Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

USE MÁSCARA, POR FAVOR

Os ventos da liberdade, ultimamente, começaram a soprar mais fortes sobre as cinzas da mentira e, as brasas da verdade, camufladas por estas cinzas, voltaram a expelir chispas. Deus nos manda o frio na medida dos cobertores de que dispomos para nos abrigarmos dele. Na verdade, esta poderosa MIDIA que se apossou dos mais modernos meios de comunicação com fúria de furacão e celebrou com os poderosos da corrupção e do crime a mais fraterna aliança, deparou-se repentinamente com o edredom da internet que ofereceu abrigo à verdade. Daqui para diante, os corruptos poderão até continuarem a não serem punidos porque gambá cheira gambá, mas que, pelo menos, ficarão conhecidos e cairão na alça de mira dos caçadores de marsupiais, isto, certamente, vai acontecer. Viva a internet e que Deus recompense generosamente seu inventor com milhões de anos luz.

Recentemente, postado por Hélio Fernandes e pelo Grupo Guararapes, chegaram às minhas mãos, via internet, um caminhão de revelações contra José Sarney e família que me deixaram de queixo caído. Este senhor que, até Presidente do Brasil já foi e que, na atualidade, é Presidente do Congresso Nacional, sempre viajou pelos fios dos microfones da mídia internacional com a aura de grande figura, de estadista renomado, de cidadão lisinho e impoluto, de fardão acadêmico, de Ficha Limpa, agora surge naquelas páginas como ave de rapina, saqueador do miserável estado do Maranhão, proprietário da Quinta dos Lagos em Portugal e não sei de quantas mais sujeiras que lhe conferem o diploma de homem mais corrupto do Brasil: Barbaridade... Não imaginava que houvesse tanta carniça à disposição de relativamente tão poucos urubus. Como é que a sigla de apenas um sobrenome pode abrigar tanta sujeira? E o articulista, repleto de espanto, como eu também, estamos perguntando a Policia Federal e ao Ministério Público porque não investigam os negócios de toda a família Sarney? Muitos, dentre eles, serão candidatos nas eleições de outubro. Em que cestinha de lixo foi jogada a recentemente aprovada FICHA LIMPA? Será que entre os que aprovaram a tal FICHA havia alguém na espreita para, em seguida, atirá-la na fogueira? Muita cinza está sendo arremessada aos ares e muita brasa está esquentando o chão percorrido pelo “angelical” Presidente Lula, tão inocente como Sarney que, até hoje não sabe que comprou, pagou e usou uma Quinta dos Lagos, em Portugal. A atmosfera política nacional está contaminada e cheira mal: “Jam fetet”, como disseram ao lado do túmulo de Lázaro quando estava prestes a ser ressuscitado, por Jesus Cristo. Vem, Senhor Jesus, vós que sois reconhecido pelo povo como brasileiro e como remédio infalível para todas as nossas angustias. O negócio por aqui está feio e sufocante. Até hoje e, apesar de todos os meus esforços, não consegui entender onde e como funciona o “MISTÉRIO DA INIQUIDADE” que domina o mundo, onde se localiza seu escritório, onde se reúnem seus dirigentes. Nem poderia ser de outra maneira. Ele é invisível, é uma mentalidade que pervade e contamina o espaço assim como o ar que respiramos. Nós estamos respirando corrupção. É por isto que o autor Arno Froese, em seu livro: “A última vitória de satanás” afirma ser satanás a encarnação deste MISTÉRIO que se faz visível na figura e na ação dos governantes por ele dominados e manipulados. Satanás é o grande alimentador da corrupção.

Este é o mais grave aspecto desta praga, desta epidemia porque ela vem de cima para baixo. Ela se localiza na cabeça dos governantes e se espalha, por gravidade, em todo o sistema social de nosso povo. A malícia e a maldade se fundem com os miolos dos poderosos e desta fusão resulta a iniqüidade. O povo simples, nada mais, nada menos, é a grande vitima desta miscelânea ideológica que nivela e imobiliza a consciência dos que dominam os impérios do mundo. São estes impérios que satanás ofereceu a Jesus Cristo no dia das tentações (Mt.14,8) na hipótese de que ELE, prostrado, se sujeitasse a adorá-lo. Esta é a grande pretensão do demônio, ser adorado pelo próprio Deus. As pretensões do Presidente Lula não divergem muito destas do Rei das Trevas, quando ele se arvora em dono absoluto do Brasil. POVO BRASILEIRO, nesta terra de Santa Cruz onde nascemos e vivemos há inúmeros representantes deste “mistério da iniqüidade” em plena atividade. Falam, agem, impõem suas vontades, como se fossem deuses, oferecendo impérios a quem se sujeite a adorá-los. Os dias da escatologia estão cada vez mais próximos. A umidade relativa dos bons costumes está muito baixa e corremos o risco de asfixia moral. Por isto eu lhes digo meus amigos aposentados, USEM MÁSCARA. A máscara que tem a forma de V, do VOTO, para se defender do contágio da epidemia política que se infiltra por ai em forma de L+D nas camadas menos imunizadas pela vacina do voto consciente.

Você, meu amigo, acredite, se quiser, porque você AINDA é livre, graças a Deus. O que você NÃO É livre para fazer é FECHAR OS OLHOS e tapar o NARIZ para a REALIDADE gritante que ai está: Cinzas que ofuscam e mau cheiro que sufoca.

Estava para encerrar aqui meu pronunciamento, quando ocorreu-me algo de importante, para esta campanha de imunização moral. Os aposentados e pensionistas, até o presente, estão na luta, praticamente sozinhos. Ninguém, nem candidatos à Presidência, nem entidades de classe, nem franco atiradores, assumiu, publica e decididamente, sem rodeios, sua incondicional decisão de sair a campo, para o que der e vier, em defesa da terceira idade. Excluo desta queixa aqueles Senadores e Deputados que, realmente, desembainharam suas espadas em nossa defesa.

É preciso que fique bem claro que esta luta dos aposentados não é política, mas defesa de DIREITOS. A política deveria estar a serviço dos direitos e não o contrário. Terceira idade é um dos compartimentos do edifício humano, onde moram vidas e não depósito de sucata. Como tal é objeto das preocupações e dos cuidados de todos e, principalmente do respeito à vida como um todo. Lidamos com direitos, com moralidade e, consequentemente, com sentimentos religiosos. Foi por isto que me veio à mente o que se encontra no Canon 212,3 do Código de Direito Canônico e que transcrevo para maior clareza do que pretendo.

“De acordo com a ciência e a competência e o prestígio de que gozam, tem o direito e, às vezes, até o dever de manifestar aos Pastores Sagrados a própria opinião sobre o que afeta o bem da Igreja e, ressalvando a integridade da fé e dos costumes e da reverência para com os Pastores, levando em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas dêem a conhecer essa sua opinião também aos outros fieis”.

Naturalmente, como católico, eu me dirijo ao órgão máximo de representação da Igreja Católica no Brasil CNBB, mas não excluo de minhas preocupações os membros do Conselho de Igrejas Cristãs aqui existentes.

Este assunto dos idosos é grave, é urgente e é dever de todos a ele se dedicar. O comentarista deste Canon acrescenta que, “Ao direito dos fiéis de apresentar suas necessidades e suas opiniões aos Pastores, corresponde o dever destes de acolher com interesse estas manifestações e de submetê-las a estudo sério”. Evidentemente não pretendo extrapolar um milímetro, sequer, do que sugere o Canon citado, nem, muito menos, dizer aos senhores Bispos o que devem fazer porque são Pastores e sabem que o LOBO está rondando o aprisco. Como ovelha aposentada, ouço todos os dias, os uivos do lobo ameaçando o redil. Confiamos, contudo, na fé de mártires dos Pastores, cuja voz queremos ouvir em nossa defesa. Ao levantar sua voz os senhores Bispos não estarão se envolvendo em política, mas esgrimindo sua autoridade para advertir aos governantes que respeitem o que pertence a Deus e se contentem com o que é de César. Respeitar DIREITOS não significa arrecadar impostos, mas cumprir com o mandamento de amar o próximo, notadamente, o próximo aposentado, cujo suor é pão de cada dia e o que há de mais sagrado.

Esperamos que nossos pastores se sensibilizem e se juntem a nós nesta luta que antes de mais nada, significa luta dos filhos de Deus pela vida e pelo direito de servi-lo.

Estamos confiantes.

José Cândido de Castro
Julho de 2010

0 comentários:

Postar um comentário