Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

O ABSTRATO DIA DO APOSENTADO


almir papalardo




** O ABSTRATO DIA DO APOSENTADO **

Como todos naturalmente já devem estar cansados de saber, o aposentado brasileiro, espantosamente, também tem o seu dia de comemoração. É o dia  24 de janeiro. Viva pois, com louvor, o trabalhador aposentado! É o único dia  do ano em que no Brasil colocam os aposentados nos píncaros da glória! Um dia só de homenagens e afagos, e os outros 364 dias de duras e impiedosas chineladas.

Houve-se então, naquele enganoso dia, dezenas de discursos inflamados, parlamentares cobrando direitos não reconhecidos dos segurados do RGPS, exigindo maior justiça para os indefesos previdenciários, enfim, todos os políticos defendem-os com grande ênfase e clamor, reconhecendo que essa categoria precisa de fato de mais proteção, maior justiça e mais carinho, Reconhecem que, como numa fileira de bois resignados para o abate, todos os aposentados que ainda ganham mais de um salario mínimo, seguem submissos e conformados como os bois que seguem indefesos para serem abatidos, através de um corredor estreito que conduz o pobre animal direto para o matadouro; é o que na realidade acontece com os aposentados. Juram os senadores/deputados nos seus discursos, num simples momento de empolgação e vedetismo, que irão acabar com este fatídico morticínio dos aposentados. 

Por fim, passado o dia 24 de janeiro, acabaram-se as enganosas homenagens para o aposentado. Já a partir do dia seguinte, voltam os velhinhos à dura realidade, acordando daquele sonho maravilhoso, voltando a ter somente pesadelos. Apagaram-se suas vans esperanças de que que os nossos direitos seriam afinal reconhecidos pelos nossos governantes. Tudo não passou de uma falsa esperança !! Passado o Dia do Aposentado, quando as homenagens foram fartas, bonitas e acima  de tudo justíssimas, mas curtíssimas só 24 horas, tudo volta a rotina anterior. Tudo regride ao velho massacre. Duvidamos que algum senador ou deputado se recorde do seu bonito discurso feito no dia anterior.

Tanto é verdade que há 16 anos esse procedimento é repetido, sem que nada de positivo seja realmente efetivado. Quando tivemos um percentual de reajuste de 108,29% em 16 anos, um outro grupo de aposentados, dois terços, pertencentes ao mesmo regime, tiveram um índice  superior de correção, de 184,67% (salário mínimo), com uma diferença a maior de 76,38%, embora sempre tivessem descontos para o INSS muito inferiores aos nossos. Onde então está a lógica disto? Me respondam os cabeças pensantes dessas equipes econômicas do governo. E chamam a isso de melhor distribuição de renda.

Enfim, o dia do Aposentado não passa de uma miragem para enganar o trabalhador, podendo vossas excelências, mandatários deste país, apagarem tudo o que aqui foi escrito, se realmente tiverem coragem, sensibilidade e um pouquinho de sentido de justiça. É só colocarem em votação os Pls 01/07, 3299/08 e 4434/08, liberando-os do aprisionamento que já perdura, perversamente, por cinco anos consecutivos. Comecem pelo Pl 01/07 que tem protocolado na Mesa Diretora da Câmara, uma petição, "Percentual Único de Correção das Aposentadorias, com 5.581 assinaturas, solicitando a sua urgente votação. Fica aqui lançado o desafio...

0 comentários:

Postar um comentário