Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

REAJUSTE SALÁRIO MÍNIMO E BENEFÍCIOS

OPINIÃO DO LEITOR – Reajuste salário mínimo e benefícios
12/11/2010 por ASOV

Prezado senador Gim Argello,

Considerando que a vossa posição de Relator do Orçamento Nacional para o exercício de 2011, particularmente no que tange a definição do índice para correção do salário mínimo e benefícios previdenciários, exige o embasamento das suas decisões em estudos técnicos e confiáveis, é que aproveito o ensejo para encaminhar à V.Sa., análise fundamentada com pareceres, gráficos, etc., da Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social (ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) sobre a Seguridade no Brasil, mostrando que esta (a Seguridade Social – Previdência), além de estar muito melhor do que antes, no que diz respeito aos seus números, é o maior programa de distribuição de renda do país.

O que não está bem , senhor senador, é o aposentado do RGPS , que independente dos números favoráveis da Previdência e da situação econômica esplêndida que o país atravessa, não vê , governo após governo, restituído as perdas em seus benefícios ocasionadas pelas mudanças na regra de reajuste dos mesmos; pela indicação de um índice de correção que não reflete os custos da sua manutenção, o que se pode citar a título de exemplos: a não equiparação do seu benefício com base nos números de salários mínimos da época da sua aposentadoria, o preço dos medicamentos para idosos e custo com planos de saúde. Vale lembrar senhor senador, que a média dos benefícios pagos pelo INSS gira em torno dos R$ 800,00 reais, enquanto um plano de saúde básico para um idoso que conte 65 anos, não sai por menos de R$ 700,00. O que sobra?

A assistência digna que por lei deveríamos ter direito, levando-se em conta os exorbitantes impostos que pagamos, hoje na casa dos 37%%, é manchete de jornais pela sua ineficácia e descaso. Pobre do cidadão que necessite bater nessa porta.

De que nos valem, senhor senador, os trinta e cinco anos de contribuição se ao final somos ignorados por parlamentares, ministros, etc., que só enxergam déficit que não existe nas contas da Previdência, enquanto bilhões se perdem pela ineficiência de gestão dos recursos públicos nas três esferas de governos e poderes, corrupção, compadrio, juros e principais de dívidas interna e externa, etc., que se somados, segundo economistas estudiosos do assunto, ascendem à casa do trilhão de reais: algo em torno de cinco vezes o orçamento anual da Seguridade Social?

Diante dos números do estudo da ANFIP com certeza o senhor, senador eleito para defender o bem estar do seu povo, não hesitará em lutar junto aos se pares, governo (ministros do Planejamento, Trabalho e Fazenda) no sentido de reparar essa dívida vergonhosa que a nação tem com os seus cidadãos aposentados.

Nós fizemos a nossa parte.

Com o meu respeito e consideração,



Cleber Coelho

E-mail – cleber_coelho@oi.com.br

E-mail – cleber44coelho@gmail.com

Rio de Janeiro – RJ



PS. Aposentado que continua trabalhando e contribuindo para a Previdência

PS . Vide anexo ANFIP

0 comentários:

Postar um comentário