Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

UM ORÇAMENTO ENCRENCADO

Sai Argello entra Ideli.

Impressionante o rodízio parlamentar usado e abusado nas soluções administrativas do Congresso, que deveria atuar sempre em favor da população, procurando manter em alta a soberania e o orgulho do país.

Cada vez aumenta a certeza de que o finado deputado Clodovil estava certíssimo ao apresentar um projeto de redução de 513 deputados para 250, número suficiente para o bom desempenho da Câmara dos Deputados. Idêntica redução poderia ser aplicada no Senado Federal, reduzindo o número de parlamentares de 81 para 40 senadores.

Seriam duas Casas Legislativas melhor selecionadas, menos dispendiosas para o Brasil, mais organizada, menos facilidade para corrupção e, sobretudo, mais fácil de serem fiscalizadas.

O senador Gim Argello-PTB/DF após denúncias de desvios de verbas orçamentárias, renunciou a relatoria do Orçamento, cabendo a senadora Ideli Salvatti-PT/SC a missão de substituí-lo.

Sem querer entrar no mérito da questão, se o senador é culpado ou inocente, não consigo entender como pode ser descartado um problema crucial como o dos segurados da Previdência.

Seria um tema em que o Relator teria a oportunidade de mostrar sua criatividade, toda a sua inteligência privilegiada, resolvendo um problema com sabedoria, sem usar o que até hoje é usado: causar prejuízo somente ao pobre e indefeso aposentado que ganha acima do salário mínimo, e aplicar aos que vão se aposentar o incompreensível Fator Previdenciário.

É muito mais fácil infringir danos a velhos indefesos, fragilizados, que não têm qualquer representatividade política, não fazem greves, não dão Ibope, contam com poucos defensores poderosos e, sempre algemados por um preconceito social, com remotas chances de se libertarem.

Um Relator justo e sensível ajustaria uma fonte de recursos para esses aposentados, que embora vultosa, jamais poderia ser contestada, por ser honrosa, necessária, dignificante, corretiva, restituindo direitos de velhos trabalhadores, que há treze anos consecutivos, sem direito a qualquer trégua, sofrem com humilhantes degradações no valor de sua aposentadoria.

Nenhum senador ou deputado tiveram a ousadia e coragem suficientes para por ordem nas contas da Previdência, preferindo continuar mentindo ao trabalhador brasileiro, que elas são altamente deficitárias!

Agora entra a senadora Ideli Salvatti para dar continuidade ao Orçamento/2011. Esta substituição de Relatores deixa os aposentados mais intranquilos, já que essa senadora nunca se pronunciou a favor desses velhos injustiçados, muito pelo contrário, sempre foi contrária a qualquer projeto que visasse corrigir injustiças contra aposentados.

Mas isto é passado, quem sabe agora, a senadora terá um outro procedimento, agarrando com unhas e dentes esta oportunidade de realizar um trabalho brilhante, dividindo a cota de sacrifícios igualmente entre todas as camadas da sociedade.

Felicidades para a senadora.
Almir Papalardo.

0 comentários:

Postar um comentário