Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

STJ E A DESAPOSENTAÇÃO


Gisele Lobato
do Agora
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) pode concluir na próxima quarta-feira o julgamento que dirá se os aposentados que trabalham podem trocar seu benefício por outro mais vantajoso, que inclua as contribuições feitas após a primeira aposentadoria.

O julgamento da troca de aposentadoria pelo STJ chegou ser iniciado no ano passado, mas foi interrompido após um pedido de vista do então ministro Teori Zavascki, que agora está no STF (Supremo Tribunal Federal).
Dos oito ministros que participaram daquela sessão, cinco já se disseram favoráveis ao direito dos aposentados, incluindo o relator, Herman Benjamin
.
Os mesmos ministros também decidiram que o segurado que troca de benefício não é obrigado a devolver toda a grana que recebeu do INSS.

Não houve um posicionamento sobre o prazo para pedir essa troca.

Apesar de a maioria dos ministros da Primeira Seção do STJ ter se pronunciado a favor da chamada "desaposentação", eles podem mudar de ideia durante o debate.

A pauta de julgamentos do STJ foi publicada anteontem no "Diário da Justiça Eletrônico", mas pode ser alterada até quarta-feira.
  • Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta quinta, 2 de maio, nas bancas

0 comentários:

Postar um comentário