Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

CARTA ÀS MINHAS FILHAS E AOS JOVENS DESTA NAÇÃO

Brasil Dignidade






Reedição-março/2011



Não estamos no Movimento Brasil Dignidade, apenas engajados na recomposição dos direitos de 8,4 milhões de aposentados que ganham mais do que o mínimo (salário mínimo ou piso previdenciário), assim como alguns colocam. Estes são os que contribuíram no dito Regime Previdenciário (?) e que matematicamente estão sendo pressionados a ganhar o ‘mínimo’ com o passar do tempo. A cada ano, entre 100 a 250 mil deles caem para “vala comum do piso previdenciário”. Contribuíram e se aposentaram com mais do que representa o mínimo, e isto por mais de 35 ou 40 anos. Convenhamos, o salário mínimo no Brasil está apenas alguns degraus acima do estado considerado de pobreza pela ONU; o que pouco significa em termos de riqueza ou sobrevivência. 70% dos beneficiários do RGPS recebem até um salário mínimo.



Desde setembro de 1991, estes aposentados, os contribuintes, perderam quase 50% do valor real de suas aposentadorias; e tão somente no governo Lula 30%; e aproximadamente 15% no de FHC. Este último patrocinou a reforma previdenciária, e LULA a ratificou e ampliou solenemente, e apesar de ter sido eleito e reeleito propondo alterá-la e mesmo revogá-la, quando teve oportunidade através de projeto de lei do Legislativo – vetou as vésperas da Copa do Mundo; pois o país estava de chuteiras e cabeça em eterno devaneio. Mas o que importa essa atitude no Brasil, a sua popularidade bem demostrou. A nação locupleta o populismo e contra esse círculo vicioso forjado nas raízes do povo é que nos levantamos. Buscamos recrudescer o espírito de cidadania, defesa de direitos, e não negociação destes, e não abrir mão de nossas liberdades.



Há muitos, talvez a maior parte dente nós que não se importam com os processos decisórios; não leem jornais; a leitura se tornou um hábito chato como Lula dizia. O analfabetismo político dentre a população universitária está no fosso ou fossa seria a forma mais adequada de colocar, e há ainda quem reclame dos analfabetos nordestinos! Certamente não são analfabetos por desejo próprio, agora os políticos e vassalos do populismo o fazem pelo livre arbítrio. E a classe média? Sequer sabem em quem votam segundo pesquisas; idolatram o consumismo; substituem o TER pelo SER e ao invés de formarem opinião nem se prestam a coadjuvantes de um circo mambembe; vão às urnas sem a mínima convicção, e dispensam-se do civismo. Veja a falência da moral de grande parte das famílias. Se um semi - ignorante não sabe o que é cidadania, isto pode ser perdoável, mas a um alfabetizado que deveria ser um formador de opinião, até por obrigação em fazer prosperar a sociedade em que vive, é imperdoável.



Poucos ligam para o futuro, e não atentar para o futuro é ceifar a vida de seus próprios filhos. Iliteratas escrevem na web diariamente mensagens:- “Lula fez o programa luz para todos e assim tirou 30 milhões de pessoas da miséria por isso é sou lulista”. Encontramos demências como essa todos os dias. São acéfalos por opção, cujo único sinal de inteligência captável, e até que se prove em contrário é saber escrever e enviar e-mails. Se auto colocam em pedestais por serem vassalos do populismo. Tal qual alguém bradasse “salve a ignorância e vida longa ao ditador”



Elementos subservientes ao populismo. Párias e analfabetos políticos incrustrados na sociedade e que fazem de tudo para convencer os incautos das grandezas de seu semideus e de que eles, os párias serão os guias que vão conduzir trabalhadores, aposentados, estudantes etc.. ao novo reino da prosperidade. Este é o grande perigo em que o civismo no Brasil tem que atuar, estes lesa-pátria atuam sobre as mentes dos menos preparados e a eles não interessa a educação e nem mesmo informação qualificada ou o contraditório e sim tão apenas um ideários populista do convencimento pela mentira dita mil vezes. A eles Movimentos cívicos são déspotas, são autoritários, são qualquer coisa que o local e/ou circunstância permitam falar uma mentira que leve o ouvinte a crer em aberrações. Kadafi fez isso na eminência do da derrota; e mesmo o mundo sabendo ser um tirano tal qual Castro que insuflou e sustentou atentados mundo afora; bradou que estava sendo vítima de ações da Al Qaeda.



Populistas e ditadores são medíocres como seres e neste estado sempre mostram o seu melhor. José de Alencar escreveu: - “Só a ignorância aceita, e a indiferença tolera o reinado da mediocridade”. E ele nem conheceu Lula e os lulistas!



Governo algum, e muito menos o “reinado” de Lula fez coisa alguma. Governos implantam programas e políticas públicas que quando tecnicamente bem estruturadas e planejadas, e sem interferência de políticos produzem resultados à nação e que foi quem financiou. Nada cai do céu. Nem mesmo que pedíssemos para uma forte luz de inteligência projetar-se na cabeça dos lulistas beócios que escrevem absurdos na web. Quiçá um raio providencial seria mais oportuno; pois os que morrem na mediocridade devem trazer mais alívio que saudade.



Pior o famigerado “luz para todos no país dos apagões”, e que tem o competente Edison Lobão – apadrinhado de José Sarney a testa do Ministério de Minas e Energia e nunca seria o nexo causal da elevação social de 30 milhões de brasileiros em especial da “linha de pobreza” como ignóbeis colocam na web. Trata-se do apagão da moralidade buscando iludir.



O ensandecido autor desta declaração, tal qual frase que abre a Bíblia deve ter guindado Lula ao caráter - “Supremo” – “FEZ-SE A LUZ” e ele mistura com o“ luz para todos”.

Vamos torcer para que a Presidente Dilma Rousseff, em breve “aceite o pedido de demissão por ‘motivos pessoais’ de Lobão” (sic!); na verdade demissão a bem do serviço público e para tranquilidade nacional.



Populistas em alter ego e de carteirinha; confessos, lulistas, janistas, peronistas, castristas, chavistas, lenistas, stalinistas, nazistas, - são elementos nocivos à prosperidade da raça humana. Abdicam do livre arbítrio, votam a cabresto, isto é quando votam, se rebaixam ao mínimo da dignidade para bater no peito e falar – ‘eu sou populista’, e outros eu ‘anulo meu voto’. Dois exemplos estupendos de cidadania e participação; sendo que o segundo é o mais estúpido de todos, pois nem exercer o que lhe é dado como direito faz; afinal quem não decide já está errando. Todos em escalas diferentes são nocivos a qualquer meio em que convivem, pois rasgam suas cidadanias para se tornarem publicamente imbecis; e até se regozijam disto. Especialmente àqueles defendem personagens mitomaníacos e não programas de governos, e salvem-se os petistas que me pedem para nunca serem confundidos com os lulistas por completa falta de sintonia com ideário do lulo-fisiologismo. Respeita-se tal colocação; além do que a mitomania do beberrão de São Bernardo, fato não citado em filme de sua vida; nem rendeu direito a disputa do troféu lixo no Oscar 2011.



Voltemos à Previdência, já que nossa causa também versa pelos aposentados e trabalhadores.



Supondo que nenhum novo aposentado entre no REGIME, e “ninguém morra” todos os que ai estão apenas ganharão o mínimo em 15 anos, ou até menos. Não se trata da reforma da previdência (emenda constitucional 20/98) e nem de acabarem com a saúde pública, do pouco que existe – tudo isto está dentro do capítulo do Orçamento da Seguridade Social na Constituição – art. 194/195 e 201 e mais alguns. Isto é uma coisa pensada; um enorme golpe para instituir planos de seguridade de saúde e previdência privada. Fere nosso estado de direito.



Substitui-se o direito básico universal e público pelo interesse privado. Aquilo que é complementar em qualquer lugar do mundo aqui substitui o público e destitui ou fragiliza o direito universal. No Brasil, tal substituição está na cara do povo, a evidentes ganhos escusos, pois retiram direitos e a ninguém coube correspondente queda na carga arrecadatória. O que ocorreu foi apenas a queda ou retirada de direitos e ao recebimento pecuniário na vida pós – laboral dos trabalhadores; e que isto em ciclo vicioso estimula ou empurra o povo a procurar o privado e largar o público; pois este se torna precário. Tudo isso ainda sob os holofotes da mídia flamejante e falsamente anunciando que há déficit na Previdência. Ora quem investe em algo falido?



Na Europa ocidental as famílias tem carga fiscal e/ou de seguridade como nós (proporcional à renda PIB). Lá, além do que o Governo, pelo que arrecada obviamente -“cobre” as despesas médicas, odontológicas e medicamentosas, e as famílias são ainda responsáveis por arcar em média com 12% a 18% de gastos com saúde da nação. Trata-se de coparticipação de quem possui maior renda, basicamente. - Não lhes falta atendimento em saúde; sem filas e a expectativa de vida é 7 a 9 anos maior que a nossa; nem se compara aos nossos índices de mortalidade infantil, e aqui enquanto a possibilidade de alguém chegar a 60 anos é de 80%; lá a de não chegar varia de 9% a 6%, e na Itália graças ao bom vinho e macarrão sempre se vive bem acima dos 60 anos e cuja expectativa média de vida é de quase 81 anos; aqui não chegamos em média a 73. Em Alagoas mal atingem 67,6 anos; no Maranhão 68,4 anos Tal qual a África setentrional. E querem fixar a idade mínima da Previdência no Brasil em 65 anos?



Os jovens deveriam saber; o Maranhão, desde 1966 tem agora o quinto mandato da família Sarney em curso. Trata-se de uma capitania hereditária; sem contar os mandatos dos “aliados” e tem a expectativa de vida dos homens em 64,6 anos. Já que 40% do estado é formado por analfabetos, e a infraestrutura é arcaica, imaginemos onde será que foi parar tudo que a União transfere a este ralo das finanças dos Estados mais competentes. Talvez por isso e com tão desenvolta capacidade governamental é que tenha tanta força política para gerenciar o clientelismo e fisiologismo do país. Populistas apoiam isso; e são parte integrante disso. E se não se apercebem disso, se não separam a figura de seu semideus desse fisiologismo que destrói o país a décadas é porque a moral deles é igualmente devassa. Cícero disse:- “os piores traidores de uma nação são aqueles instalados dentro do povo”; eu acresço:- “logo a seguir vem aqueles que permitem que eles ajam livremente”; - e nisto eu não me incluirei jamais. A cada um chega a hora de dizer o seu basta.



Na terra do samba e futebol (e do BBB), a carga previdenciária paga ao Governo por famílias e empresas é aproximada à da Europa em relação ou proporção ao PIB, isto todos ‘fiscalistas’ decantam em prosa e verso; porém a nossa é maior se comparada à renda per capita. Poucos falam – afinal, tanto faz falar se 2+ 2 é cinco ou 13, aqui ninguém liga mesmo. O que não evidenciam em raciocínio claro é que as famílias e empresas além de pagarem o que pagam a título de seguridade social (vide equitatividade com Europa ocidental e aqui, não vou me estender) as famílias (e organizações empresarias a título de benefício) pagam ainda particularmente 60% dos gastos incorridos em saúde no Brasil. O que nos leva a concluir que só não temos, mas o que temos custa mais do que em outro lugar do mundo; então isto se explica que há alguém ganhando mais neste balcão de negócios ou pedágio que se produz e modela como ‘custo Brasil’; em total detrimento do interesse a quem não se inclui na Corte, ou seja, um cidadão de primeira classe.



Vejam filhas, falar em PIB e/ou % do PIB não significa apreciar o conteúdo e significância do que é renda per capita; e aqui na terra do carnaval e da cerveja dizem que temos o 8º PIB do mundo (é verdade). O que isto importa? Temos a 74 ª renda per capita do mundo; num contexto de 165 países (FMI/ONU). Enfim o nosso PIB é muito maior que o da Noruega, por exemplo; mas nossa renda per capita é mixaria perto dos noruegueses (e de todos europeus e dos países que compõe a OCDE). Aqui ficam felizes os idiotas (em especial aqueles por convicção e idiolátrica a mitomaníacos), exclamam – VIVA!, SOMOS O OITAVÃO - o país do futuro – terminologia essa usada desde que era criança, pois nunca chegou e nem chegará o amanhã senão hastearmos a bandeira da cidadania acima de todos os propósitos aqui predominantes e enterrarmos todos os nossos algozes. Os políticos diligentes, mas sempre aos propósitos deles, estão atentos a tudo tomar para si (bandeiras e ideário de Movimentos Cívicos) e fazem de qualquer desgraça, tal como essa dos 8,4 milhões de aposentados num balcão de negócios para obtenção de votos. Estelionato imoral, e não só eleitoral.



Devem entender que há duas formas pelas quais um governo descente e até mesmo indecente arrecada. Apesar de sair dos mesmos bolsos (os nossos), os recursos pagos aos cofres públicos “tem nome” – Orçamento Fiscal e Orçamento da Seguridade. Ao da Seguridade não faltam recursos em razão de suas fontes de financiamento; e através de manobras dos reformistas - lançam (desviam) transversalmente de legislação secundária e manobras orçamentárias - para o Orçamento Fiscal - são os economistas fiscalistas, neoliberais (neolibertinos com os direitos de outrem) que defendem essa tese, só pensam nisso, e muitos escondem outros intentos; tal qual Hitler acreditava e fazia crer aos idiotas vassalos hitleristas (aqui lulistas) na supremacia da raça ariana e promoveu o holocausto (aqui fazem o mesmo, guardando-se as devidas proporções com 8,4 milhões de famílias de EX-CONTRIBUINTES DO RGPS – já citados no primeiro parágrafo). Condenam a vala comum do piso previdenciário; e quem tem um mínimo de consciência não pode assentir a isso e dizer que é uma “questão contábil” como dizem os reformistas; pois mesmo que o salário mínimo tenha se valorizado como tão decantado, não é justo para com quem contribuiu muito acima disso. Quanto ao mínimo todos diziam que nada valia; agora há que diga que vale alguma coisa, normalmente isto é dito por quem nem sabe qual é o valor atribuído. Os aposentados, ex-contribuintes em questão tiveram correções inferiores às concedidas ao salário mimo em 43,9% desde o início do Plano real; e mais precisamente desde 1998 quando se acentuou o entendimento da criação do holocausto; perdão, da vala comum.



Hipocritamente, pois não há expressão técnica em “economês” para isso, tratam a Previdência sem a formação ou inclusão de suas fontes de financiamento como determinado na Constituição, assim tornam-na deficitária. A CSLL - Contribuição Social sobre Lucro Líquido e a COFINS; Contribuição para Financiamento da Seguridade Social vão para o Tesouro (fiscal). A arrecadação disso daria não só para dizer que a Previdência é superavitária como também para aplicar pouco mais que o dobro daquilo que o país aplica em saúde pública anualmente. Mas como irão pagar juros decorrentes da dívida da União? E os rentistas? E porque temos essa dívida? Para fazer estradas, portos e infraestrutura ou para sustentar os gastos inúteis do Governo? 42% da dívida em 2011(pelo menos) serão gastos com, pessoal (após os aumentos fantásticos que se auto concederam) A folha de pagamentos dos servidores ativos e as aposentadorias dos inativos serão protagonista das necessidades de rolagem da dívida – que ocorrerá em 100% dos contratos, porém com taxas de juros mais altas que 2010). Em 2011 não só teremos os Deputados e Senadores mais caros do mundo, mas certamente os servidores aposentados ocupando o mesmo lugar na pirâmide da pouca vergonha. Já ganharam a alcunha de cidadãos de primeira classe; mas estão preocupados que isto seja imoral num país com 14 milhões de miseráveis? Apenas querem saber onde tiram suas carteiras de VIP.



O déficit, que é a diferença do que se arrecadou dos servidores (ativos e inativos) + a cota patronal do governo federal em 2009; foi de R$ 47 bilhões (fonte: Contabilidade governamental STF) Isto somente para os cortesões da “corte dirigente” (os Vips) – ‘somente’ 988 mil inativos do serviço público federal. Esta ‘bagatela’ equivaleu a 72% de tudo que foi gasto em saúde publica para uma nação de 190 milhões de habitantes. Os fiscalistas poupam os clientelistas do governo e estes não atacam os corporativistas incrustrados no próprio governo, pois todo mundo mama das mesmas tetas, ninguém quer matar a vaca. E o povo assiste o BBB, e a imensa maioria que pode nada faz - ri no CQC e das chulas piadas do Simão. Riem da própria desgraça.



Nós queremos que cada brasileiro se envergonhe disso. Que reaprenda ser cidadão. Que cada um faça sua parte; e que os jovens ousem; e que os pais orientem seus filhos; e que até os velhos protestem. Pois os políticos jamais se envergonharam do fazem ou fizeram, são imunes a este estado de espírito. Vergonha não faz parte da constituição moral e ética deles. Não há mais quem ache nesse país (exceção aos populistas beócios) que após os próprios elevarem ‘modestamente’ seus salários em 62% persista dentre eles algum senso de respeito para com a nação.



A cada dia a vida renasce, e nós damos corda no relógio da cidadania na expectativa de que ele toque e desperte de momento a outro os cidadãos do berçário e da inércia cívica que estamos.



E você jovens? Vocês são os 41,5 milhões de contribuintes quer queiram ou não do RGPS, os 8,4 milhões de aposentados do RGPS Urbano são as primeiras vitimas, e a cada novo que chega à aposentadoria torna-se a nova vítima e de cara pega o fator previdenciário; obra prima dos reformistas que pode reduzir 40% do valor inicial dos benefícios dos homens, e no caso das mulheres até um pouco mais. Onde estão vocês, não sabem e nada enxergam?



Numa pesquisa feita com universitários; alguns anos atrás com alunos a partir do segundo ano de qualquer curso– em mais de quatro mil jovens – apenas pouco mais de 8% tinham ouvido falar em fator previdenciário, e de todos os alunos que contribuíam para o INSS – trabalhavam e estudavam menos de 3% sabiam exatamente como esse redutor afetaria os cálculos no momento de se aposentarem. Não é fantástico viver na era da informação! Vocês jovens se interessam como os franceses, gregos, espanhóis, líbios, egípcios que foram recentemente às ruas? Não eram os aposentados que foram, mas sim jovens!



Jovens se quiserem passem essas informações aos seus amigos e colegas; que publiquem e que repassem, pois está luta é de todos que pagam impostos e contribuições previdenciárias. Esta luta é daqueles que acham que está na hora de lembrar e seguir as palavras de Kennedy: - “Não pergunte ao seu país o que ele pode fazer por você, mas responda o que você pode fazer por ele.”



Aqui se inserem todos, não se permitam a divisões criadas para enfraquecer-nos. Quem venham de todos os lados e regiões; e o que mede e distingue é quem se apraz deste chão e que de fato quer uma vida melhor; planejada; digna e não da precária aceitação do circunstancial, do vulgar e da aculturação de valores morais, éticos e familiares. Aos empresários, e em especial, para os pequenos e médios há de ser muito importante, pois são iludidos pelas grandes federações quando lhe dizem buscar e apoiar movimentos ou ações de desoneração de folha de pagamento (encargos sociais) em razão do “custo Brasil”. São vocês que pagam duas vezes e têm custos dobrados no Brasil. Pagam à seguridade social (INSS) pelo total dos proventos de seus empregados, tal qual nas grandes economias do mundo e à taxas são bem equivalentes. A diferença é que aqui quem emprega têm gastos cooperados com assistência médica (ou total) (planos de saúde) aos seus colaboradores, pois aquilo que o governo arrecada a este título vai para o Orçamento Fiscal; portanto, esta “parcela do custo Brasil” aos nossos empresários está em pagar em dobro e não é aquilo que é pago à Previdência é a parte do dobrada; trata-se da parte cobrada sem contrapartida pela incompetência e má gestão do estado. Acreditar nessa lorota de desoneração é abrir caminho para uma nova e futura CPMF.



Sabe o que vocês jovens tem que entender primordialmente? É aquilo pelo que nos, os jovens de espírito e com “um pouco mais de quilômetros rodados” estamos voluntariamente fazendo nesse Movimento. Desejamos cidadãos atuantes e cientes de que fazem parte da história que seguirá mesmo quando nos formos embora para passárgada, como dizia Manoel Bandeira – “lá eu sou amigo do rei” (a grande certeza da vida) e num lugar onde apenas levamos aquilo que amealhamos pelo SER e nunca pelo TER e que aqui ficará. Fazendo pelo próximo estarás fazendo por ti; estarás sendo parte ativa na história na tua vida, da tua missão; da tua gente o que é muito melhor e nobre cumprindo um desígnio divino, muito maior do que apenas contemplar os fatos de teu tempo.



Oswaldo Colombo Filho

Março de 2011

À minha esposa e filhas; e a todos jovens de espírito deste país.

Brasil Dignidade



www.MovimentoBrasilDignidade.blogspot.com

Participe!







Brasil Dignidade









1 comentários:

A maioria dos jovens e até muitos dos trabalhadores não faz a menor ideia do quanto estão sofrendo os atuais aposentados.

 

Postar um comentário