Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

GUERRA AO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DO SITE DE CLÁUDIO HUMBERTO, DE HOJE (19/02/2011)

Por Carlos Chagas

Ontem, no Senado, Paulo Paim foi além do reajuste do salário mínimo, que por sinal será debatido terça-feira pela bancada do PT, quando então o representante do Rio Grande do Sul definirá sua posição.

Mais importante do que dar ao trabalhador 545 ou 560 reais, porém, é atentar para o fato de que em poucos anos todos os aposentados estarão recebendo apenas o salário mínimo, por conta do execrável “fator previdenciário” criado por Fernando Henrique Cardoso. Hoje, quem recebia 3.500 reais trabalhando aposenta-se com no máximo 2.000 reais, e a cada doze meses, com o reajuste do salário mínimo acima da inflação, e as demais aposentadorias apenas pela inflação, será mera questão de tempo que se nivelem. Fora, é claro, as chamadas carreiras de estado e os integrantes do Legislativo e do Judiciário, que se aposentam com vencimentos integrais.

Que um governo neoliberal tivesse imposto essa maldade, explica-se, mas não há como entender que em oito anos um governo dos trabalhadores mantivesse as mesmas diretrizes. O pretexto foi e continua sendo a ameaça de falência da Previdência Social, balela repetida permanentemente. Até porque, se fosse verdade, bastaria lembrar das aulas de ciências de décadas atrás, quando aprendíamos o que eram os vasos comunicantes. Se um setor do governo dá prejuízo, outros rendem lucros olímpicos.

Em suma, a situação dos aposentados que recebem um pouco mais do que o salário mínimo mereceria atenção igual ou maior do Congresso, acima do reajuste anual.

1 comentários:

Presados Senhores, nau sem rumo os aposentados e pensionistas.Portanto nau sem rumo não vai a porto nenhum.
Aqueles que se dizem a favor dos aposentados e pensionistas pouco fazem ou quase nada conseguem.Exemplo disso é o senador PAULO PAIM,
mais uma vez reeleito e digamos com um percentual elevado de votos de aposentados e pensionistas, mais e ai.Quanto tempo vigora a criminalidade contra os aposentados e pensionistas.Ou TAMBÉM NÃO ESTAMOS VENDO TRABALHADORES DA ATIVA traído por seus sindicatos.Viva o partido dos trabalhadores no poder, quem diria...Nenhuma diferença de FHC e seu neoliberalismo, mas mais senil, pois é da nossa carne.

 

Postar um comentário