Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

SINDIFISCO DEFENDE PREVIDÊNCIA NO JORNAL O GLOBO

Deu no Site: SINDIFISCO 13/09/2010 por ASOV

http://www.sindifisconacional.org.br



Foi publicado no jornal O Globo desta segunda-feira (13/9) o artigo Não há desequilíbrio, no qual o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, defende a Previdência Social. O sindicalista responde editorial do próprio veículo, publicado em 17 de junho, e ressalta a necessidade do aprimoramento do sistema previdenciário brasileiro e da melhoria de qualidade do serviço prestado.

De acordo com o presidente do Sindifisco, no editorial, o jornal afirma que o “déficit” da Previdência, neste ano de 2010, chegará a R$ 50 bilhões. “Quando se aponta para um suposto déficit, a base de cálculo compara somente o arrecadado em contribuição previdenciária na folha de salários dos trabalhadores contra o que é pago pelo sistema a aposentados e pensionistas. No entanto, a Previdência é financiada por uma base arrecadatória muito maior e historicamente superavitária, a chamada conta da seguridade social – que inclui gastos com saúde, assistência social e previdência”, explica Pedro Delarue.

O artigo destaca ainda que “constitucionalmente, o financiamento dessa conta vem de tributos como a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), a CSLL (Contribuição Sobre o Lucro Líquido), o PIS/Pasep (Programa de Integração Social), as loterias”. E lembra que o recolhimento de tais tributos tem registrado saldo positivo há muitos anos. Portanto, não há que se falar em déficit.

“É vital para os contribuintes brasileiros que haja uma ampla discussão sobre o sistema com toda a sociedade e que se busque a melhoria daquilo que é o objetivo da Previdência: a proteção social do trabalhador e de sua família quando ele não pode mais trabalhar ou quando já cumpriu sua cota de contribuição ao Estado brasileiro”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário