Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

RALOS PIRATAS DO ERÁRIO PÚBLICO


** RALOS PIRATAS DO ERÁRIO PÚBLICO **
 
Almir Papalardo

Vivemos numa época em que se não houvessem sérios problemas a nós constranger e a preocupar-nos, estaríamos radiantes e felizes com a magia contagiante que o futebol nos traz. Realizou-se aqui, no ano passado, a Copa das Confederações, com participação de vários países, sagrando-se a nossa seleção campeã. Menos mal até porque gastou-se BILHÕES de reais, afastando assim com um eventual fracasso, uma provável insatisfação popular, mais grave das que temos visto em manifestações de ruas. 

Agora, há apenas uma semana, será iniciada também no nosso solo, a Copa do Mundo, que só acontece de quatro em quatro anos, quando todas as nações do planeta se concentram no fabuloso evento!  Segundo dados estatísticos, foram gastos com o patrocínio da competição, cerca de 30 BILHÕES de reais!!

Abaixo segue uma planilha com os gastos efetuados com reformas e construções de novos estádios de futebol, para atender determinações da FIFA. Analisem-na com isenção de paixões,  deixando fluir somente a coerência, levando em consideração que há gastos desnecessários, quando sabemos que muitas arenas tornar-se-ão "elefantes brancos":

- Arena Amazônia - AM.........     515. milhões de reais
- Arena Baixada - PR............      330. milhões  
- Beira Rio - RS.....................      330. milhões
- Castelão - CE......................      452. milhões
- Arena Corinthians - SP.......   1.000. bilhão de reais (?!)
- Arena Dunas - RN...............      417. milhões
- Fonte Nova - BA..................      689. milhões
- Mané Garrincha - DF..........   1.500. bilhão de reais (?!) 
- Maracanã - RJ.....................   1.200. bilhão (?!)
- Mineirão - MG......................      695. milhões
- Arena Pantanal - MT............     525. milhões
- Arena Pernambuco - PE......     532. milhões
          TOTAL........................     8.185. BILHÕES de reais.

Assim, para tristeza principalmente dos aposentados que têm razões de sobra para reclamar, nunca há dinheiro suficiente para receber um percentual de reajuste melhorado, que possa minimizar um pouco a enorme defasagem na sua aposentadoria, acumulada em 17 anos por nunca receberem o mesmo índice de reajuste dado ao salário mínimo, que todos sabemos, é o menor valor corrigido para a circulação da moeda. No entanto, para engrandecerem-se perante o mundo, logo apareceram BILHÕES e bilhões de reais para realizarem tais eventos (?!) O pais que se dá ao luxo de gastar tais exorbitâncias para o futebol, não deveria nunca ter este ridículo salário minimo de 740 reais e muito menos castigar 1/3 de aposentados que se atreveram a conquistar uma aposentadoria melhorada, graças as suas contribuições maiores durante 35 anos.

0 comentários:

Postar um comentário