Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

MINISTRO DA PREVIDÊNCIA DIZ QUE FALAR EM DÉFICIT NO SETOR É EQUÍVOCO

Amigos,

Acredito que o nosso trabalho está dando algum resultado. Agora são eles que já admitem que houve "equívoco." Quando tratavam de melhorar a situação dos aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo, alegavam que a Previdência é deficitária. Há anos que sabemos que isto não é verdade e alardeamos para todo o Brasil.

Durante toda a discussão dos PL's do Senador Paim, a Câmara dos Deputados só tinha como argumento, o "déficit" da Previdência, com defesas do governo até ridículas e perniciosas (Cândido Vaccarezza, José Jenoíno e tantos outros), "se o governo der mais, a Previdência quebra," diziam os torturadores de "velhinhos". Os noticiários da TV, Rádio e Jornais, quando tratam deste assunto, a primeira coisa a ser dita e/ou escrita, é: "O déficit da Previdência," se o governo ceder, quebra a Previdência.

Com este falso argumento, o Presidente Luiz Inácio, após um bom período de tortura aos “velhinhos” e aos trabalhadores da ativa, futuros aposentados, VETOU a derrubada do maldito Fator Previdenciário.

É uma pena que passaram-se oito anos para eles reconhecerem que estavam errados. Pelo “equívoco,” nos levaram:

FHC: 18,.77%, além da instituição do maldito Fator Previdenciário;
Luiz Inácio: 44,33%, além de vetar a derrubada do maldito Fator Previdenciário.

Com essa dica, sem querer, eles abriram uma oportunidade para reavermos na JUSTIÇA, as nossas perdas.

Está aqui, uma idéia para o Movimento Dignidade aos Aposentados e Trabalhadores do Brasil, para a COBAP, Federações e Associações de Aposentados e Pensionistas, correr atrás do prejuízo, já que, mesmo admitindo o erro, eles não devolverão amistosamente o que nos roubaram.

Sei que muitos poderão achar que o processo é demorado e que poderá não valer à pena. Eu respondo que estou aposentado a vinte e um anos e só tenho acumulado perdas.
Coloco este assunto em discussão entre nós, os interessados.

Odoaldo Passos
Aposentado/Belém-PA



Deu no Site: ANFIP – Ministro da Previdência diz que falar em déficit no setor é equívoco, afirma Agência Brasil
20/09/2010 por ASOV 5 comentários
http://www.anfip.org.br

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, afirmou hoje (20) que é um conceito equivocado falar em déficit da Previdência Social, pois a diferença entre o que é arrecadado e as despesas só é negativa quando contabilizados os benefícios rurais.
Segundo informações da Agência Brasil, Gabas ressaltou que, desde o início do ano, a Previdência começou a acumular superávits. No entanto, estudos da ANFIP comprovam que esse resultado positivo é anterior ao ano corrente.
No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o superávit no regime urbano, de acordo com Gabas, foi de R$ 5,910 bilhões. O ministro atribuiu o resultado ao bom momento da economia. “Com o crescimento da economia, o crescimento do mercado de trabalho, as formalizações, os novos empregos, a arrecadação melhorou bastante e as despesas estão equacionadas”.
Já no regime rural, o déficit foi de R$ 3,7 bilhões em agosto, 8,6% a mais do que em julho. Mas, mesmo em relação aos benefícios rurais, Gabas prefere não falar em déficit. “No rural [regime de previdência dos trabalhadores do campo], não há que se falar em déficit porque a Constituição de 88 criou um sistema de proteção que é subsidiado, por natureza. Não existe nenhuma chance, nem foi pensado pelos constituintes que o regime rural fosse autossustentável. As contribuições necessárias para fazer frente ao pagamento dos benefícios rurais são transferidas do Tesouro e, nessa transferência, é que se entende que há a cobertura de um rombo”, explicou o ministro.
Ele ressaltou que, diante disso, é possível afirmar que, na Previdência, “não há rombo ou déficit: o setor urbano acumula superávit e o setor rural é subsidiado pelo Tesouro”.

0 comentários:

Postar um comentário