Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

APOSENTADOS, QUAL É O CAMINHO?


** APOSENTADOS, QUAL É O CAMINHO? **

Almir Papalardo

Numa imaginária e hipotética adequação das aposentadorias brasileiras a uma estrada longa, tortuosa, cheias de lombadas e de péssima conservação, colhemos o seguinte registro abstrato:

* Num percurso da estrada correspondente a oito anos sob o domínio do PSDB, os aposentados e pensionistas que ganhavam acima do salário mínimo, começaram a sentir grandes obstáculos à frente, obrigando-os a andarem quase de marcha-ré. O governo de FHC desvinculou o nosso reajuste do reajuste do salário mínimo. Foi a primeira obra mal feita na estrada da aposentadoria, prejudicando os aposentados do RGPS-Urbano.

* Numa outra trajetória mais acima, de oito anos também, agora sob a administração do PT com o presidente Lula, os aposentados e pensionistas que tinham a esperança de que as lombadas existentes seriam retiradas, porque promessas de campanha não faltaram, foram iludidos por aquele presidente que ao invés de retirá-las, conservou-as, colocando mais outras lombadas, tornando o itinerário do motorista/aposentado mais insuportável. Ainda sob o domínio do PT foi feito um acréscimo de mais dois anos no percurso da estrada, agora gerenciado pela presidente Dilma, que colocou outras lombadas mais violentas ainda, tornando a viagem do ex-trabalhador mais dolorosa, mais cruel, mais desumana, pelo abandono total dos poderes constituídos que resolveram não fazer reformas na estrada.

Pois bem, neste período da estrada percorrido, temos à frente agora uma bifurcação. Em uma das trilhas desta bifurcação, está uma seta indicando PSDB. Na outra divisão, a seta indica PT. E agora, qual o caminho a seguir? Ou será melhor parar, desligar o motor e não seguir por caminho nenhum, esperando mais quantos anos sei lá, até aparecer uma outra seta indicativa de um outro partido?

Como o nosso tempo de vida é curto, sugiro aos aposentados seguirem pela rota PSDB. E por que seguir pela estrada PSDB? Porque o mal que nos foi causado pelos tucanos foi bem menor do que nos fez os petistas, além de nos enganar vergonhosamente, até porque não temos no momento outra opção.

Também acredito que o PSDB deve ter aprendido bem a lição. De 2003 até 2014, os tucanos viveram no ostracismo, ofuscado, assistindo o PT reinar absoluto, comandando desairosamente a nação, enquanto ele PSDB, outrora soberano, se sente inferiorizado, tendo de bater continência ao PT que se encontra estacionado no degrau de cima. Se não tiver aprendido a lição, de que não pode subestimar os cidadãos aposentados, voltaremos a tirá-lo do poder, porque agora já aprendemos que podemos colocar ou tirar maus governantes com a nossa arma mortífera que é nosso voto.

Lembrem-se aposentados e não apreciadores do PT: no próximo dia 07 de outubro acendamos o pavio da nossa granada para começar a explodir o Partido dos Trabalhadores.

0 comentários:

Postar um comentário