Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

(VARIG/AERUS) QUEM TEM MORAL PARA FALAR EM PERDAS IRREPARÁVEIS?

DO BLOG CÃO QUE FUMA


sábado, 3 de novembro de 2012

[Varig/Aerus] Quem tem moral para falar em perdas irreparáveis?

José Carlos Bolognese
Será que foi alguma coisa que colocaram na rede pública de água? Será que a liberdade de pensamento foi abduzida durante a novela Avenida Brasil? Ou será que uma sinistra conspiração das empresas de telefonia instalou um aplicativo secreto, "Zera Neurônio" em cada conta de celular - são milhões, não? Quem sabe já venham equipados com um “mind control” que programa o cérebro do usuário para ser incapaz de responder a cretinices? Ou será um vírus na bebida campeã do país estupidamente congelando os miolos da moçada – tem “chip” no chopp?
Causa espanto que sigam sem questionamento afirmações estúpidas como essa de que... pagar – PAGAR NÃO – DEVOLVER!, o que foi surrupiado dos ex-trabalhadores e aposentados da Varig e da Transbrasil seja uma ameaça de dano e de difícil reparação para a União. Se há mais de seis anos esmagam como se fossem baratas os trabalhadores que cometeram o erro de poupar para a aposentadoria e confiar no estado, devia-se ao menos considerar esses milhares de idosos e suas famílias como uma parte da União (quiçá mais real e legítima), porém muito mais lesada e ameaçada que, em muitos casos, jamais irá recuperar o que perdeu haja vista o tempo decorrido, os falecimentos, o patrimônio perdido, a saúde prejudicada e o que se deixou de viver.
O atual (des)governo petista segue no caminho de implantar na mente dos brasileiros o esquema de uma verdade só, aquela que o partido achar que serve aos interesses da nação, como se fôssemos incapazes de pensar por conta própria. Ocorre que os brasileiros com mais de dois neurônios e que não vivem pendurados nas tetas do estado, sabem que a verdade que serve a eles, governo, é o que estiver à disposição, invariavelmente a mentira. Aqui nunca é demais recorrer de novo a Robert Musil, em “O homem sem qualidades”:
"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem"
Ora, é neste ambiente onde predomina a mentira que alguém sem ser contestado, diz que pagar o que se deve a esses ex-trabalhadores e aposentados da aviação comercial, causa prejuízo ao país. Sabendo que em boa parte da imprensa - nem tão boa - e entre “formadores de opinião”, ninguém se dá ao trabalho de pegar uma declaração idiota qualquer e ir fundo exigindo uma explicação coerente, continuam a espalhar as suas “verdades” que, sem serem rechaçadas à altura, vão corroendo aquilo que sim, faz sentido chamar de União – a cidadania.
Josef Goebbels continua fazendo seguidores...
” Uma Mentira contada mil vezes torna-se uma verdade”.
Quem nessepaíz tem moral para falar em risco-grave-de-difícil-reparação-para-a-União?
Eles?


O “petroleiro” João Cândido que só saiu do estaleiro em 2010 para servir de propaganda para a eleição (vocês sabem de quem), voltou ao estaleiro onde custou o dobro do previsto para ser construído…
As refinarias da BR apropriadas ilegalmente pelo cocalero Evo da Bolívia em maio de 2006 custaram ao Brasil U$104 milhões e mais U$30 milhões de investimento brasileiro. O boliviano ofereceu U$112 milhões, mas não pagou…
A moleza que o apedeuta deu no faturamento da Usina de Itaipu ao bispo galinha do Paraguai onerando o tesouro nacional…
O dinheiro que falta para hospitais e escolas brasileiras sendo enviado para os cubanos construírem seus metrôs e portos…
Etc…
Se num futuro remoto for feita uma investigação de fato, nossa época, principalmente os últimos dez anos, se descobrirá que foi o período em que a personagem principal de todos os dias foi o dinheiro. Dinheiro na cueca, dinheiro na mala, dinheiro público privatizado, dinheiro de enriquecimento meteórico, dinheiro - como nunca – voando para o exterior, acumulando mais milhagem do que os passageiros “frequent flyers”.
Mas para milhares de trabalhadores, o dinheiro, como ator principal, é aquele que tem um papel marcante em sinistras histórias de horror justamente por faltar – ou ser roubado – onde ele é mais necessário e foi ganho sem roubo. Uma dessas histórias de horror, mas também de irresponsabilidade fiscal, é a destruição da Varig, que na sua versão mais amarga devasta as vidas, a saúde, os direitos e os sonhos de milhares de pessoas. E na sua versão lesa-pátria carreia milhões de dólares para os estrangeiros turbinarem cada vez mais suas empresas aéreas. Essa dinheirama perdida pelo povo brasileiro daria com certeza para salvar várias vezes a Varig, empregos e aposentadorias em 2006 quando era possível.
Quem então tem moral para falar em riscos de perdas de difícil recuperação? Infelizmente para os trabalhadores de verdade, é que muitos que podem questionar e cobrar, se acovardam ou são muito bem pagos para aderir ao pensamento único.
A esperança – e ela existe – é não aceitarmos essas mentiras, insistirmos no cumprimento da sentença que já reconhece os nossos direitos usando os meios que ainda temos à disposição. Esta Internet que uso agora para chegar a vocês colegas, aos quais peço firmemente que também usem, para não cairmos num esquecimento conveniente e para desmentir esses calhordas.
Título e Texto: José Carlos Bolognese, Aeronauta aposentado e Ficha Limpa, 03-11-2012
Edição: JP

0 comentários:

Postar um comentário