Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

O ATO MAIS IRRACIONAL DO SER RACIONAL

Pesquisar sobre este tema da racionalidade é, ao mesmo tempo, atraente, mas também é complicado. Atraente, porque a razão, em si mesma, como faculdade da alma espiritual não é composta em partes. É monolítica e funciona com a perfeição do espírito com quem se identifica. A coisa se complica quando este ser racional começa a viajar cavalgando outro ser de natureza oposta à sua matéria. Esta matéria é constituída por conveniências e é tão volátil quanto o vento das necessidades que a sacode permanentemente.

É aqui que o bicho pega porque aquilo que para alguns pode parecer racional, para outros, não. A população brasileira, em matéria de decisões, vive em estado de torpor, de estagnação, de letargia. Todo o mundo diz, mormente os políticos, que é preciso fazer isto ou aquilo, mas não fazem nada. O senador Buarque de Holanda, com a marreta da palavra, insiste em malhar a bigorna da educação como solução para os problemas brasileiros, com o que eu concordo plenamente. Porém, o que, neste País, se faz de concreto para salvar a educação, sucateada e estagnada na mediocridade? Praticamente nada do que deveria ser feito. Alardeiam a demagogia da compra de computadores para entulhar as salas de aula. No entanto, o verdadeiro computador onde se armazena o autêntico poder de educar, ou seja, a cabeça do professor continua vazia, como caixa de marimbondo abandonada.

Estamos empenhados no duro trabalho de conscientizar a nação sobre a real situação do trabalhador, em especial do aposentado. Até agora qual foi a resposta dada pelo governo e por seus assalariados amontoados nos ricos escritórios da tecnologia vendida aos interesses da injustiça? Que somos uns vagabundos, desequilibradores da economia e da abastança dos ladrões.

Estamos todos preocupados com a segurança. No entanto, o que se percebe é o afã dos terroristas em sucatear as forças armadas. Todos nos alarmamos com o atoleiro em que se afunda a saúde do povo, mas atividade mesmo a que se dedica a mídia é a de noticiar a luta da policia para descobrir cadáveres e mais cadáveres empilhados no subsolo do crime. No cenário da política brasileira vigora o fatalismo, o culto da mais estagnada mediocridade. Este culto da personalidade do político brasileiro como ídolo, como manipanso, virou feitiço entre os eleitores. E por estar assim enfeitiçado que o eleitor aceita o masoquismo como o nirvana de sua vida.

Divagar, porém, sobre generalidades é praticar fetichismo político, atitude que, definitivamente não interessa mais a ninguém, porque significa acreditar em amuleto. Temos que romper com este estado de letargia e, pura e simplesmente, tomar atitudes, doa a quem doer. Estamos em ano de eleições, oportunidade única para sacudirmos o torpor, para queimarmos os amuletos que entorpecem, que travam o uso limpo e transparente da razão e gritarmos, de pulmão aberto, que ninguém mais, neste Brasil, fará da minha liberdade lombo de burro para transportar seus interesses. É por isto que, como titulo deste meu pronunciamento escrevi indagando qual o ato mais irracional que o ser racional poderá praticar. Ao que lhes respondo que, na atualidade, nestas eleições, o ato mais irracional que o eleitor poderá praticar será VOTAR em Dilma Rousseff. No acerto de seu voto reside o começo das verdadeiras soluções para o Brasil. O objetivo primordial de eleições periódicas está em promover a renovação, em excluir da vida pública os que fracassaram e colocar em seu lugar aqueles que representem, no mínimo a esperança de melhoria. Ninguém mais a estas alturas dos acontecimentos poderá alimentar dúvidas sobre certos candidatos que deverão pura e simplesmente ser rejeitados pelos eleitores. Quanto à escolha dos melhores procure o eleitor, em caso de dúvida, orientar-se por pessoas reconhecidamente criteriosas e mais bem informadas. Em havendo boa fé e amor ao Brasil, as coisas se resolvem com mais acerto e facilidade. Ponha de lado o feitiço e agarre decididamente a verdade.

Trabalhadores de todas as profissões, aposentados de todas as idades, futuros aposentados, reúnam seus familiares, parentes e amigos e soltem o verbo para abrirem seus ouvidos. Ensinem a eles como se solta o cachorro bravo para cima dos ladrões.
Limpem as paredes de sua casa de toda a propaganda que promova amuletos e enganação. Estamos em processo de renovação que exige de cada um de nós a renúncia a velharias que só servem para engordar baratas em nossas gavetas, em nossos quintais e, mais do que tudo, para criar pragas que estão de olho nas pequenas economias ajuntadas por nosso trabalho honesto, por nossas energias que gotejam em forma de suor e sangue.

Já fomos enganados e explorados demais. Está na hora de aprendermos e de pormos em prática o que aprendemos.

Definitivamente com este tipo de políticos e de políticas não arredaremos os pés desta areia movediça que cada vez nos empurra mais para o buraco sem fundo da desilusão.

Por ignorantes passamos nós que nos recusamos a aceitar as injustiças que nos são impostas. Deus, contudo, não é ignorante e com ELE estará a última palavra.

ATO IRRACIONAL PRATICADO POR SER RACIONAL PEGA MAL E O REDUZ A MARIONETE NAS MÃOS DOS PALHAÇOS. QUAL DOS DOIS É O PIOR, A MARIONETE OU O PALHAÇO?
PENSE, MEU AMIGO.

José Cândido de Castro
Julho de 2010

0 comentários:

Postar um comentário