DO BLOG DOS APOSENTADOS
Nos últimos meses, os aposentados enfrentaram uma dura batalha contra o Palácio do Planalto, que somente no derradeiro instante – e motivado pelas eleições gerais de outubro próximo – concordou em conceder reajuste de 7,71% aos que recebem acima de um salário mínimo. No contraponto, o presidente Lula da Silva vetou o fim do fator previdenciário.
Como a alegria dos aposentados sempre dura pouco, a Fundação Getúlio Vargas informou nesta segunda-feira (12) que a inflação apurada para os idosos ficou, mais uma vez, acima da média da inflação aos consumidores no segundo trimestre de 2010. De acordo com o economista André Braz, da FGV, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) registrou variação de 0,92% no período, o Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR) apresentou variação de 0,76%.
O economista lembrou que desde 2004 a inflação tem sido maior para os idosos do que para a média da população. Entre 2004 e 2009, enquanto o IPC-BR registrou alta acumulada de 31,24%, o IPC-3i avançou 33,13%. Na opinião de André Braz, alguns itens importantes que entram no cálculo da inflação ao consumidor, como tarifas e remédios, pesam mais no bolso dos idosos e aposentados. Para o economista, o maior tempo de permanência dos aposentados em casa, depois que deixam de trabalhar, aumenta o consumo de energia elétrica, gás e água, comprometendo o minguado e vergonhoso valor da grande maioria das aposentadorias e pensões. Sem contar que com o avanço da idade aumentam os gastos com medicamentos e planos de saúde.
Triste do país que deixa os mais velhos à míngua!
APÓS FERRENHA LUTA POR REAJUSTE, APOSENTADOS SÃO ALVO DE INFLAÇÃO MAIOR
Postado por
Aposentados em Alerta
às
12:36
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário