Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

COLUNA DO APOSENTADO CXLII



COLUNA  DO  APOSENTADO  CXLII

COPA DO MUNDO: E SE FOSSE PELO SUS

Em conversa com um aposentado, surgiu a pergunta: se o jogador Neymar, não fosse o da seleção brasileira que acidentou no jogo contra a seleção da Colômbia e sim um jogador não profissional, de poucos recursos financeiros e sem ajuda de intermediários, como seria o atendimento?

Neymar sai de campo chorando com dores fortes na coluna vertebral e imediatamente é encaminhado para um hospital público através do SAMU. Lá, preenche a ficha de entrada para uma avaliação inicial, que após uma espera de algum tempo em função de não se tratar de caso de vida ou morte, é atendido.

É examinado por um médico que o orienta para amenizar a dor e sugere que consulte um especialista que solicitará diversos exames (procedimentos) para uma avaliação mais profunda. No próximo dia útil, Neymar dirige-se a um Posto de Saúde para marcar a consulta. Quando consegue, o seu médico depois de avaliá-lo, pede vários exames.

Após aguardar uns meses, faz os exames e marca finalmente sua consulta com todos os exames solicitados, que pode durar meses. 

Neymar comparece ao consultório médico para a avaliação final de seu problema. Foram recomendados vários procedimentos para sua recuperação total, o que fará também pelo SUS. É outro problema que terá de enfrentar. 

Considerando a liberação dos exames, a consulta com o médico especialista e o término do tratamento, é difícil prever quanto tempo vai transcorrer, visto o nosso Sistema de Saúde ser altamente deficiente na maioria dos casos. Se você duvida, ainda não viveu essa experiência, converse com algumas pessoas que passaram por situação similar ou veja na imprensa falada e escrita diariamente e vai se sentir irado pelo pouco caso que nossos governantes têm para com o povo, mesmo sabendo que o dinheiro é do povo.

Concluindo, se você não tiver um Plano de Saúde, a melhor alternativa é entrar na Justiça com Mandato de Segurança obrigando o governante a providenciar o tratamento para a sua cura, pois esse é um direito constitucional. Neste caso, você vai arcar com a despesa do Advogado para conseguir que o Governo com o dinheiro do povo, providencie de imediato, os procedimentos para a sua recuperação.

Os nossos governantes têm o hospital Sírio Libanês e outros de primeiro mundo para se tratarem de imediato, enquanto para o povo, disponibilizam o SUS.

AMOR E ÓDIO

São dois sentimentos que o povo brasileiro mostra em seu coração.

Amor pelo seu país, pelo seu povo, pelo futebol e pela sua seleção.

Ódio pela corrupção deslavada que assola o país, com obras superfaturadas, a saúde em estado quase de calamidade pública, a educação atrasada em pelo menos duas décadas diante de países mais desenvolvidos, mobilidade urbana desestruturada, deficiente e cara para o trabalhador brasileiro por falta de investimentos visando o bem-estar do povo, uma segurança falha e uma infra-estrutura sem planejamento e direcionada para caminhos nem sempre o melhor.

SISTEMA BIOMÉTRICO

Na eleição de 2018, todos os estados brasileiros deverão usar o sistema biométrico.
A biometria identifica e registra o voto a partir da impressão digital do eleitor. Somente neste ano, segundo estimativa do TSE, ao menos 21 milhões dos 23 milhões de eleitores cadastrados usarão a urna biométrica.

Trata-se de um grande avanço, mas ainda não permite que o eleitor veja em quem votou como já acontece em outros países que estão mais evoluídos. Suas urnas são mais confiáveis, por dificultar os  hackers de  invadirem o seu sistema. 

Na internet, temos muitas denúncias e comentários que nossas urnas podem ser facilmente violadas para favorecer candidatos.

RUI BARBOSA NOS ESCLARECE 

Há tantos burros mandando em homens de inteligência que às vezes fico pensando se a burrice não será uma ciência. Será que serve para nós nos dias atuais?

O VOTO

Vamos votar consciente, em candidatos ficha limpa e que estejam comprometidos com a causa dos aposentados e pensionistas, trabalhadores da ativa e com planejamento voltado para nossas deficiências como mostrado acima quando falamos do ódio dos brasileiros.

Que Jesus continue nos abençoando.

                                                                        Lauro Botelho é vice-presidente da ASTAPEN-BH 
                                                                                                                                                                24/o7/2014    

0 comentários:

Postar um comentário