Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

A VERDADEIRA FACE DA SEGURIDADE SOCIAL DO BRASIL

DO BLOG DOS APOSENTADOS

OPINIÃO DO LEITOR – A verdadeira Face da Seguridade Social do Brasil.
19/07/2010 por ASOV 10 comentários



Brasileiros… Nota-se, claramente , que somente a classe de aposentados pelo INSS, que recebem rendimentos acima de um (1) Salário Mínimo é que são perseguidos, discriminados e massacrados pelo Governo. Somos uma classe de profissionais, chamados de “Trabalhadores” com um melhor nível cultural e escolar pertencentes à classe “media”. Por opção ou às vezes por falta de oportunidade, seguiram a sua vida laboral prestando atividades profissionais na área privada. Outros foram prestar atividades profissionais na área pública.

Para entrar em quaisquer áreas, seja publica ou privada, o profissional é avaliado pela sua formação escolar, cultural e experiência, através de exames, concursos, análise curricular e outras avaliações. São pessoas que foram á procura de emprego para ter uma vida melhor e, lògicamente , ajudar no desenvolvimento da Nação. São profissionais de níveis médios, universitários, especializados, competentes, inteligentes e qualificados para, exercerem funções nas áreas: privada e pública. Porque então existe tanta diferença de regimes entre uma classe e outra? Poderia ser até aceitável, estas diferenças, se não houvesse tantas discrepâncias entre “direitos e deveres” do cidadão, e muita gente querendo se dar bem com este sistema injusto, que provoca um grande desequilíbrio social na nação, indo em desencontro a um dos maiores artigos da nossa Carta Magna, que é o Artigo 5º, onde diz: Todos são iguais perante a Lei em direitos e obrigações…..

Além disso, temos o não cumprimento pelo próprio governo das prerrogativas do Estatuto dos Idosos. Quando chega a hora final do descanso, após cumprimento do período laboral, uns vão ter o descanso de um guerreiro, tendo um vida confortável e feliz, com o mesmo rendimento e direitos da ativa. Enquanto outros, entram num período de pesadelo total, com perda de rendimento logo no início, continuando até atingir 1 (um) Salário Mínimo, isto se não morrer antes. A perda de poder aquisitivo é tão violenta que muitos que se aposentaram com 08 (oito) Salários Mínimos, hoje, após 11 anos, estão com um rendimento em torno de 02 (dois) Salários Mínimos. O premio oferecido pela NAÇÃO aos aposentados “Trabalhadores”, em torno de 8,4 milhões de brasileiros, que não conseguiram ou não quiseram entrar no mundo maravilhoso dos Servidores Públicos, Militares e Congressistas é: diminuição da classe social, “ Média” para classe “Pobre”, motivada pela perda violenta de poder aquisitivo, perda de muitos benefícios auferidos pelas empresas em que prestou serviços, à caminho da mendicância.

Os aposentados da classe “Privilegiada” estão de bem com a vida, não podem e nem devem em hipótese alguma reclamar de nada, o Sistema de Seguridade Social deles é perfeito, mas mesmo assim, estão sempre pedindo mais e mais benesses e, por incrível que pareça, são atendidos. Afinal quem são eles: Profissionais com o mesmo nível escolar e cultural, chamados de “Servidores da área Pública”, que ao passar num concurso publico ou por outros meios, foram sorteados para terem uma vida laboral cheias de regalias, muitos direitos e poucas obrigações, bons salários, assistência médica de qualidade, nada de SUS, direito a greves, estabilidade e por ai vai…. Ao se aposentarem recebem o premio maior: curtir a sua velhice num “ Mar de Rosas”.

O tão falado “ROMBO” da Previdência, usado para justificar a injustificada causa da falta de recursos não coaduna com a realidade, pois é sabido que as maiores sangrias aos cofres públicos são as aposentadorias dos Servidores da área Pública. E com isso, ficam caladinhos, fazendo loby junto ao governo para que esta reforma nunca aconteça, e que mantenha os seus privilégios, sempre alegando que é “Direito Adquirido” e “ Inconstitucional” quaisquer mudanças. O interessante disso tudo, é que, para nós, estes direitos não são respeitados, pois a todo instante o governo meche e remexe nas Leis, só para piorar a nossa situação.

Eles são sabedores, desta injustiça, principalmente os Congressistas, mas, mesmo assim, a maioria deles, não ajudam, não colaboram, não sensibilizam com a nossa causa, seguram os projetos dos que procuram resolver, alegando que haverá ROMBO, e fazem vista grossa. Para continuar do jeito que se encontra com a ajuda da mídia enganam a população menos esclarecida, colocando a nossa classe de aposentados como o “bode expiatório” desta mazela. Para acabar com tudo isto, já que existe um grupo intocável, que não aceitam mudanças, principalmente quando vai ter que mexer nos seus rendimentos então o mais lógico e sensato é: UNIFICAR O NOSSO SISTEMA AOS DELES, alias, já existe uma proposta do Senador PAULO PAIM, que propõe as nossas aposentadorias sejam reajustadas pelo mesmo índice do Salário Mínimo.

Este projeto seria uma maneira de amenizar a perda de poder aquisitivo inicial do aposentado. Mesmo assim, ainda não foi aprovado. Está nas mãos das próprias pessoas que se beneficiam com este sistema injusto e desonesto de Seguridade Social. Ora nós estamos falando de classes sociais, se os Trabalhadores que ganhavam 1 (um) Salário Mínimo, quando se aposentam recebem o mesmo valor e acompanham os mesmos reajustes bem como a política de recuperação implantada pelo governo, porque não a nossa classe? Quanta incoerência! Parece uma perseguição, uma situação irracional, que as vezes não entendemos porque só acontece com a nossa classe de aposentados. Esta situação está ficando insuportável e inaceitável, já cedemos demais.

Chega de tanta injustiça, tantas mentiras, tem que ter um basta, não podemos deixar que continuem nos enganando. Dá a entender que só porque somos classificados com a palavra “TRABALHADORES” e não como SERVIDORES PÚBLICOS, vem logo na mente deles (os opositores e os criadores de obstáculos), uma visão de que somos: ESCRAVOS, RENEGADOS, OS SANGUES RUINS, NEOBOBOS, e outras classificações.

Parece uma doença contagiosa. Porque para uns podem. . para outros não? Para acabar com esta vergonha nacional só falta simplesmente vontade política. Até então, nenhum candidato presidenciável se manifestou com esta doença tão grave que assola à classe dos aposentados pelo INSS (aqueles que ganham acima de 1 SM. TEMOS QUE BUSCAR UMA SAÍDA, PARA ACABAR DEFINITIVAMENTE COM ESTA INJUSTIÇA, POIS APÓS TANTAS PROMESSAS DESTES POLÍTICOS, ESTA FICANDO INSUPORTÁVEL VIVER UMA VIDA DESSA MANEIRA. A NOSSA ARMA SERÁ É O “VOTO”. LEMBRE-SE: FERNANDO HENRIQUE (PMDB) E LULA (PT) PROMETERAM ACABAR COM ESTA INJUSTIÇA, MAS NADA FIZERAM. FIQUEM DE OLHO NOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DE 2010.

PAULO INÁCIO DA SILVA ( Administrador, 11 anos aposentado pelo INSS , 71 anos, ganhava 11(onze) salários mínimos, iniciei a aposentadoria com 7(sete) salários mínimos e hoje 3 (três) salário mínimos. Que vergonha!…

0 comentários:

Postar um comentário