Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

ESCLARECENDO DÚVIDAS

*** ESCLARECENDO DÚVIDAS ***
Almir Papalardo

Devido minhas postagens suscitarem dúvidas perante muitos amigos aposentados, que chegam a ficar contrariados com meus argumentos, vou tentar explicá-los mais detalhadamente, procurando oferecer nova visão para  justificar o meu modo de pensar, que acredito, afastará qualquer motivo para raiva injustificada dos meus discordantes.

Porque prefiro a volta do PSDB à permanência do PT no poder:

     Todos os aposentados sabem que foi FHC/PSDB quem iniciou os maus-tratos aos aposentados. Todos sabem também que Lula/PT para conquistar os votos dos aposentados enganou-nos descaradamente, prometendo devolver perdas que eram de 22,39% e dar-nos uma aposentadoria igual a dos aposentados europeus. Foi muito mais perverso que FHC que nunca nos prometeu nada! Além de nos ludibriar com mentiras, Lula tirou-nos nos na sua gestão  e no primeiro mandato da sua pupila Dilma, mais do que o dobro, ou seja, 55,21%. Além de ter vetado covardemente um reajuste de 16,67% dado aos aposentados pelos congressistas, para diminuir a grande defasagem, e o fim do próprio fator previdenciário, que ele tanto condenava em campanhas.
 
Agora, amigos radicais, me contestam: "Por que votar no candidato tucano que é do mesmo partido de FHC? Se ele sair eleito manterá a mesma política contrária aos nossos direitos". Até pode ser, embora existam dúvidas se ele manterá ou não a mesma política anti-aposentado.
 
 
Ora, para ficar sem sermos atendidos tanto pela situação como pela oposição, ainda é preferível que façamos a troca nas eleições, por questão de amor próprio, desagravo, e dando um troco merecido na governança petista, que não acredita que podemos tirar o poderoso PT do governo através dos votos. Portanto, já me dou por muito satisfeito se conseguirmos cumprir a ameaça de destroná-los! Ficarei, sinceramente, de alma mais leve e lavada... 

Porque discordo do voto nulo, motivo de vários debates entre aposentados:

É óbvio que aqueles que sugerem o "voto nulo" estão pensando numa alternativa que seria pertinente e até elogiável. Dar-se-ia a atual safra de políticos a nossa total desaprovação pelas suas condutas parlamentares, onde vê-se que a maioria legisla em benefício próprio. Até concordaria em anular meu voto se o voto nulo fosse autenticado, considerado e inserido nas leis eleitorais, valendo como forma de repulsa do eleitor pelos candidatos disputantes. Se superasse na apuração todos os demais votos, a eleição seria nula e marcada uma nova eleição com novos candidatos. Aí concordo, a iniciativa mereceria ser considerada e estudada. No atual momento acreditar-se que se consiga um grande percentual de votos nulos, é aceitar na própria existência de Papai Noel. Não dando o voto para o candidato oposicionista, estamos reforçando por tabela as vantagens dos petistas, que têm um grande percentual garantido pelos seus fieis e adoradores eleitores.

Por que defendo o senador Paulo Paim, outro grande motivo de ásperos debates:

Está mais do que provado que o pobre aposentado que não tem nenhuma representatividade política, não dá ibope, não pode fazer ameaças de greve, a maioria não faz mais uso do seu direito ao voto, quando nem os trabalhadores ativos como ainda 2/3 de aposentados não nos apoiam, não podemos nos dar ao luxo de esnobar parlamentares que falam, mesmo que insinceramente o que não acredito, referindo-se aos nossos cruciais problemas. Paulo Paim é o único que fala diariamente a nosso favor (segundo alguns um demagogo), sendo uma perigosa imprudência criticá-lo. Enquanto estiver falando a nosso favor, devemos apoiá-lo, e aqueles que nele não acreditam, neguem seus votos a ele nas eleições. Portanto, se ele não for sincero, ainda é um mal necessário, mantendo sempre nossos problemas no topo da mídia, evitando que sejamos de fato totalmente esquecidos. Lembrem-se que é dele os nossos projetos 01/07, 3299/08 e 4434/08, que poderão a qualquer momento, mesmo que seja por obra de um "aborto da natureza", serem aprovados pela Câmara. Atualmente, entre os 594 parlamentares do Congresso, só temos uns quatro ou cinco que ainda nos dão apoio. Não podemos desprezá-los. A nossa tática mais acertada é procurar aumentar o número de nossos defensores.


Espero que agora me entendam melhor e, se mesmo assim ainda me condenarem, não relevando minhas novas e humildes explicações, que então "atirem a primeira pedra"...

1 comentários:

Parece ser um contrasenso votar no PSDB (tirando, portanto, poder de fogo do PT) mas elegendo o Paulo Paim que é do PT. Se o trabalho que ele faz é importante, igualmente importante é que tenha força em quantas esferas forem necessárias.

Além disso, votar no PSDB "por questão de amor próprio, desagravo, e dando um troco merecido na governança petista" é vontade conduzida de forma passional, como a de torcida uniformizada por um time de futebol. Qual a razão? Haver rotatividade no poder? Mas não vi o mesmo neste blog empenho semelhante contra o governo paulista onde o PSDB já está há bem mais tempo e onde patrocinou escândalos ainda maiores que o do PT.

Eu dou uma razão do por que NÃO votar no PSDB, uma razão, aliás que tem muito a ver com o trabalho do Paulo Paim.

O PSDB é, sem dúvida, o partido que traz para si os direitos de defesa dos princípios neoliberais. Não à toa é que Aécio recebeu apoio da revista britânica The Economist. E o que prega o neoliberalismo? Pode-se falar em um tripé: privatização (FHC foi o sonho da revista para seus leitores), baixos salários e aposentadorias reduzidas. Recentemente a revista publicou em matéria de capa uma longa defesa à tese de que a culpa pela crise enfrentada pelos europeus era tanto das folhas de pagamento como dos proventos dos aposentados. Outro ideal neoliberal (veja EUA) é o fim dos serviços gratuitos de saúde oferecidos pelo Estado.

 

Postar um comentário