Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

O POLÍTICO BRASILEIRO É O CADÁVER DA HONRA

Brasil Dignidade

Ao abordar um tema de tamanha verdade e alcance social como este, em nome da justiça e da própria honradez, devo estabelecer as devidas ressalvas que ponham a salvo os autênticos e honrados políticos de nossa sociedade. A bem da verdade, tais políticos são poucos, mas ainda existem e merecem nosso respeito como fecundas sementes que aguardam a oportunidade de melhores tempos para germinarem e produzirem os sazonados frutos de honradez com os quais sempre sonhamos. Os sonhos são atividades do espírito em estado de repouso e não de aniquilamento.

José de Alencar, político brasileiro que viveu longos anos em companhia de seus conterrâneos, dizia, com freqüência e com semblante carregado, que não tinha medo da morte física, mas da desonra como sucumbência da moralidade e da honra. Ele devia ter bons motivos e, mais do que motivos, bons conhecimentos diretos, colhidos da convivência política para externar tal preocupação. Com efeito, a desonra é uma morte, a pior das que mediam entre nós porque é morte da moral. E já que me atrevo a responsabilizar nossos políticos por tão ignominiosa morte, cumpre-se o dever de traçar aqui, o perfil moral destes políticos bem como trazer a público o diagnóstico cadavérico dos mesmos.

As doenças sociais, verdadeiras epidemias que infestam a classe política do Brasil são:

1 - O EGOISMO, amor extremado e exclusivo dos próprios bens e interesses. É a egolatria ou a adoração de si mesmo. Entre os bens da natureza entregues por Deus a todos só há lugar para eles, para os políticos meterem sua mão de gato.

2 – A AUSÊNCIA DE ESCRÚPULOS, de remorso ou de arrependimento pelos crimes que cometem. Nossos políticos ignoram os que não pertencem ao seu clã. A impudicícia, o cinismo, o descaramento que despreza as conveniências sociais. É a reedição da figura do grego Diógenes para quem só existia ele e o tonel onde morava com exclusividade. A hipocrisia ou afetação de uma virtude ou de um sentimento que ele não alimenta por ninguém. É o sepulcro caiado. Por fora demonstra postura impecável, por dentro não passa de matéria orgânica em decomposição. O descaso e o desrespeito pelo direito alheio e pela prática da justiça. A falta de caráter ou de definição da própria personalidade. A incapacidade para assumir e sustentar uma posição. É um vira folha, constantemente agitado pelos ventos da cobiça. O político é um mentiroso inveterado e incorrigível. Nega a verdade como se tudo fosse a mesma coisa ou produzisse os mesmos efeitos. É capaz de sustentar com a mesma impassividade de fisionomia que o cavalo BRANCO de Napoleão era PRETO. O político brasileiro é incontestavelmente ladrão confesso, que rouba até as peças intimas do vestuário feminino para tomar banho de sol em Copacabana.

Deixei por último a relação desta doença porque ela representa a síntese de todas as demais e porque reúne bem os dizeres a serem gravados na sepultura dos supra ditos desclassificados: “Aqui jaz o político brasileiro, ladrão confesso de um povo indefeso”.

A HONRA significa a consciência da própria dignidade expressa por uma vida honesta, objeto de respeito e de acatamento da comunidade. Um homem honrado é um homem digno e honesto, aceito e tido como tal pelos que tem os olhos limpos e fixos na verdade.
A honra pessoal é um bem mais precioso do que a fortuna e a ela todos tem direito, salvo prova em contrário. Ora, a imensa maioria dos brasileiros tem dos políticos o pior dos conceitos, ou seja, uma figura desonrada. Mais vale um pobre honrado do que um político debochado. A honra é um bem moral e perde-se este bem por culpa própria quando se age desonestamente ou quando se aviltando no vicio, perde-se o respeito à própria dignidade. Ela é um bem tão puro como a luz que vemos e o ar que respiramos. Só sentimos sua falta quando deles somos privados. Recuperar a honra perdida é tarefa tão árdua que, muitas vezes, faz-se mister submeter-se a uma cirurgia plástica para mudar totalmente de cara, física e moralmente.

Todos nós conhecemos estes políticos pelo jeitão deles, por seu andar de malandros. Foi esta a resposta que um estudante de entomologia deu ao seu professor que lhe perguntava se aquele besouro que ele tinha diante de si era macho ou fêmea. Ele respondeu que era macho. O professor inquiriu por que. O aluno retrucou: “Olha o jeitão dele”.

Se meu amigo aposentado deseja assistir a um notável desfile de políticos procure um necrotério onde se promove a carpidura de um dos grandes da política. Lá, o amigo terá a invejável oportunidade de assistir, com a dança dos microfones, o mais fantástico espetáculo de cinismo e hipocrisia, onde os moralmente mortos, mas fisicamente ainda vivos, tentam ressuscitar os que inapelavelmente se foram como cadáveres da HONRA e da esperança na prática do BEM.

José Cândido de Castro

Abril de 2011

Brasil Dignidade

2 comentários:

Lendo as palavras proferidas pelo professor José Cândido, eu tenho a total convicção de estar certissímo quando insisto que todos devem anular o voto. Senão vejamos. Um camarada lança um projeto que poderá melhorar a situação de APOSENTADOS, PENSIONISTAS e trabalahdores do Setor Privado. Vai à tribuna do Congresso Nacional mostra documentos que provam que não existe Déficit na Previdência Social. Consegue aos trancos e barrancos aprovação através de uma MP, no caso a de nr. 475. Aí vem um desclassificado, incompetente e veta o que foi aprovado. O mínimo que nós esperávamos do tal camarada, é que ele botasse a boca no trombone fazendo um protesto enérgico da tribuna do Congresso Nacional, conclamando o "POVO" a ir a luta. No entanto o que fez foi BORRAR as calças, e na maior cara de pau tentou de todas as formas justificar a CAGADA cometida pelo incompetente amigo. O pior que nenhum dos nobres colegas apareceu também para fazer pressão, chamando a todos para derrubar o veto. Como acreditar nessa CAMBADA? Para aprovar aumento de salários eles não gastam nem dois minutos. Todas as vezes que o assunto é aumentar salários ou melhorar a situação de APOSENTADOS, PENSIONISTAS e Trabalhadores, são inúmeros os obstáculos. Agora, para dar dinheiro ao Paraguai, o lider do Governo o tal de Cândido Gazzela, acha que seis bilhões de reais é uma ninharia. Como sujeitos desse naipe conseguem se eleger e reeleger a vontade? Infelizmente o povão só se preocupa com caranval, BBB, futebol e cervejinha gelada. Não têm a mínima preocupação com quem eles colocam no poder. Se pelo menos eles deixassem de comparecer à votação, talvez o quadro seria diferente. Não veríamos um Luiz Inácio na Presidencia e nem políticos enfiando dinheiro nas cuecas. Queira ou não, para começar a acabar com as falcatruas, o primeiro passo é anular os votos. Se 80% do eleitor fizesse isto as coisas começariam a mudar. É claro que junto teriam que vir muitas outras ações. Os Três poderes não podem continuar como estão. É um fardo muito pesado, muito caro para o bolso do contribuinte. Para acabar com o estado de coisas atual do nosso país a reforma tem de ser geral. SAbem quando isto irá acontecer? NNUUNNCCCAAAA!!!! Eu posso até ser um Zé Merda, mas trouxa não sou. A "Esperteza" de nossos políticos durará ainda por milhenios. Deitar falação, protestar via e-mails, cartas, telefonemas etc. Não conseguirá mudar nada. Como nós brasileiros não temos coragem como certos povos, o negócio e entrar na NABA e ficar calado. Afinal temos muita culpa pelos abusos cometidos pelas pseudo autoridades. Enquanto mantivermos a postura medrosa, covarde, eles jamais perderão a pose.


VM. - BH -

 

As bolsas esmolas compram muitos votos. O que não para compreender, para onde vão os votos dos aposentados, dos trabalhadores prejudicados pelo Fator Previdenciário?

 

Postar um comentário