobre Deputado somos 8,4 milhões de aposentados e pensionistas que foram maltratados, humilhados e vilipendiados pelo governo passado. As nossas esperanças renascem agora com a sua chegada à Câmara Federal, pois, as suas primeiras atitudes, demonstraram que finalmente, apareceu alguém que quer moralizar a política brasileira. O senhor poderá ser um defensor dos nossos direitos surrupiados pelos governantes de plantão. O que precisamos é que o senhor some junto aos Deputados que defendem os nossos interesses e façam uma corrente positiva para pressionar o Presidente da Câmara, a pautar os PL’s acima. A causa é mais do que justa, pois, somos idosos que estão à mercê da falta de sensibilidade e de honestidade de propósitos dos governantes, que só nos prejudicaram. Durante 35 anos ou mais, contribuímos para a Previdência Social, acreditando que, no final dos nossos dias, teríamos a retribuição daquilo para o qual contribuímos. Ledo engano! Contrariando as Leis e até a própria Constituição Federal, os governantes e os políticos nos negam os nossos direitos adquiridos e nos levam a um estado de calamidade. Naturalmente, em sua família deve haver aposentados ou pensionistas que padecem desse problema.

Pedindo-lhe desculpas por tomar o seu precioso tempo, fico no aguardo de uma resposta ao que proponho, acreditando que os aposentados, pensionistas e trabalhadores aposentáveis, terão no senhor, um aliado incansável na defesa dos nossos direitos violados.

Parabenizando-o pela sua posse como Deputada Federal, desejo-lhe uma legislatura das mais brilhantes, à altura da sua coerência e dos seus merecimentos.

Respeitosamente

Odoaldo Vasconcelos Passos
Aposentado/Belém-PA

Postado nos blogs: www.companhiadosaposentados.blogspot.com e www.movimentobrasildignidade.blogspot.com

8 comentários:

O Senhor é com certeza o mais cotado parlamentar e cidadão brasileiro para se candidatar e merecedor de nosso voto para Presidente da Republica Federativa do Brasil. Parabens e conte com meu voto, pois também sou indignado, como o senhor, com essa bandalheira com o dinheiro publico. Por favor funde um partido com essa ideologia e com certeza terá muitos seguidores e cidadões comprometidos como o senhor com o povo brasileiro.

 

Bom dia!
Recebi um email falando da postura do deputado federal Jose Antonio Reguffe e por este motivo resolvi pesquisar para saber se realmente é verdade já que no Brasil este é um caso raro.Cheguei ate a carta do Sr. Odoaldo e quero parabeniza-lo por sua iniciativa.

Rejane Andrade
Gerente de Marketing

 

Olá, bom dia!
Eu também recebi um e-mail sobre o deputado Reguffe e resolvi pesquisar. Realmente fiquei surpreso com a atitude tomada por ele. Lógico, a supresa é evidente, pois em se tratando de politico, logo ficamos desconfiados e resolvemos ver se é verdade ou não. Primeiro encontrei uma matéria na revista Isto é, onde relata o que o deputado fez, ou seja, da mesma forma que está na mensagem que recebi. Após, encontrei esse blog com a carta acima. Nobre atitude do deputado, porém, é apenas um. Poderiam ser todos. Grande abraço!

Evânio Carlos Solanho
Advogado

 

Excelentíssimo Senhor Deputado

Bom dia

Pela primeira vez, dirijo-me a um político para prestar minhas homenagens.
Hoje pela manhã ao ler o noticiário, tive a grata satisfação em saber de sua inédita iniciativa, ao rejeitar “benefícios” do governo que tanto oneram os cofres públicos, sacrificam o povo brasileiro e desmoralizam nosso país.
Nestas últimas eleições não compareci as urnas por não reconhecer nenhum candidato digno para representar qualquer interesse do Brasil.
No entanto, quedo-me estupefata ao me deparar com tal surpresa.
Pensei não viveria para ver esse dia.
Parabéns Sr. Deputado Reguffe.

 

Este tipo de atitude deveria envergonhar, os outros deputados, e pior estes artistas que se candidatam e não fazem nada para melhorar o Brasil, e ai Tirica,Romário, Bebeto e Netinho o que os senhores fizeram para o bem da população e do Brasil.

 

ate que fim apareceu alguem honesto em BRASILIA...PQ eu nao confio em nenhum deles que representa o povo BRASILEIRO...ELES SO PENSAM NELES MESMO TODOS ELES SAO UM LIXO...VC SE VIU O QUE ELES FIZERAO ONTEM NO RIO AUMENTARAO OS SALARIOS DELES ISTO E UM NOJO...E OS QUE RECEBEM EM RECIFI 40 MIL REAIS P TERNOS SO NESTE PAIS MESMO....AS VEZES TENHO NOJO DE SER BRASILEIRO ,, POR CAUSA DELES POLITICOS....

 
Este comentário foi removido pelo autor.
 

O Sr. Reguffe representa o começo de uma mudança, pois faz, o que muito cidadão de bem gostaria mas não tem coragem em fazer pelo medo da repressão. Esperamos que outros deputados se espelhem em seu exemplo. Sr. Reguffe se candidate a presidente e mude nosso pais, o Brasil precisa de você!!!!
Roberto (Itu)

 

Postar um comentário