Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

A VERDADE SOBRE A REAL SITUAÇÃO DOS APOSENTADOS




almir papalardo



 
Através das indignadas queixas e veementes  reclamações por direitos não respeitados que vemos diariamente nos blogs, murais e grupos do facebook, chega-se a conclusão que nem todos sabem o verdadeiro motivo da existência de engrenagens administrativas que trituram perversamente os aposentados do RGPS-Setor Urbano.

Cansamos de ver acusações sérias contra o governo federal que achata anualmente os nossos proventos desde o ano de 1998, praticando, assim, uma medida inconstitucional contra os aposentados indefesos.
Pelos artigos inseridos na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto do Idoso de 2003, estaria o governo sim, burlando leis que protegem os aposentados vetando qualquer defasagem nas suas aposentadorias.

No entanto o governo não estaria tão seguro de si, os outros poderes públicos já teriam partido em nossa defesa e, até os direitos humanos internacionais a quem já denunciamos, já teria nos socorrido se o Executivo não tivesse devidamente respaldado pelo procedimento grosseiro, mas legal, contrário aos nossos direitos.

Lula, arrogante como sempre foi, já dizia abertamente que não tirava um centavo sequer dos aposentados, apenas, cumpria o que as leis determinavam. Por isso, na realidade, essa má vontade contra o aposentado não é inconstitucional, embora seja na verdade, uma tremenda imoralidade.

Todas as leis vigentes no país são coordenadas pelo Poder Legislativo, que tem plenos poderes e competência total para manipulá-las, criando novas leis, modificando leis ou cancelando-as quando achar que não estão mais favorecendo a vida dos brasileiros.

Portanto, aqueles artigos acima referidos de proteção aos direitos dos aposentados, perderam a validade no dia em que o Congresso Nacional em discussão e votação plenária, desvinculou o reajuste do aposentado do reajuste do salário mínimo, criando ainda o fator previdenciário. Conseguiram, numa infeliz sessão plenária, através de votos irresponsáveis, desvirtuar aquela proteção aos direitos dos aposentados, deixando-os vulneráveis e escravos das arbitrariedades funestas do Executivo.

Há anos que venho apontando  segundo o meu entendimento, duas possíveis providências para tentarmos sair dessa arapuca que o governo central nos armou. Não sou bem compreendido, porém, não vejo outra solução e não quero cruzar os braços me conformando com a sanha desleal deste atual desgoverno, que já suplantou em muito o governo anterior com maus-tratos aos aposentados.

la.providência: Para uma boa e eficiente governabilidade há necessidade premente do equilíbrio entre as forças da situação e da oposição, para que uma força fiscalize e controle as ações da outra. Não se pode dar muita corda a uma única força, para não acontecer que esta predomine com as suas próprias vontades, oficializando medidas somente do seu próprio interesse, em detrimento dos interesses e necessidades da força contrária. Grande segmento da população pode ficar vulnerável, pagando o pato, conforme vem acontecendo com os coitados dos aposentados brasileiros. A diferença atual de forças e militantes da situação é muito desproporcional, havendo necessidade de consertamos essa discrepância nas eleições, aproveitando-se todos os votos em prol de candidatos somente da oposição. Esqueçam pelo amor Deus o desejo de esganar o PSDB. Vamos acreditar que se as forças atuantes fossem divididas meio a meio, talvez os projetos
 dos aposentados já teriam sido discutidos e votados favoravelmente. Se a Dilma ainda tivesse a coragem de vetá-los, o risco existe, os oposicionistas com forças paralelas poderiam muito bem derrubar os vetos.

2a.providência: Ainda através das eleições (nossa única e infalível arma sem necessidade de depender da boa vontade dos políticos), vamos incentivar a todos os eleitores que não simpatizam com a governança petista, que unifiquem seus votos num futuro presidente oposicionista, até porque, não existe outra alternativa. Se ainda assim, futuramente, não der certo, pelo menos, desagravados, conseguimos tirar o PT do governo. Presenteamos assim o nosso ego ferido com uma vitória sobre o atual governo, que sai sempre vitorioso nas quedas de braços com os aposentados! Com a merecida lição dado nos presunçosos petistas, teríamos novo ânimo para recomeçar a luta se necessário fosse. Otimista conforme sou, acredito que não seria preciso. Não me critiquem, porque o presente, ninguém pode adivinhar...

Uma feliz PÁSCOA para todos.

1 comentários:

A previdência social é um patrimônio dos trabalhadores brasileiros , não é do governo nem dos economistas , é um direito sagrado dos trabalhadores __ Estamos vendo um verdadeiro bombardeio a respeito da previdência , ninguém fala a verdade sobre o déficit , nem sobre as privilégiadas aposentadorias dos donos do Brasil #

 

Postar um comentário