Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

8º CONGRESSO ESTADUAL DA FAP-MG

COLUNA DO APOSENTADO LII
laurobotelho.mg@gmail.com



O resultado do 8º Congresso Estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Minas Gerais, promovido pela Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais (FAP-MG), realizado no período de 16 a 18 deste mês, em Belo Horizonte, está sendo aguardado com muita expectativa, visto que mostrará o empenho desta comunidade para o ano de 2012 relacionado às suas pretensões salariais e outras.

Na próxima semana, darei informações sobre o ocorrido neste Congresso.

PERDA DE DIREITOS PELOS IDOSOS E DEFICIENTES

O prefeito de Ipatinga, Robson Gomes, ainda não sancionou a Lei que recupera os direitos dos idosos entre 60 e 65 anos e dos deficientes relativos ao passe-livre no Transporte Coletivo Municipal adquiridos em 2005. Segundo informações, o prazo para sancionar termina no dia 18/11/2011. Caso não o faça, a Câmara Municipal de Ipatinga já se pronunciou favorável a sancionar, por se tratar de Lei Federal e uma Lei Municipal não tem autoridade de eliminar ou fazer modificações nela e por já ter sido aprovado pela Câmara no mês passado.

REAJUSTE DE SALÁRIOS EM NOVEMBRO

Quem tem reajuste de salários em novembro, como os aposentados da Caixa dos Empregados da Usiminas, o valor do reajuste conforme o INPC – IBGE será de 6,66%, devido a inflação de outubro ter sido de 0,43%.

QUE PAÍS É ESTE: REAJUSTE DO INSS PARA OS APOSENTADOS EM 2012

Ainda está indefinido, com o Governo lutando para que os aposentados do INSS não tenham aumento acima da inflação, diferente do que vai acontecer com o salário mínimo, pedindo a seus subordinados parlamentares que não aprovem nada além da inflação. Se esta tese se vingar, teremos em 2012, mais de um milhão de novos aposentados que ganhavam acima do salário mínimo e passarão a receber este mísero salário.

O sonho do Governo e do FMI, é que todos os 28 milhões de aposentados e pensionistas recebam somente um salário mínimo mensal, para sobrar dinheiro para pagar juros maiores aos banqueiros e fazer obras super faturadas como vemos denúncias diariamente pela imprensa falada e escrita. E o que é pior, sem punição.

Por que o Governo não mexe com os aposentados da União cujo rombo é muito
grande e sabemos que os aposentados do INSS não têm rombo? É querer levar os aposentados do INSS para a miséria. Por que tanto ódio?

Hoje, cerca de 70% dos aposentados e pensionistas do INSS ganham salário mínimo. Este é um dos motivos que o nosso IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é o 84º pior do mundo, atrás da Argentina, Uruguai e Chile na América do Sul e o Governo não fala nada a respeito. Fica calado.

FUNDO 157 – CONTA BILIONÁRIA

Há mais de um bilhão de reais e 3,1 milhões de pessoas cotistas no fundo 157. A maioria desse dinheiro, pertence aos aposentados de hoje. Entre 1967 e 1983, quem pagava Imposto de Renda podia destinar uma parte para a compra de cotas do Fundo 157, que seriam resgatadas posteriormente. Caso você não se lembre de ter efetuado essa aplicação, pode fazer a pesquisa utilizando o número de seu CPF no site WWW.cvm.gov.br, no Link “Consulta do Fundo 157”.

Se você não conseguir localizar a instituição administradora do fundo, continue a pesquisa e no item “Clique aqui” encontrará uma relação com o nome do antigo e do novo administrador do Fundo 157, ao qual deverá se dirigir manifestando a sua pretensão de resgatar. Exemplificando, quem aplicou no Banco Real, o fundo foi transferido para o Banco Alfa de Investimento.

Eu tornei a transmitir esta informação por solicitação de vários aposentados que acreditam que têm direito. Você vai lidar com banqueiro. Cuidado. A Europa está quebrando e sacrificando o povo trabalhador e os aposentados para salvar os banqueiros.

Que Jesus continue nos abençoando

Lauro Botelho é vice-presidente da FAP-MG e AAPI TT

0 comentários:

Postar um comentário