Companhia dos Aposentados

Tribuna dos Aposentados, Pensionistas e Trabalhadores do Brasil

QUEM VAI PAGAR O ROMBO?




Ultimamente, se tem falado distorcidamente sobre rombos na Previdência quando se pede a recuperação das perdas dos aposentados e pensionistas do INSS.

Comentários ardorosos e maldosos surgem através da imprensa escrita, televisiva e de rádio, alegando ser um absurdo e uma irresponsabilidade do Congresso Nacional aprovar aumento como o de 7,72% a partir de janeiro de 2010 (6,14% já efetivados + 1,58% aprovado recentemente ). Isto simbolizou apenas 1,6 bilhão de reais para os cofres da Previdência. O Governo participa desta irresponsabilidade com força total, orientando seus subordinados a pisarem fundo no acelerador da mentira.

Quem vai pagar o rombo? Dizem nos comentários cheios de inverdades, demonstrando conhecimento nulo em Previdência Social brasileira ou de primeiro mundo quando fazem comparações absurdas.

A título de ilustração, vamos mostrar algumas peculiaridades financeiras que deveriam ser feitas e em momento algum são levadas em consideração, como se não existissem, como segue:

1 – O Governo quer saber quem vai pagar a conta (rombo).

. De quase 1,6 bilhão/ano com o aumento a mais de 1,58% para os aposentados e pensionistas do INSS aprovado pela Câmara Federal e Senado e sancionado pelo presidente depois de muita pressão.

. De 1(um) bilhão/ano para o fim do Fator Previdenciário, esta vergonha Nacional que o presidente Lula por incoerência e falta de respeito aos mais humildes vetou, pois é sabido que quem entra no mercado de trabalho mais cedo, são os que têm necessidade de ajudar financeiramente sua família e a si próprio, ou seja, os mais pobres. Por isto, são punidos com a redução em até 40% de seus salários de aposentadoria.

Estamos esperando a reação dos Sindicatos e Centrais Sindicais. Os aposentados já reagiram através de sua representante, a COBAP.

2 – Agora, o povo quer saber quem vai pagar a conta (rombo ):

- De mais de 2 trilhões que o Governo tirou da Previdência desde a sua existência.
- De mais de 200 bilhões que os Governos FHC e Lula tiraram da Seguridade Social (Ação Social, Saúde e Previdência) sem contar a DRU – Desvinculação da Receita da União (mais 300 bilhões) nos últimos 10 anos.

- Do perdão da dívida ( isenção previdenciária) com a previdência de 18 bilhões em 2009 e previsto 19 bilhões para 2010 e nos anos anteriores.

- Dos 30 bilhões/ano que o Governo quer tirar da arrecadação da Previdência para beneficiar o setor patronal na Reforma Tributária(PL233/08) que enviou ao Congresso Nacional. Por que não beneficiar também o trabalhador? Por que não beneficiar com outras arrecadações? Tem que tirar da Previdência.

- Da sobra da previdência de mais de 3 bilhões em 2008 e mais de 4 bilhões em 2009.
- Dos 15 bilhões a mais que serão pagos de juros neste ano devido ao aumento na taxa em 1,50%, autorizado recentemente pelo Governo.

Como podemos notar, dinheiro existe para resgatar a cidadania, a dignidade social dos aposentados e pensionistas do INSS, pagando a cada um deles a mesma quantidade de salário mínimo que recebiam quando se aposentaram. Falta vontade política e respeito a uma classe que ajudou a construir o Brasil.

Tenho que admitir que eu não consigo entender o Governo e seus aliados. Não falam nada no rombo dos aposentados e pensionistas do Executivo, Legislativo e Judiciário (RPPS), que, com 1,07 milhão de pessoas, têm um rombo de mais de 40 bilhões por ano. Pagam calados. Quando se trata dos beneficiários do INSS, ficam desesperados, descontrolados, nervosos, mesmo sabendo que existe dinheiro disponível. Por que? Será que aí tem maracutaia ou é maucaratismo mesmo?

Existem outras aberrações que em oportunidades futuras vamos relatar.
Que Deus continue nos abençoando.
Lauro Botelho- Vice-presidente da FAP-MG e AAPI(lic.)
UE

0 comentários:

Postar um comentário