Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

COLUNA DO APOSENTADO CXLIX




COLUNA  DO  APOSENTADO  CXLIX
O 1º turno eleitoral terminou. Teremos no 2º turno eleição em vários Estados e para Presidente do Brasil.

Nós, aposentados e pensionistas, temos que ficar atentos para as propostas dos candidatos  a presidente, votando conscientes naquele que tem planejamento que permitam que nossos salários tenham aumento para evitar que se aproximem do salário
mínimo ou se tornem mínimo e vermos nosso poder de compra se perder.  

Temos que pensar também coletivamente nas propostas dos candidatos.

Até o presente, a presidente Dilma, candidata a reeleição, não apresentou nenhuma proposta que merecesse nossa atenção. É continuar como está.

O candidato Aécio Neves, já apresentou algumas propostas como:

    - Reajustar a tabela do Imposto de Renda em pelo menos 10%;

   - Manter a política de valorização do salário mínimo;

   - Acabar com a reeleição;

   - Estudar o reajuste salarial para os aposentados que ganham acima do salário mínimo baseado em aumento de gastos desta categoria no ano;

   - Manter as propostas sociais de Eduardo Campos e Marina Silva, tais como: acabar com o Fator Previdenciário, passe gratuito no Transporte Coletivo Municipal para alunos de escola pública, aumentar a Verba Federal da Saúde em mais R$40 bilhões ou 10% do PIB (hoje é em torno de 6%), escola em tempo integral.   

COMO FICOU A NOSSA CÂMARA FEDERAL EM RELAÇÃO AOS PARTIDOS

A representação na Câmara Legislativa Federal após a eleição, ficou  com 28 partidos com representação, como segue:

. PT  70     . PMDB  66     . PSDB  54      . PSD  37    . PP   36      .  PSB  34   .  PR  34     . PTB     25
. DEM 22  .  PRB  21        . PDT    19       . SD    15     .PSC  12     . PROS 11   . PPS 10    . PCdoB 10
. PV    08   . PHS  05        . PSOL   05       . PTN  04    . PRP 03     . PMN  03   . PTC 02    . PSDC   02
. PEN 02   .  PSL  01        . PTdoB 01       .PRTB 01

PRÊMIO NOBEL  2014

Os ganhadores dos seis prêmios Nobel em 2014, são os seguintes:

Prêmio Nobel da PAZ – Foram dois os ganhadores: Malala Yousafzai  do Paquistão, pela sua luta para que as meninas pudessem estudar no Paquistão e em todo o mundo e Kailash Satyarthi  da Índia, pela sua luta contra o trabalho infantil.

Prêmio Nobel de LITERATURA – Patrick Modiano da França, com seus livros abraçando o tema da “memória”, especialmente na ocupação nazista da França.

Prêmio Nobel de MEDICINA – May-Britt Moser e Edvard Moser da Noruega e John O’Keefe dos Estados Unidos, que descobriram “células de localização” que revelou a existência de uma espécie de GPS dentro do cérebro.

Prêmio Nobel de FÍSICA – Shuji Nakamura, Hiroshi Amano e Isamu Akasaki do Japão, que criaram a lâmpada LED que é capaz de iluminar mais e gastar menos energia elétrica.

Prêmio Nobel de QUÍMICA – Willian E. Moerner e Eric Betzig dos Estados Unidos e Stefan W. Hell da Alemanha, pela descoberta da nanoscopia, mostrando como usar o fenômeno da fluorescência para observar interações moleculares dentro de células de um organismo.

Prêmio Nobel de Economia – Jean Tirole da França, que se dedicou a pesquisar os efeitos de cartéis, fusões e monopólios de grandes empresas, principalmente no setor bancário e telecomunicações. Ajudou os governos a desenvolverem políticas de regulação e de incentivo à competição de mercado.   

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A NOSSA SAÚDE

Leitos em hospitais públicos de 2010 a 2013: diminuiu de 359.967 leitos no Brasil para 348.392, ou seja, diminuição de 11.575 leitos (3,3%) ou supressão de 12 leitos por dia;
Leitos em hospitais privados de 2010 a 2014: aumento de 147.844 para 156.193, ou seja, aumento de  8.249 leitos (5,4%).

Hospitais existentes no Brasil: 

Público – 2.246              Filantrópico – 1.480               Privado – 3.011            Sindicato – 03

AUMENTO DESENFREADO NOS PLANOS DE SAÚDE

Estudo do IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor, mostra que será impossível pagar um Plano de Saúde daqui a 30 anos, devido aos aumentos autorizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os contratos individuais/familiares serem reajustados, sempre acima da inflação.

Entre 2.005 e 2.014, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado foi de 72,2%, os reajustes fixados para os planos individuais no mesmo período atingiram a marca de 114,8%, uma diferença de 47,7%. Desta forma, a mensalidade dos planos tende a aumentar muito acima da capacidade de pagamento do consumidor. 

Em julho de 2.014, a ANS autorizou um reajuste para estes planos em 9,68%, enquanto o IPCA acumulado no ano ficou em 6,8%. O Governo é muito bonzinho.
Devemos salientar que os planos coletivos se comportam em termos de reajuste, da mesma maneira ou até com valores muito superiores devido a ANS não participar da autorização do reajuste.

O economista do IPEA, Carlos Ocke-Reis, propõe a radicalização da regulação da ANS de forma a identificar possíveis empresas-modelo, que não valorizem somente a rentabilidade para fundamentar a política de reajuste dos planos individuais e coletivos. 

 O IDEC enviou os resultados do estudo para a ANS, a Secretaria Nacional do Consumidor (senacon), o Procon de São Paulo, o Ministério Público Federal, a Associação do Ministério Público do Consumidor e as Defensorias Públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Que Jesus continue nos abençoando.

                                                             Lauro Botelho é vice-presidente da ASTAPEN/BH   
                                                                                                                                                   18/10/2014

0 comentários:

Postar um comentário