Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

OS RALOS DO DESPERDÍCIO

ESTES VALORES SE REFEREM SOMENTE A SEIS ARENAS!

 Os Ralos do Desperdício


almir papalardo




** OS RALOS DO DESPERDÍCIO **

Vivemos um momento de que mais gostamos, o futebol. Realiza-se aqui a Copa das Confederações com participação de vários países, cuja duração será muito curta. Agora, conscientemente e com senso de responsabilidade, pergunta-se: Será que vai realmente compensar a vaidade de patrocinar este evento futebolístico e também a próxima Copa do Mundo em 2014?

Estará mesmo o país em condições propícias de realizar estes dois eventos dispendiosos? Como, se aqui temos sérios problemas econômicos trazendo para o povo brasileiro muito sofrimento e grandes dificuldades, com imensas deficiências em infra-estrutura, educação, saúde, moradia, segurança e aposentadoria? Cadê a sensatez? Compensa mesmo propiciar ao brasileiro um mês de alegrias e expectativas, que as disputas acirradas de futebol nos dá, quando, em contrapartida, teremos onze meses de sufoco e apreensão? 

Faz-nos lembrar na época do governo militar quando o presidente da FIFA João Havelange, ofereceu o patrocínio da Copa do Mundo ao presidente João Figueiredo, recebendo deste a seguinte resposta: "Você conhece uma favela brasileira? Você já viu a seca do nordeste? Então você acha que vou gastar dinheiro com estádios de futebol? Não, o Brasil não está em condições de patrocinar uma Copa do Mundo." Tomou uma atitude antipática com grande desgaste político perante o povo brasileiro, mas, mostrou em contrapartida, responsabilidades e integridade moral de um grande estadista. Preferiu usar o bom senso a satisfazer  seu orgulho e vaidade pessoal.  

Agora amigos, analisem o fabuloso gasto com reformas de estádios de futebol para os eventos futebolísticos  e tirem as suas conclusões isentas de paixões. Deixem fluir somente a coerência:

- Mané Garrincha - Brasília-DF......................  1.202.466.858,18
- Mineirão - Belo Horizonte-MG.....................     677.353.021,85
- Arena Pernambuco - Recife-PE...................    500.200.000,00
- Maracanã - Rio de Janeiro-RJ...................... 1.015.000.000,00
- Arena Castelão - Fortaleza-CE....................    518.606.000,00
- Arena Fonte Nova - Salvador-BA..................    591.700.000,00
                                                                     ______________

                       TOTAL................................      4,525,325,880,03 

Assim, para tristeza principalmente dos aposentados que têm razões de sobra para reclamar, nunca há dinheiro suficiente para receber um percentual de reajuste melhorado, que possa minimizar um pouco a enorme defasagem na sua aposentadoria, acumulada em 15 anos por nunca receber o mesmo índice de reajuste dado ao salário mínimo, que todos sabemos, é o menor valor corrigido para a circulação da moeda. No entanto, para engrandecerem-se perante o mundo, logo apareceram 04 bilhões e 525 milhões para realizarem tais eventos (?!) O pais que se dá ao luxo de gastar tal exorbitância para o futebol, não deveria nunca ter este ridículo salário minimo de 678 reais.

0 comentários:

Postar um comentário