Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

APOSENTADOS PRESSIONAM POR REJUSTE

Deu no Site: Portal Clipping – Aposentados pressionam por reajuste
28/10/2010 Por ASOV
http://clippingmp.planejamento.gov.br



Às vésperas de ser conhecido o novo presidente do País, os aposentados e pensionistas do INSS apresentaram ao governo federal uma série de propostas para melhorar o valor dos benefícios previdenciários a partir do próximo ano. Foi sugerido até a criação de uma secretaria interministerial de Assuntos Relacionados ao Idoso, Aposentados e Pensionistas.

Durante o encontro com as entidades que representam os aposentados e pensionistas, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, apenas ouviu as reivindicações e tentou não se comprometer com nenhum pedido. “O compromisso do governo é manter o diálogo. Essa reunião não é uma demonstração que decisões estão sendo tomadas”, afirmou Gabas.

Segundo o ministro, as centrais vão unificar a pauta de reivindicações e até o dia 31 de dezembro o governo vai dizer o que é ou não possível fazer. Na reunião com os representantes dos aposentados ficou claro que ainda há divergência entre eles, principalmente no que diz respeito à correção dos benefícios.

Propostas. A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) pede o mesmo porcentual de reajuste do salário mínimo a todos os aposentados e pensionistas.

O Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, da Força Sindical, quer que seja criada uma política de recuperação do poder de compra dos benefícios dos que recebem mais de um salário mínimo.

Nas últimas negociações, o governo tem se mostrado contra as duas ideias.

Consenso. Na avaliação do presidente do sindicato, João Batista Inocentini, conceder um aumento igual ao do salário mínimo pode prejudicar as negociações dos trabalhadores da ativa.

“Essa é uma das divergências. Mas vamos nos reunir na próxima semana para tentarmos chegar a um consenso”, destacou Inocentini.

O sindicato ligado à Força Sindical propõe ainda a criação de um Índice Nacional de Preços para aposentados e pensionistas e isenção de Imposto de Renda.

Os representantes dos aposentados estão de acordo em um ponto. Eles defendem a extinção do fator previdenciário, criado em 1999 com o objetivo de desestimular as aposentadorias precoces.

A estratégia adotada pelos aposentados é parecida com a dos trabalhadores da ativa, que recentemente tiveram um encontro com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, com o objetivo de antecipar o debate em torno do salário mínimo.

O objetivo é aproveitar a corrida eleitoral para barganhar reajustes maiores das pensões e aposentadorias.

0 comentários:

Postar um comentário