Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

TEMOS PRESERVADAS NOSSAS INSTITUIÇÕES?

Movimento Dignidade aos Aposentados e Trabalhadores do Brasil


Oswaldo Colombo Filho

São Paulo 05 de outubro de 2010.

Lula da Silva, o presumível presidente em exercício do país, e que há seis meses em companhia de toda sua comitiva de seguranças, assessores, puxa-sacos, além do aero-lula cruza o Brasil de norte a sul de leste a oeste, fazendo campanha explícita, tal qual nunca se ouviu falar que um chefe de Estado tenha feito, à biônica Dilma Rousseff. No transcurso desta tarefa à custa do erário público, e rogando-se o dono da verdade, pois “pesquisas” indicam que tem 80% de popularidade, chamou a imprensa de inventora de fatos. Um notório atributo dos nossos jornais e revistas que publicaram cópia fac-símile de e-mails enviados de dentro do Palácio do Planalto (lugar onde raramente está, pois é um local de trabalho) marcando reunião da sua Ministra da Casa Civil com um cidadão que dias depois veio a público e denunciou a solicitação de propina para liberação de empréstimos (subsidiados também pelo erário público) do BNDES. Diga-se de passagem que Sra. Erenice - a Ministra objeto da acusação; braço direito de Dilma Rousseff e numa atribuição incomum e agora vulgar no Governo de Lula da Silva, ocupava também o cargo de Conselheira do BNDES e da Petrobras. Uma boquinha extra para cobrir o feijão das crianças. Participa desta farra nos mesmos órgãos, a do trabalho extraordinário a ex-ministra Dilma; Lobão, Paulo Bernardo; e Mantega (sem sal).

Este é o nosso poder EXECUTIVO.

O segundo Poder é o JUDICIÁRIO; aquele que em decisão inédita não decidiu nada sobre a ficha limpa, deixando a eleição para o Congresso, ocorrida ontem por mais de 130 milhões de pessoas sub judice. Um dos fatores para tanto evocado pelos nobres Ministros era de que a lei foi votada e sancionada este ano e assim deveria apenas valer a partir do próximo ano; ou seja, seguinte a sua publicação. Dias depois; a mesmo Corte, a mais alta do país, reúne-se para julgar uma interposição colocada pelo partido dos Trabalhadores a respeito dos documentos que deveriam ser apresentados pelo eleitor no momento de votar. Pedia o PT, apesar de lei sancionada há mais de um ano e regra exaustivamente divulgada pelo TSE; que fosse dispensado do eleitor a apresentação de um documento de identificação oficial com uma foto conforme a lei requeria, sendo apenas necessário o título de eleitor. Horas antes do início da eleição dá-se o veredicto, “dispensa-se o título de eleitor para votar”! Vejam que fantástico, não foi isto que o PT solicitou em sua petição; e não foi isto que outros defenderam contrariamente à posição casuística do PT; então numa decisão salomônica o STF decreta o fim do título de eleitor. Perdoem-me os portugueses, mas por aqui o pessoal tem mania de fazer piada com os patrícios lusos; esta aqui está ótima para se contar lá em Portugal. Se o título de leitor não é um dos meios identificatórios à legalidade, e status do eleitor perante a justiça eleitoral no ato de votar para que servirá ele?

Imaginem se deliberarem isto para carteira de habilitação; passaportes; afinal o ensejo é o mesmo seja temporário ou não - nada pode obstar a cidadania pelo raciocínio da nossa Suprema Corte – uma decisão Salomônica.

Em tempo no ficha limpa a decisão em aplicar para esta eleição causou estresse em alguns Ministros pois a Lei foi aprovada este ano (apesar de estar empoeirada há anos na Câmara aguardando tempo para ser apreciada pelas nobres Excelências). A mesma consideração não valeu para mudança de documentação no momento de votar. A lei foi aprovada a mais de uma ano e o STF alterou horas antes da eleição. Dois pesos duas medidas!

Terra de ninguém.

Nunca a expressão Zona Eleitoral fez tanto jus a outra expressão mais popular ainda “que ZONA” – ou “casa da mãe Joana”, ou “Mãe Rousseff”; como preferirem.

Chegamos ao glorioso Poder LEGISLATIVO, não vou comentar, pois de Tiririca a Sarney não há distância alguma; nem tampouco da candidata “mulher pera” para com outra que foi eleita por São Paulo. Que vergonha. Assim li hoje uma notícia alvissareira que o Congresso “FECHADO” por Michel Temer voltará aos trabalhos daqui um mês.

Evidentemente suas Excelências em nada foram descontadas pelo tempo não trabalhado Tão logo retomem as atividades penosas de terça às quintas, começarão as despedidas dos que se vão por não terem sido bem sucedidos em enganar o povo para conseguir a boquinha por mais quatro anos e principiam as merecidas férias ou recesso de fim de ano aos que ficaram.

Existem instituições preservadas no Brasil?

Onde estão os palhaços? Com TIRIRICA no Congresso; ou somos nós que aceitamos este estado de coisas?

Oswaldo Colombo Filho
BRASILDIGNIDADE@GMAIL.COM

0 comentários:

Postar um comentário