Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

REAJUSTE PARA APOSENTADOS É POLÊMICA EM POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO

** AINDA SOBRE A VALORIZAÇÃO DO SM E OS APOSENTADOS **
Para quem ainda tem dúvidas do quanto os aposentados são discriminados e desprezados por esta nefasta gestão de treze anos do Partido dos Trabalhadores, publico abaixo uma repugnante sessão plenária realizada em 10 de março último, que mostra o coração empedernido dos aliados deste governo, obstruindo de modo perverso e desumano os direitos adquiridos dos velhinhos segurados do INSS. Já sabemos  que enquanto o governo federal for representado por essa dupla anti-aposentados Dilma/Lula, ou assemelhados, o aposentado que já está na reta final da vida continuará a beber só cálices amargos de vinho, até ver sua aposentadoria reduzida para apenas 01 salário mínimo! 
 É a única razão pela qual me torno até chato ao pedir teimosamente aos eleitores que em todas as eleições, unifiquem seus votos somente em candidatos da oposição. Através de uma eleição consciente e votos bem direcionados, temos a única e infalível chance de destronar esta dupla que detesta aposentados. E não devemos vacilar pensando sempre que o próximo presidente será pior do que estes dois, porque, isto é inteiramente impossível! Lembrem-se que estamos numa emergência, no Centro de Tratamento Intensivo, e já perdemos bisonhamente quatro eleições para presidente. Ou os que se dizem inconformados estão gostando de fato destes governos, ou estão acomodados e conformados, ou, como dizia Pelé, o brasileiro não sabe votar... 
   Almir Papalardo.   

10/03/2015 - 22h38Atualizado em 11/03/2015 - 23h21

Reajuste para aposentados é polêmica em política de valorização do salário mínimo

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a política de valorização do salário mínimo, mas adiou para esta quinta-feira (12) a discussão do ponto mais polêmico: as emendas que pretendem estender para aposentadorias e pensões a política de reajustes. O governo é contra e vai tentar chegar a um acordo sobre o tema, mas parte dos parlamentares defendeu de antemão o aumento para aposentados e pensionistas.
Nilson Bastian/Câmara dos Deputados
Líder do Governo na Câmara, dep. José Guimarães (PT-SP) concede entrevista
José Guimarães pediu o adiamento da decisão sobre os aposentados.
Um dos vice-líderes do governo, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) disse que aprovar a política permanente para o reajuste do salário mínimo com a inclusão dos aposentados é uma medida "demagógica" por conta do forte impacto na política econômica. "Vai iludir aposentados, que vão achar que isso será resolvido hoje", afirmou. Segundo ele, esse tipo de proposta precisa de um debate mais amplo para prosperar.
A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), explicou que a preocupação é aprovar um projeto que possa ser sancionado. "Todos defendemos a necessidade de reajustes justos para salário mínimo e Previdência, mas há preocupação de se votar algo que não seja vetado", disse.
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), foi pragmático ao tratar do tema. “Cada dia com sua agonia”, disse. Ele propôs o acordo para ser votado apenas o aumento do salário mínimo e adiada a decisão sobre os aposentados.
Guimarães lembrou que, em 2011, quando a presidente Dilma Rousseff encaminhou o projeto de uma política anual de revisão do salário, a oposição fez “um carnaval” e hoje aprova a proposta por unanimidade.
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Discussão do projeto de lei da política permanente de reajuste do salário mínimo (PL 3771/12 e apensados). Dep. Jorge Boeira (PP-SC)
Jorge Boeira defendeu a aplicação do reajuste para as aposentadorias.
Aposentados
O apelo governista, no entanto, ainda não convenceu os parlamentares. O líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), defendeu o reajuste para aposentadorias e pensões. "O governo diz que é um absurdo com a Previdência, mas, com o crescimento doPIB próximo do zero, o impacto nas contas é mínimo", disse.
André Figueiredo é relator de uma proposta sobre o tema que acabou rejeitada em Plenário em decorrência do acordo proposto pelo governo.
O deputado Moroni Torgan (DEM-CE) também defendeu o reajuste para as aposentadorias. “O governo sempre fala em rombo na Previdência, mas parece que o rombo quem fez foram os aposentados”, comentou.
O deputado Jorge Boeira (PP-SC), autor de um dos projetos sobre o tema, também é favorável ao reajuste para os aposentados. "A Previdência não é um regime de solidariedade, então nada mais justo que eles tenham direito de receber sobre o crescimento econômico", disse.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

0 comentários:

Postar um comentário