Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

COLUNA DO APOSENTADO CXL





                                                                                                   laurobotelho.mg@gmail.com
IDOSOS  E  SPC

Segundo o SPC Brasil, em cada quatro cadastros negativos, um pertence ao consumidor acima de 65 anos de idade. Devemos lembrar que o cadastro contabiliza dívidas com atraso no pagamento superior a 90 dias.

Em relação a inadimplência de idosos, as principais causas são:
- aumento de despesas com remédios;
- aumento de despesas com planos de saúde;
- facilidade para contrair empréstimo consignado;
- despesas com filhos e netos.

Concluindo, os idosos são cerca de 15,5 milhões no Brasil, ou 7,8% de nossa população e suas dívidas são 25% deste total, o que é uma situação desagradável e o que é pior, com os Governos se preocupando pouco com eles. 

POR QUE O POVO É CONTRA A COPA NO BRASIL

Sabemos que a maioria da população do Brasil não queria a Copa do Mundo  no Brasil, inclusive usaram palavras ofensivas fortes contra a presidente Dilma na abertura no Itaquerão, em  São Paulo e no Mineirão, em Minas Gerais. Tivemos alguns esclarecimentos dos motivos através da imprensa falada e escrita, muitas vezes fazendo entrevista com alguns participantes desses movimentos. 

1 - Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST): segundo o coordenador do movimento em São Paulo, 250.000 pessoas foram desalojadas de suas casas, sendo que aqueles que receberam indenização, o valor foi insuficiente para adquirir outra moradia ou terreno. A finalidade foi para se fazer obras para atender as exigências da FIFA no entorno dos 12 estádios e melhorar suas vias de acesso. Não houve respeito ao povo mais pobre.

2 – O diálogo entre um pai tentando tirar o filho mascarado de 16 anos, à cerca de 10 dias atrás, em São Paulo, durante um manifesto contra a Copa, transmitido pela TV. O diálogo foi mais ou menos assim: 

Pai: filho tire esta máscara e vamos para casa que é o seu lugar.  

Filho: pai eu quero fazer alguma coisa para ajudar, eu estou fazendo a minha parte, lutando para que eles, os políticos ouçam a voz dos excluídos. Tem gente morrendo na porta dos hospitais e ninguém faz nada. A corrupção é grande e ninguém faz nada. Se não for pela violência eles não vão nos atender. Não precisava ter a COPA no Brasil. Querem fazer as coisas sem perguntar ao povo, gastando bilhões do dinheiro do povo. Tem muita gente morrendo nas portas dos hospitais, sem atendimento. O povo quer mais hospitais e outras coisas, querem que cuidem de sua saúde com o nosso dinheiro. È o que o povo quer.

Pai: existem outras maneiras de se conseguir sem o uso da força e quebradeira. Isto não é correto. Tirou a máscara do filho e implorou para que ele o acompanhasse, o que aconteceu a contragosto. 

3 – Movimento Passe Livre.

Existem várias cidades cujo transporte coletivo é gratuito. O Movimento Passe Livre  sabe da existência dessa conquista social e querem também o benefício. O dinheiro que os Governos utilizam é do povo e eles têm que dar prioridade aos anseios do povo.
Sabemos que o transporte municipal é muito caro, afetando financeiramente o pequeno salário que os trabalhadores recebem. Muitos alegam que os aumentos na passagem são autorizados sem uma demonstração da planilha de custo das empresas junto ao trabalhador. O que existe, é uma Comissão decidindo, cuja maioria vota com o Governo.
4 – O POVO MOSTRA O QUE QUER

Por várias vezes, principalmente em junho de 2013, o povo demonstrou através de grandes manifestações, quais deveriam ser os procedimentos dos governos diante das necessidades por eles informadas através de cartazes e outros meios. Parece que os governos não entenderam ou não quiseram entender.

Vamos listar as principais captadas nos movimentos. São as seguintes:
- Direito ao acesso à Saúde para todos;
- Melhorar o nível da educação custeada pelos governos;
- Melhoria no transporte coletivo municipal em quantidade, qualidade e custo;
- Melhorar o sistema de infraestrutura nacional;
- Melhorar o nosso Sistema de Segurança;
- Evitar a corrupção escancarada no Brasil através de punição e devolução do dinheiro;
- Que haja mais respeito pelo Governo junto aos aposentados.
Que Jesus continue nos abençoando.

                            Lauro Botelho é vice-presidente da ASTAPEN                               19/06/2014

0 comentários:

Postar um comentário