Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

GOVERNO DOS TRABALHADORES OU GOVERNO CONTRA OS TRABALHADORES?


Quinta-feira, 01 de Janeiro de  2015  | Ano 18 nº 6571
                    

                    
Carlos Chagas
          
GOVERNO DOS TRABALHADORES OU GOVERNO CONTRA OS TRABALHADORES?
Publicado: 1 de janeiro de 2015 às 0:00 - Atualizado às 12:16
Ao tomar posse na presidência da República, em janeiro de 1951, eleito pelo voto direto da população, no plenário do Palácio Tiradentes, no Rio, Getúlio Vargas jurou  cumprir a Constituição. Não ficou nisso. Na calçada havia sido montado um palanque, para que ele falasse a milhares de trabalhadores lá reunidos:  “hoje, estais no governo. Amanhã, sereis o governo.”

Em janeiro de 2003, empossado como o primeiro   operário que ocuparia   a presidência da República,  52 anos depois, o Lula exaltou   o fato de estar se iniciando no Brasil  o   governo dos trabalhadores. Mais ou menos, porque além dos programas sociais de caráter  assistencialista,  também foi o governo da continuação do   neoliberalismo, das  privatizações e até do mensalão. A partir de 1964 haviam sido suprimidos  dezenas de direitos trabalhistas antes criados  por Vargas, imaginando-se que o Lula iria restabelecê-los, a começar pela estabilidade no emprego. Não quis, ou não conseguiu, mas o que acontece hoje, qundo assume outro  mandato o segundo governo dos trabalhadores?

Dilma Rousseff inaugura mais quatro anos no poder sob a égide de novas  supressões  de direitos trabalhistas. Acaba de cortar  pela metade o abono salarial, o seguro desemprego, o auxilio doença, as pensões por morte do cônjuge e até benefícios a pescadores   impedidos de pescar.  Demonstra a falência do governo dos trabalhadores, jogando sobre eles  a fatura  do combate a crises econômicas.  Esperar o quê, nos próximos quatro anos, senão mais supressão de direitos, cortes nos projetos sociais, aumento de juros e desemprego? Não se espante o trabalhador se lhe forem garfados  férias, décimo-terceiro, horas extras, vale-transporte e vale-alimentação. De governo dos trabalhadores passamos  para o governo contra os trabalhadores.  Quando desfilar em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, hoje à tarde,   imaginará trabalhadores naqueles que eventualmente venham a aplaudi-la? Ou pelegos pagos pelo seu partido? A presidente   descumpre os    ideais um dia sonhados. Em vez de impulsionar  conquistas, coleciona retrocessos. Logo irá colher fracassos.
 

0 comentários:

Postar um comentário