Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

CARTA AO CANDIDATO JOSÉ SERRA




Movimento Dignidade aos Aposentados e Trabalhadores do Brasil
Página 1 de 2

Carta ao Candidato José Serra 27/08/2010
Movimento Dignidade aos Aposentados e Trabalhadores do Brasil
São Paulo, 27 de agosto de 2008.

Ao
Comitê do candidato José Serra
Prezado Governador Serra

Prezado senhor

Foram inúmeras as proposições que este Movimento encaminhou e não recebeu desse comitê retorno e consideração. Ontem, após meu público manifesto de desencanto, recebi incontáveis e-mails de apoio e solidariedade. São muitos brasileiros de todas as partes do país, que se propuseram, e lutam por uma causa digna e que esperavam encontrar nas entidades, e nas instituições políticas além da sociedade civil, homens de caráter probo e afinados com os justos anseios e direitos da nação expressos por este Movimento cívico.

Nada, além disso, os moveu. São corações e mentes em torno de um ideal que lhes têm motivado a bom tempo no exercício da cidadania. Bem sabe V.Exa., que o conceito de cidadania é arraigado à noção de direitos; à impostação consciente de obrigações e por decorrência exige alto nivelamento moral da sociedade e de seus representantes. Cidadania não é um dote, ou até mesmo um atributo natural; decorre de um processo educacional formal, e que este país não tem; pois enquanto o mundo todo se preocupou no século passado em dar educação básica aqui nos glorificamos em dar ensino superior gratuito, e que quem normalmente aufere direito a cursá-lo poderia pagar por ele. Decorre ainda de um processo educacional no íntimo das famílias, e que no Brasil cada vez mais se desagrega fruto de uma série de fatores, inclusive pela falta de educação formal; e que assim mantém o já famigerado círculo vicioso da miserabilização do intelecto e de todos os valores da sociedade.

Tão apenas ressaltei a cidadania, pois é um dos pilares da ordem democrática e da liberdade. A perda da cidadania e da identidade de uma sociedade para com seus valores éticos, morais e até pela influência na aculturação de valores - nos trás exemplos históricos do cerceamento da liberdade. Não me refiro a regimes de extrema direita ou extrema esquerda, mas a ambos; pois a técnica de domínio é a mesma.

Não vimos em V.Exa., ou em vosso programa de governo, manifesta identidade com nossa causa; e causas são o que atraem pessoas como as que descrevi acima. Pessoas assim engajadas propalam opiniões e se envolvem voluntariamente na consecução do objetivo.

Ao objetivo explícito de nossa causa; os parlamentares de vosso partido, com raríssimas exceções, foram uma decepção nos dois últimos mandatos; alías foi a bancada mais alienada e que sequer respondia ou participava ao debate. Certamente este é um dos motivos que mesmo muito prejudicados os trabalhadores e aposentados acompanham o voto indicado por deputados e partidos em direção à candidata governista; - pois se o governo nada fez; o PSDB como oposição (e em situação obrigatória) menos fez ainda. Poderíamos concluir, pelo
Movimento Dignidade aos Aposentados e Trabalhadores do Brasil menos em parte, que se vencerem as eleições – não foram eles que ganharam pelo que fizeram; mas foi a oposição que perdeu pelo que não fez.

Falta um mês para as eleições, e se houver de fato em vosso plano de governo algo além de falácias, como todas demais campanhas até agora também e somente propuseram, peço-lhe que coloque à vista. Ensina-nos o evangelho de Cristo - “Não coloqueis o candelabro debaixo do alqueire” – se houver luz, prezado senhor ela deve ser erguida e posta a iluminar a todos e a tudo que possa revelar ao nosso povo qual é o melhor desígnio a se cumprir. Deus nos deu o livre arbítrio; e a alguns, como V.Exa. confiou uma missão de chegar onde está para um propósito muito significativo.

Certamente, e por impostar-se como candidato ao cargo máximo e liderar a nação, trata-se de alguém com a oportunidade de elevar o tom do debate em prol da dignidade e com apresentação concreta de sua personalidade e planos concretos que pretende cumprir. Como V.Exa. sou economista; originário do mesmo bairro e cidade e bem sei que quatro ou cinco planos de ação e com apresentação concreta de números, efeitos, fontes de recursos, e envio de leis para eventual aprovação e complemento - podem muito bem ser apresentados e expressos pela internet com muita dinâmica, e até mesmo veiculados na imprensa.

Não me decepciono com candidato José Serra; decepciono-me profundamente pela campanha; pela falta de proposições lógicas de idéias; pautadas pela demonstração inequívoca de um plano de governo básico, sendo que sequer uma palavra foi dada aos aposentados e trabalhadores da iniciativa privada que são roubados pela política implantada por FHC, e pela qual Lula da Silva e Dilma ratificaram (assim como Marina). Creio mesmo ser impossível que qualquer de seus assessores não soube indicar este contraponto, e desta forma milhões de famílias que poderiam apoiá-lo não o fazem.

Prezado senhor, lamentável não será apenas a vitória do clientelismo, da corrupção reinante, e do corporativismo, será para nós brasileiros DIGNOS a derrota sem luta daqueles que esperávamos que conosco estivessem ombro a ombro na mudança deste país.

Nossos ideais e vida tem raízes em “outro Brasil”; - aquele dos nossos pais; aquele que saiu às ruas conclamando o desejo de escolher seus governantes, e que da mesma forma o fez para o impeachment de um Presidente; e que de fato foi um delituoso barato perto do que têm ocorrido e cuja oposição locupletou pela incompetência exacerbada e anuência descarada.

Respeitosamente, Oswaldo Colombo Filho Membro fundador Movimento Brasil Dignidade

2 comentários:

Nos brasileiros nao podemos permitir que o nosso pais tenha como presidente uma pessoa com um passado como a Senhora Dilma!
O Presidente Lula foi infeliz em indicar a candidatura de uma pessoa acobertada por ter cometido "crimes politicos"!
Meu respeito ao Senhor Oswaldo Colombo Filho Membro fundador Movimento Brasil Dignidade

 

Olá meu grande ilustre futuro Presidente, estou torcendo para que o sr. em 2011, será nosso Presidente. Chega de 8 anos do governo Lula passando por cima das Leis e prejudicando a classe trabalhadora, admiro ele um operário que passou por muitas dificuldades agora, nos prejudicando. Passou 8 anos para nos dar um mísero aumento. No entanto, estou certo,assim como a maioria dos brasileiros iremos fazer o impossível de vê-lo no Palácio do Planalto. Avante Serra!

 

Postar um comentário