Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

COMO PARAR A BOLA DE NEVE?

  
A performance dos nossos Três Poderes apos encerrado o regime militar tem sido a pior possível! A população brasileira foi para as ruas lutando pela democracia, pelo direito de escolher seus próprios presidentes civis, os quais, a maioria deles, infelizmente, não têm correspondido as expectativas que deles se esperava. Deixaram, bisonha e displicentemente, por incompetência ou interesses escusos, a peteca cair!

O cidadão brasileiro, nestas aproximadamente duas décadas, vive uma fase de insegurança, carências na saúde, moradia, emprego, saneamento, educação, transporte, alimentação, aposentadoria, enfim, desejo por serviços básicos de boa qualidade. O mínimo que se podia esperar dos governantes que têm a sublime missão de administrar os passos de nossa pátria. E é isso que a nossa Carta Magna preceitua, mas a realidade tem sido outra! Simplesmente a ignoram pulando por cima dos seus artigos, que possam atrapalhar suas ambições desmedidas e descabidas, querendo cada vez mais e mais ainda, ganhos astronômicos, enquanto concedem para o injustiçado trabalhador um irrisório e vergonhoso salário mínimo de 788 reais!!!

Chegam mesmo ao cúmulo da insensatez e desumanidade de, ao invés de manter o benefício do APOSENTADO adequado à correção da economia, fase da vida em que mais necessita ter seu poder de compra condizente e paralelo com a evolução da moeda circulante, defasam-o cada vez mais, em cada novo aumento, aplicando percentuais de correção menores do que dão para o salário mínimo (!?). É patente a intenção de nivelarem todas as aposentadorias do setor privado em apenas 01 mísero salário mínimo.
   
A decepção e a desesperança reinam em nossas caminhadas! É com tristeza que o brasileiro vê seu futuro ser bloqueado e terrivelmente ameaçado por essa incontrolável e maldita corrupção, que cada vez fica mais forte e generalizada. Ela é alimentada (corrupção) pela multiplicidade de caciques que comandam o Brasil, através de leis distorcidas, ignoradas e transgredidas. O povo exige que seja reduzida a quantidade de caciques pela metade, mas, que essa metade reinante, apresente melhor qualidade de vida e maior ética e seriedade numa nova governabilidade. Quantidade e Qualidade não se coadunam. Quantidade tumultua, dificulta a sobriedade e incentiva a corrupção, enquanto a Qualidade deslancha com firmeza e coerência, oferecendo para o abatido povo brasileiro mais confiança numa verdadeira e digna cidadania. Seria um bendito tônico reconstituinte para os brasileiros adoentados, convalescentes das péssimas administrações e abatidos mortalmente pela doença chamada corrupção.

O recente fim do Fator Previdenciário que ainda não está totalmente decidido porque a presidente parcialmente o vetou,
incluindo algumas medidas que não sabemos se serão aceitas por ocasião da sua análise pelos congressistas, vem causando há 17 anos uma discussão infindável e constrangedora. Junta-se ainda os Pls 01/07 (reajuste único para todos os aposentados) e 4434/08 (recuperação das perdas do aposentado) que já nos surrupiou o escandaloso percentual acima de 80%, todos, para anular as sórdidas armadilhas contra o velho e agora inútil trabalhador, mas que ainda está muito longe de ser solucionado.

Lamenta-se e repudia-se a infeliz sessão plenária do Congresso no ano de 1998, quando tiveram a insensatez e a covardia de implementar o Fator Previdenciário e a desvinculação da atualização das aposentadorias, do reajuste do salário mínimo, para apenas um terço(!?) dos segurados cadastrados! Até hoje empurram com a barriga a solução do mal que causaram ao indefeso aposentado. Evitam a todo custo discutirem o assunto, tornando-se cada vez mais inviável a discussão da matéria!

Sinto-me autorizado a tornar a perguntar: "De que adiantou quase 600 parlamentares, quantidade essa que não foi capaz de barrar uma sandice como essa, praticada contra pobres e indefesos velhinhos, mostrando que não havia políticos de visão privilegiada, incapazes de visualizar que tamanha deslealdade não podia dar certo e que traria futuramente uma séria ameaça para a nossa paz social! 

Com a covardia de enfrentar e solucionar o sério problema criado por eles mesmos, deixaram o que era apenas uma bolinha de neve, transformar-se numa bola descomunal, que cada vez cresce mais, descendo ameaçadora e desgovernada encosta abaixo, tornando-se agora quase impossível detê-la!!! 

E ainda existe um real risco ao solucionarem o problema com justiça e coerência, de enfrentarem uma enxurrada de ações na justiça, por aposentados que se sentirem prejudicados apos os remendos que forem executados! Nada disso deveria estar acontecendo! Ah! falta de patriotismo, inteligencia, competência, honestidade...

0 comentários:

Postar um comentário